Detran DF, com tecnologia moderna, exporta modelo de certificado de registro para órgãos de trânsito de outros Estados

 

O Distrito Federal teve a maior redução do mundo, de mortos e feridos no trânsito. Diretor–Geral do Detran quer repetir o desempenho este ano

O Diretor-Geral do Detran do Distrito FederalSilvain Barbosa Fonseca Filho, tem motivos para comemorar os resultados obtidos, até agora, com as medidas de redução de acidentes de trânsito. O Distrito Federal atingiu no último ano, a maior redução de mortes por acidentes de trânsitodesde 1995, quando foram iniciados os registros de acidentes de trânsito em Brasília.

Atentos às inovações tecnológicas, os especialistas do Detran , tem se adequado à modernidade e, até exportado modelos de tecnologia para órgãos de trânsito de outros Estados da Federação, disponibilizando ferramentas que proporcionam mais segurança e comodidade à população. Um exemplo, é a versão digital do Certificado do Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), o projeto piloto partiu do Distrito Federal.

Desafios Permanentes para facilitar a vida do cidadão, diz Fonseca

“Os desafios em busca da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos são permanentes”, afirma Silvain Fonseca. Todos os dias, assinala, há necessidade de construir alguma coisa nova para melhorar o trânsito e facilitar o deslocamento das pessoas. “O grande desafio do Detran, daqui para frente, é o investimento em tecnologia, melhorar o atendimento do Detran do Distrito Federal para que esteja entre os melhores do país, fazendo com que as pessoas venham cada vez menos ao órgão, para que elas sejam atendidas sem precisar vir ao Detran.

Ações educativas mostrando o trabalho do Detran e orientando os jovens

Outro passo importante, destaca Fonseca, “é manter em queda o número de acidentes, de mortos e feridos, com a intensificação do trabalho que vem sendo realizado pelas escolas de educação, fiscalização e engenharia de trânsito. As ações de educação e gerência e fiscalização contribuíram para a redução de mortos e feridos”, afirma. E ressaltou que “o Distrito Federal teve a maior redução do mundo, de mortos e feridos no trânsito”. Esse ano considera Fonseca, “se Deus permitir, ela vai ser a maior novamente, ou pelo menos a segunda maior. Não só o Detran, mas todos os outros órgãos de segurança aqui do DF que trabalham conjuntamente nesse sentido”.

Problemas com os estacionamentos

Na avaliação de Silvain Fonseca, Brasília (DF) tem em média um crescimento de 80 a 100 mil veículos por ano, e mesmo com toda a crise, o crescimento de frota se manteve. Ele diz que “a questão dos estacionamentos é um problema que existe no mundo inteiro, você tem um número X de veículos e um número X de vagas”. Defende que tem que democratizar, seja por meio de cobrança ou não, tem que se fazer um rodízio de veículos nas vagas. Fonseca atesta que aqui no Distrito Federal, as pessoas querem parar perto do local para onde elas costumam se deslocar, e com isso as vagas públicas são utilizadas como garagem, garagem particular. Com isso, as vagas que deveriam ter rotatividade, acabam servindo como garagem. Acentua que “tem que mudar essa cultura”. Existe um comodismo, “por isso existe essa cultura de parar sempre perto daquele local. Existem pessoas que tem cinco ou seis carros e não tem vagas na garagem, tem empresas que tem vários carros e que o estacionamento público vira garagem da empresa, e tudo isso contribui para a diminuição de vagas públicas”.

Regulamentação da lei

Hoje existe uma lei local que deve ser regulamentada, que diz que o Iprev (Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal), através da ajuda do departamento de trânsito vai administrar essa questão dos estacionamentos rotativos. Mas para isso, argumenta o Diretor-Geral do Detran, “tem todo um estudo, tem toda uma elaboração para que seja implantada inclusive uma mudança de cultura, com informações para a população”. Ele lembra que “isso já houve aqui no Distrito Federal, no passado, e por alguns detalhes que deixaram de ser observados na época, acabou não sendo implantado porque teve uma decisão judicial contrária à implantação desse tipo de estacionamento”.

Trânsito matéria obrigatória

A expectativa de Silvain Fonseca, “é que quem estiver à frente desses serviços possa dar continuidade com seriedade nas ações de educação, fiscalização e engenharia, quer dizer, se preocupar realmente com os motociclistas, pedestres e motoristas; uma atividade que envolve manter o órgão que vêm avançando em tecnologia e modernidade no atendimento à população”. Comemora que hoje o Detran está totalmente dentro das escolas, “mas a gente quer que isso se transforme em Lei, de forma que a matéria sobre trânsito seja obrigatória nas escolas; não só no Distrito Federal, mas em todo o País. Então a gente briga hoje para que isso possa acontecer”.

Detran na Educação

Integração Detran-escolas, ensinando aos futuros motoristas

Fonseca fala com satisfação da parceria com a Secretaria de Educação. “A gente tem o Detran nas escolas com alguns jogos didáticos, tem salas com professores em cursos relacionados ao trânsito, cursos a distância para professores”. Ele ressalta que “essa foi uma das maiores ações que nós já tivemos com a secretaria de educação e está sendo muito importante”. Enfatiza que, “com essas ações a gente consegue não só trabalhar os pais, mas os filhos também, os futuros condutores de veículos. Com essas ações, só de 2015 a 2018, a gente já atendeu a dois milhões e duzentas e trinta e seis mil pessoas diretamente”. Acentuou.

Motoristas embriagados

Na avaliação do Diretor, “houve uma mudança bastante expressiva no condutor do Distrito Federal, seja por medo de ser preso, seja por medo de ser multado por estar sem carteira, não necessariamente por medo de se envolver em acidente, por achar que jamais vão se envolverá, mas já houve essa mudança. Mas ainda tem que mudar muito”.  Segundo Fonseca, ainda não tinha autuação por alcoolemia, é um número elevado, “de acordo com as ações do Detran, DER, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal, nesse mês de setembro nós tivemos 185 prisões de pessoas que estavam embriagas na condução do veículo”. O lado bom é que “já tem sim uma mudança, a gente já verifica nas abordagens e nas operações, condutores utilizando aplicativos, táxi e amigo da vez”. O nosso grande problema no Distrito Federal não é só o condutor sob influência de álcool, avalia Fonseca. “Hoje você tem infelizmente, o ciclista que morre por estar sob influência de álcool e também pedestres; 42% dos pedestres que morreram vítimas de acidente de trânsito estavam sob a influência de álcool ou droga, o próprio motociclista, então assim, a preocupação com o álcool hoje não fica só voltada para o condutor”, alerta.

Preocupação com quem está de passagem

Silvain fala também da preocupação com as pessoas que estão de passagem em Brasília, aquelas em situação de rua. Afirma que devido à preocupação com essas pessoas, “nesse momento nós começamos um trabalho em parceria com a Sedest (Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Social), que é para trabalhar essas pessoas que estão de passagem no Distrito Federal, que são pessoas que se movimentam diariamente e que não tem residência fixa. A gente está fazendo um intenso trabalho. Inclusive nós estamos confeccionando um material de trânsito que é refletivo, para que elas utilizem para que sejam vistos nas vias, uma vez que hoje o grande desafio nosso ainda são os pedestres, as mortes de pedestres”.

Ciclovias e a mudança de cultura

As ciclovias têm ajudado bastante, admite Fonseca. “É uma mudança de cultura que vai se transformando. Hoje 50% das mortes de ciclistas no Distrito Federal se dá pelo consumo de álcool ou droga, então isso está sendo trabalhado também, a questão do ciclista e dos pedestres que são os mais vulneráveis, nós temos bastante campanhas e materiais específicos voltados para eles, para esse público”.

Acidentes com motociclistas

No Distrito Federal “nós estamos vendo uma coisa interessante também, porque uma preocupação com a moto, que representa 11% da nossa frota de um milhão setecentos e sessenta e um veículos, ela representa um terço, e hoje a gente teve uma redução bastante expressiva na morte de motociclistas. Hoje o nosso maior desafio no Distrito Federal realmente é a questão do pedestre”, reafirma Fonseca.

Principais Projetos 

Na avaliação do órgão de trânsito, “o principal projeto se deu pela ação do Detran nas Escolas e ações pontuais”. Nós fizemos o ano todo muito trabalho de contato, “trabalho de formiguinha mesmo, além das campanhas de auto influência, mas principalmente a proximidade com a população”. Além disso, diz Fonseca, “teve também a ampliação dos cursos, a gente tem cursos para pedestres e para motociclistas, então isso tudo contribui para um trânsito mais seguro”. Ele explica que “são cursos para orientar as pessoas. As primeiras turmas do curso para pedestre foram bem voltadas para o idoso, que são os mais vulneráveis. O curso ensina como atravessar, aonde andar, como sinalizar. O curso tem tanto a aula teórica, quanto a aula prática”.

Celular continua sendo o grande vilão

Celular hoje é o terceiro causador de acidentes no País

O Celular é o grande vilão do trânsito hoje, avalia Fonseca, não só para os motoristas, mas para todo mundo. “O celular hoje é o terceiro causador de acidentes no País, tanto que a multa pelo uso do celular era média e passou a ser gravíssima”. Mas o próprio celular, para você ter um exemplo, frisa o dirigente, “alguns países, já estão colocando luzes em forma de X no chão em alguns locais nas ruas, justamente para que o pedestre que está com a cabeça baixa operando o celular, saber se aquilo ali está verde ou vermelho para ele. Aqui no Brasil ainda não tem, mas é muito grande a preocupação, porque não é só o motorista, é um problema mundial; desde que as redes sociais se expandiram para os telefones”.

Carteira e CRLV Digital 

O Distrito Federal foi o primeiro Estado da Federação a implantar a Carteira de Habilitação Digital, Goiás fez junto. O documento de porte obrigatório (CRLV) o Distrito Federal também foi o primeiro a instalar a versão digital. “A vantagem do documento digital é que a gente começa a eliminar papel, é mais cômodo para as pessoas, e é uma tendência cada vez maior as pessoas deixarem de vir ao órgão de trânsito; nós estamos implantando a biometria exatamente para isso, para facilitar a vida das pessoas. Sem falar que isso vai eliminar a capacidade fraude”, assinalou Silvain Fonseca.

Detran do DF em relação aos estados

O Detran do Distrito Federal, vai bem, avalia o principal chefe do órgão de trânsito. O Detran tem evoluído bastante, buscado a atualização das tecnologias e, muitas das ideias tem evoluído daqui para nível nacional, como o documento de porte obrigatório de veículos (CRLV), o projeto piloto partiu do Distrito Federal.

O Distrital Federal tem sido referência em muitas coisas, as pessoas acham que o DF é só da Esplanada para lá, mas a gente tem muita coisa para mostrar.

Placas do Mercosul

Placa do Mercosul, não é prioridade hoje, diz Fonseca

Quanto à polêmica sobre a implantação das placas modelos do Mercosul, Silvain Fonseca assinala que “nós do Detran do Distrito Federal, como os demais Detrans, através da Associação Nacional dos Detrans, todos nós, ou a grande maioria, preferimos aguardar até o limite estabelecido para implantação, justamente para saber como é que seria o comportamento”.  Disse que a placa Mercosul, não é uma prioridade hoje.

Maior prioridade hoje

A avaliação do Diretor-Geral do Detran do Distrito Federal, “a prioridade hoje, é concluir e dar continuidade ao que está sendo feito, é a atividade fim, sempre. Falou sobre a Incidência de mortos e feridos e, considera que cada um tem que cuidar das suas áreas, o Detran não pode perder o foco, que é a preservação da vida sempre. Então isso envolve educação, engenharia, fiscalização, estatística, comunicação, fazer com que os servidores entendam que o principal objetivo de trabalho dele seja particularmente importante. Nós já estamos no quarto mês seguido em redução de mortes no trânsito”.

Atendimento dos feridos em hospitais

“Nós temos uma parceria muito boa com a Secretaria de Saúde, com os Bombeiros e Samu”, afirma Fonseca; acrescentando: “a gente conta com um trabalho muito bom do Corpo de Bombeiros e do Samu no atendimento às vítimas de acidente de trânsito, e isso vem ajudando a diminuir lesões e mortes”. E pontua que “quando se tem a redução de acidentes de trânsito, isso melhora os atendimentos nos hospitais consequentemente, porque a maioria dos atendimentos de emergências ou é trânsito ou é algum tipo de acidente doméstico”.

Redução de mortos e feridos

As estatísticas mostram, segundo o Diretor do Detran, que no ano passado num levantamento que foi feito pelo órgão “aponta que houve uma redução de mortos, de 134 mortes e feridos, e com isso deixou-se de gastar mais de 150 milhões de reais na rede de saúde pública do Distrito Federal”. Ele chama atenção ao dizer que com isso, “todo mundo ganha. Você ver que até o valor do Seguro DPVAT baixou; e quando você tem redução, a sociedade como um todo ganha, e acidente não é só o custo para o estado, mas para cada um que se envolve”, frisou.

Conceito do Detran na Comunidade 

Agente do Detran é treinado para servir a comunidade

Perguntado sobre o conceito do Detran na comunidade, Fonseca afirmou: “primeiro que ninguém gosta que fiscalize, isso é natural. E todo órgão que tem a função de fiscalizar, ele tem a rejeição por parte, principalmente daqueles que não cumprem a legislação. Então nós temos uma minoria que comete um número grande de infrações e que é a que mais reclama; mas no geral o Detran hoje é um órgão bastante conceituado, é uma referência nacional, e é lógico que tem que melhorar a cada dia; mas hoje tem, por mais que as pessoas não queiram, tem um certo conceito. Inclusive a gente trabalha também a própria postura do servidor, ele tem que entender que ele está aqui para servir”.

Trabalho com base nas estatísticas

Durante a gestão de Silvain Fonseca à frente do órgão de trânsito, do qual é servidor de carreira, uma das prioridades foi a questão da estatística, a questão de trabalhar sempre baseado nas estatísticas de fiscalização, tanto de educação, como de campanha. Uma ação em destaque é a redução de velocidade nas vias, uma redução expressiva de mortes em Taguatinga, Águas Claras, Ceilândia, Asa Norte. O Diretor Geral do Detran explica que com a análise permanente das estatísticas, foi feito um trabalho bem específico, relacionado à educação. Você tem uma referência ali para o resultado do seu trabalho, concentrado nos pontos identificados pelas estatísticas.

Trabalho facilitado pela integração

Segundo Silvain Fonseca, “o bom hoje é que todos estão integrados, Detran, DER, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Bombeiros, e a própria Polícia Civil, que dá um suporte muito grande para a gente na questão de estatística, isso é extremamente importante”. O diretor do Detran alerta para a questão do álcool e da droga que, “pouco se utilizava nas estatísticas, então algo que me impressionou, eu estava até lendo uma matéria sobre isso, é que no Brasil aumentou muito o número de usuários de cocaína, e realmente as mortes no trânsito, segundo laudos do IML, 40 pessoas que morreram em acidentes de trânsito, haviam consumido cocaína”.

Preparados para os desafios

O Diretor-Geral do Detran afirmou que “o trânsito é um assunto que está no dia a dia da gente e que às vezes não é dada tanta importância”. Lembra que “quando está bom ninguém reclama, mas no dia que complica todo mundo lembra de reclamar. Mas são os grandes desafios que temos que estar preparados para superá-los”.

Relacionamento com a mídia 

Silvain Fonseca acha assim que “a gente tem que ser um grande parceiro da imprensa, porque exatamente publicidade não é uma coisa barata, ela é cara. Então a gente tem que aproveitar bem os espaços”.

Faixas de pedestres

Ações educativas e campanhas de mídia para conscientizar os motoristas: respeito ao pedestre

O DF possui cerca de 5 mil faixas de pedestres, além da manutenção da sinalização, o Detran promoveu nos últimos anos ações educativas e campanhas de mídia para reforçar a importância de respeitar o pedestre na faixa.

Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica

O Distrito Federal foi a segunda unidade da federação a implantar a CNH digital, no dia 16 de novembro de 2017, após o Estado de Goiás. O novo sistema visa proporcionar maior comodidade aos condutores. Entre as principais vantagens da CNH Digital estão a praticidade e a segurança, já que o documento eletrônico armazena dados dentro de um sistema criptografado de acesso às informações.

Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e)

O Detran do Distrito Federal foi o primeiro no País a oferecer a versão digital, que substituirá o documento impresso, disponibilizada no mesmo aplicativo da CNH-e.  Desde agosto de 2018, a nova tecnologia está disponível e facilita a vida das pessoas.

Criação do Protocolo de Autorização Veicular

Desde 2017, os proprietários de veículos que quitaram seus débitos e não receberam o CRLV, podem emitir o Protocolo de Autorização Provisória para a Circulação de Veículo, por meio do site www.detran.df.gov.br. O documento tem validade de 60 dias, prazo suficiente para a entrega do CRLV no endereço que registrado no Detran.

Parcelamento de débitos

Desde maio de 2018, o Detran-DF disponibilizou aos usuários o novo sistema de parcelamento de débitos de veículos por meio de cartão de crédito. Com isso, é possível parcelar multas de trânsito e débitos administrativos, a exemplo, de transferência de propriedade, seguro obrigatório, licenciamento anual e diárias de veículos.

Sistema de Notificação Eletrônica

Em julho de 2017, o Detran-DF aderiu ao Sistema de Notificação Eletrônica. O condutor ou proprietário de veículo que utiliza o SNE passou a ter o desconto de 40% em débitos de multas.

Segurança na Emissão de CNH

Com o objetivo de aumentar a segurança no processo de emissão da CNH, agilizar e simplificar o atendimento ao público, o Detran-DF está implantando um novo sistema de atendimento ao cidadão. O processo consiste na identificação do usuário por meio de foto instantânea, da coleta da assinatura em meio virtual e da biometria, quando ele comparecer a algum posto do Órgão. Essa identificação já está sendo realizada com os candidatos à primeira habilitação e será ampliada para os demais serviços realizados no Detran-DF.

Projetos em desenvolvimento

CNH Social que possibilitem que as pessoas de baixa renda tenham acesso à primeira habilitação de forma gratuita; ampliar a capacitação de professores; ampliar a quantidade de cursos oferecidos à população, além de criar cursos de modalidade educação à distância com a oferta de cursos, oficinas e palestra. O Detran ampliará o investimento em tecnologias que possibilitem maior comodidade à população e favoreçam a implantação de medidas para a melhoria da fluidez do trânsito, modalidade de pedestres e ciclistas, segurança a todo os usuários das vias. Outras vantagens: disponibilização dos serviços do Detran pela internet; semáforos inteligentes com controle das vias com informações em tempo real de contagem de veículos e pedestres. As vantagens dos semáforos inteligentes é que o Detran poderá intervir, a qualquer momento, em tempo real, para melhorar a fluidez do trânsito, reduzir congestionamentos dando maior segurança aos usuários.

 

Fonte: Blog Edgar Lisboa

Fotos: Reprodução/Blog Edgar Lisboa

 

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