Dólar turismo e dólar comercial: qual a diferença?
Quem viaja para o exterior paga mais pela moeda americana do que exportadores e bancos quando fazem transações financeiras; entenda
O G1 explica que o dólar comercial tem uma cotação diferente da moeda usada pelas pessoas para viajar, pois ele vale para as empresas e bancos que fazem transações no mercado de câmbio, como exportação, importação, transferências financeiras.
O dólar turismo é usado para compra de passagens aéreas de empresas estrangeiras e demais despesas relacionadas a viagens. Este é o câmbio que os consumidores pagam quando compram algo no exterior, ou mesmo quando compram produtos de outros países em sites estrangeiros.
O valor do dólar turismo geralmente é mais caro, pois considera custos administrativos e financeiros. A publicação explica que, um dos motivos para ser mais caro é que as pessoas físicas compram volumes menores que as empresas e outros bancos. Isso faz com que os custos administrativos sejam maiores nessas operações. Além disso, há as taxas de transação das corretoras e o lucro da casa de câmbio.
No entanto, o Banco Central proíbe que turistas comprem o dólar comercial. “A regulamentação impede o turista de fazer uma compra pelo dólar comercial”, explica o professor Cláudio Carvajal, da FIAP. O BC tem regras para compra e venda tanto do dólar comercial quanto do turismo.
Fonte: Notícias Ao Minuto / Economia
Foto: Reuters