Deputados divergem sobre transferência do Hospital Cidade do Sol para o IGES-DF

A possibilidade de cessão do Hospital Cidade do Sol, localizado em Ceilândia, para o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGES-DF) foi abordada por deputados distritais na sessão ordinária desta quarta-feira (21). 

O deputado Chico Vigilante (PT) elogiou o trabalho realizado no hospital e adiantou ser favorável à transferência. “Estive lá e pude comprovar um índice de satisfação de 100% dos usuários. É um hospital de porta fechada, mas as pessoas que estão lá dentro estão sendo tratadas com dignidade. Adianto que a transferência tem meu voto favorável”, declarou. O deputado Thiago Manzoni (PL) concordou com o colega e ressaltou que “todos os pacientes estão muito satisfeitos com a gestão do Hospital Cidade do Sol”. 

Por outro lado, Fábio Félix (PSOL) criticou o modelo de gestão do IGES-DF e declarou ser contra a transferência. “O hospital Cidade do Sol é de porta fechada, ou seja, é apenas um hospital de retaguarda do IGES. O paciente só é enviado para lá de ambulância pelo sistema, nenhum paciente é atendido na porta. Quando a gente começa a legitimar esse hospital, temos uma visão isolada do sistema. O problema é estrutural”, afirmou. 

Gabriel Magno (PT) também se posicionou de forma contrária à gestão do IGES-DF no Hospital Cidade do Sol. “Em fevereiro o governo alegou crise na saúde por causa da dengue e transferiou o hospital de forma temporária ao IGES. Alertei na época que isso levaria a uma transferência definitiva. É o que está acontecendo agora, estão entregando em definitivo mais uma unidade de saúde para o IGES”, criticou. 

Fonte: Agência CLDF

Por Eder Wen

Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

Deixe seu comentário