Dia 25 de junho começa o projeto “Jornada da Cidadania: Caminhos para uma cultura de paz no Paranoá e Itapoã
A Associação Cultural Jornada Literária do DF está à frente de iniciativa que atenderá milhares de jovens ao longo de quase dois anos
A Associação Cultural Jornada Literária do DF inicia, no próximo dia 25, às 14h30, o projeto “Jornada da Cidadania – Caminhos para a Cultura de Paz no Paranoá e Itapoã”.
Financiada com recursos do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal – FDCA/DF, a iniciativa visa a promover a inclusão social e o desenvolvimento de uma cultura de paz entre crianças e adolescentes moradores de duas localidades do Distrito Federal com alta vulnerabilidade social.
Segundo dados do IBGE e da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios de 2022, das 33 regiões administrativas do DF, Paranoá e Itapoã ocupam o 28º e o 30º lugar, respectivamente, em renda familiar per capita, registrando também elevado índice de desigualdade.
Estrutura e atividades do projeto
Durante 20 meses, será desenvolvido um serviço de atendimento a estudantes, com acompanhamento pedagógico, letramento literário, distribuição de obras literárias, sessões de mediação de leitura, além de encontros com autores e práticas artísticas, como aulas de produção musical. O projeto beneficiará diretamente a vida de 1.578 crianças e adolescentes, promovendo impacto positivo nas respectivas famílias dessas pessoas.
“Apesar do esforço das professoras e professores, muitos alunos não conseguem aprender os conteúdos regulares por dificuldades com a leitura e a escrita. A frustração atinge a todos, mas é especialmente prejudicial para aqueles que, desanimados por não terem aprendido o esperado, estão sujeitos a abandonar a escola precocemente, expondo-se aos riscos em um território altamente vulnerável. Nosso projeto é para construir uma cultura de paz, pois a paz não se limita à ausência de guerra. Não existe paz onde há insegurança alimentar, onde falta acesso à cultura e quando há ausência de educação de qualidade. Por isso, nosso projeto oferece um espaço de apoio e atividades criativas para que os alunos redescubram o prazer de aprender, desenvolvam suas habilidades e construam uma relação positiva com o conhecimento”, explica Marilda Bezerra, diretora-presidente da Associação Cultural Jornada Literária do DF.
Em resposta à análise das necessidades da comunidade, este projeto, um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos em consonância com a política de assistência social brasileira, foi criado para atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O projeto busca fortalecer os laços familiares, prevenir o trabalho infantil e outros riscos sociais, além de promover o acesso a direitos por meio de atividades de lazer, cultura e educação. Ao estimular o protagonismo dos participantes e fomentar a convivência, o fortalecimento de vínculos e o acesso a direitos, a Jornada da Cidadania – Caminhos para a Cultura de Paz no Paranoá e Itapoã contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
O projeto também inclui os adolescentes e jovens assistidos pela Gerência de Atendimento em Meio Aberto (Geama) Paranoá, ou dela egressos. Os participantes receberão informações e formação e serão incentivados a participar das Conferências Livres, a fim de contribuírem na avaliação das políticas públicas, de acordo com os temas anuais propostos pelo Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal (CDCA-DF).
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
O acompanhamento pedagógico e as experiências lúdicas e culturais contribuirão significativamente para a inserção, reinserção e permanência dos jovens no sistema educacional; a distribuição de lanches aos participantes, durante o programa, ajudará no combate à insegurança alimentar da população local; e a assistência psicossocial contribuirá para o bem-estar dos jovens estudantes.
Assim, o projeto alinha-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, Agenda 2030, que incluem, entre outros, educação de qualidade, trabalho decente e saúde e bem-estar.
A Jornada da Cidadania – Caminhos para a Cultura de Paz no Paranoá e Itapoã reconhece o conflito como motor das transformações, construindo renovadas relações harmônicas pela inclusão e proporcionando o acesso a alguns dos bens considerados como direitos fundamentais do ser humano.
Serviço
Quando: 25 de junho, a partir das 14:30
Onde: Sede da Associação Cultural Jornada Literária do DF (Q. 9, CONJ. D, ÁREA ESPECIAL – PARANOÁ)
Telefone para contato: 61 9-8192-0333
Acesse o convite clicando no link: https://acrobat.adobe.com/id/urn:aaid:sc:VA6C2:8a392ed2-eb07-485b-aa89-1352c27192e0
Fonte: Assessoria de Imprensa
Por Roberto De Martin
Imagem: Divulgação