Da culinária à saúde: conheça os benefícios da hortelã
Esta erva aromática é largamente conhecida, cultivada e usada no Brasil
Calmante mas vigorante, a hortelã é uma das muitas variedades da família da bem conhecida menta. Esta erva aromática, perene, largamente conhecida, cultivada e usada no Brasil, é usada em preparos gastronômicos (desde saladas, sucos até sobremesas e caldas) e também em infusões para fins medicinais.
A hortelã possui compostos fenólicos, que têm forte atividade antioxidante, além de vitaminas e minerais, como, por exemplo, vitamina A, cálcio, potássio e fósforo. Por isso, oferece benefícios interessantes à saúde, sendo considerada um alimento funcional.
Conheça alguns dos melhores benefícios desta erva aromática tão popular!
1 – Ajuda na digestão
Famosa por seu uso no alívio de problemas estomacais. Carminativo e antiespasmódico, a hortelã pode ajudar nos transtornos do sistema digestivo incluindo gases, distensão abdominal, náuseas, enjoos, indigestão e cólicas.
2 – Dores de cabeça
A hortelã pode acalmar as dores de cabeça de duas maneiras: se esfregarmos sobre a pele em pontos estratégicos, como nas têmporas, o óleo de hortelã pode relaxar os músculos que causam dores de cabeça por tensão. Se inalarmos, a hortelã pode aliviar a pressão dos seios e induzir a calma.
3 – Versatilidade na culinária
Pelo seu aroma, a hortelã é usada como aromatizante em qualquer preparação, dando uma sensação de frescor aos alimentos. É principalmente usada na preparação de chás e geleias, e também em licores, saladas e carnes.
4 – Ação expectorante
A herborista Sabrina explica que, com propriedades expectorantes, a hortelã ajuda a melhorar quadros de sinusites, tosse e resfriado comum.
5 – Ajuda na saúde bucal e mau hálito
Com efeitos anti-inflamatório e antibacteriano, a hortelã pode ajudar na prevenção de problemas bucais, como infecções, mau hálito, cáries, entre outros. Não por acaso está presente na composição de diversos produtos para cuidados bucais.
6 – Aromoterapêutica
As propriedades da hortelã são exploradas ainda a partir da aromaterapia, ou seja, o aroma da planta é utilizado para relaxamento físico e mental.
7 – Irritação na pele
Graças a suas propriedades de resfriamento, pode acalmar a pele irritada causada por picadas de insetos, queimaduras, erupções causadas por hera venenosa e o carvalho venenoso ou outros. Lembre-se que como todos os outros óleos essenciais, o óleo de hortelã pode irritar a pele se não for diluído antes da aplicação tópica.
Fonte: Notícias Ao Minuto / LifeStyle
Foto: Al Kawasa / Unsplash