Dengue: saiba como se prevenir em tempos de alta contaminação

Até o momento, 84 mortes foram confirmadas pela doença no país este ano; Distrito Federal é a região mais afetada com 23 óbitos

A dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, representa uma séria ameaça à saúde pública, especialmente para o Distrito Federal. De acordo com dados divulgados na última quarta-feira (14) pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), 23 mortes foram confirmadas na capital federal por causa da doença.

Ao contrário de outras enfermidades, como a gripe, a dengue é transmitida apenas pela picada do mosquito. Os sintomas incluem febre alta, dores de cabeça e no corpo, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele. Em casos mais graves, a dengue pode levar à dengue hemorrágica, que pode ser fatal.

Para evitar a contaminação pela dengue, é importante tomar medidas preventivas, como eliminar possíveis criadouros do mosquito, como água parada em vasos de plantas, pneus e recipientes plásticos. Além disso, é recomendado o uso de repelentes e roupas que cubram a maior parte do corpo, especialmente durante o período de maior atividade do mosquito, que é durante o dia.

“Em caso de suspeita de dengue, é importante procurar um médico imediatamente para o diagnóstico e ações adequadas. O tratamento da dengue é sintomático e inclui repouso, hidratação e medicamentos para aliviar os sintomas. A prevenção é a melhor forma de combater a doença e evitar a sua propagação”, destaca Ikaro Alves, professor do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera.

Abaixo, seguem algumas dicas sobre como podemos reduzir o risco de infecção da doença:

  1. Eliminar todos os criadouros de mosquitos ao redor das casas, como recipientes de água parada;
     
  2. Usar repelentes de insetos regularmente, especialmente durante o amanhecer e o anoitecer, quando os mosquitos Aedes aegypti estão mais ativos;
     
  3. Usar roupas que cubram a maior parte do corpo, especialmente durante atividades ao ar livre;
     
  4. Instalar telas em portas e janelas para impedir a entrada de mosquitos em casa.

Sobre a Anhanguera              

Fundada em 1994, a Anhanguera oferece educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho por meio de seus cursos de graduação, pós-graduação, cursos Livres, preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos, presenciais ou a distância, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno. São mais de 15 mil profissionais e professores entre especialistas, mestre e doutores.             

Além disso, a instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas. A Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar conhecimentos com toda a sociedade a fim de impactar positivamente as comunidades ao entorno das instituições de ensino. Para isso, conta com o envolvimento de seus alunos e colaboradores a partir de competências alinhadas às práticas de aprendizagem e que contribuem para o desenvolvimento do País.             

Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 106 unidades próprias e 1.398 polos em todos os estados brasileiros.             

Acesse o site e o blog para mais informações.             

Fonte: Assessoria de Imprensa – Cogna/SP

Por Nicholas Montini Pereira

Foto: Divulgação

Deixe seu comentário