Engenheiro Elétrico abandona carreira e lança cervejas inspiradas em importantes pontos de São Paulo

Responsável pela importação das primeiras cervejas alemãs do mercado nacional, o empreendedor personifica o papel de destaque dos personagens que já deixaram um sólido legado na história cervejeira do país

Há dois fatores que destacam os grandes empreendedores: crer que seu projeto dará certo e não medir esforços para construir seu negócio começando de baixo. Ainda mais no mercado cervejeiro que ainda desafia seus profissionais. Imagina então como seria ainda mais ousado importar cervejas especiais no início da década de 1990? Marcelo Steinfoi esse sonhador que identificou a oportunidade de importar cervejas para o Brasil e se tornou o empresário que revolucionou o mercado brasileiro de importação de cervejas – fomentando o desenvolvimento de todo o mercado cervejeiro. 

A relação do empreendedor com a cerveja era a de ser um consumidor comum. Mas no começo dos anos 1990 surgiu um convite para que o então Engenheiro Elétrico de formação projetasse a logística de distribuição da Cerpa (que começava a chegar a São Paulo). Como Marcelo estava em busca de um novo desafio profissional, aceitou o convite e um ano e meio depois (em 1992) ele já era o Gerente da Equipe Comercial. 

Com faro empreendedor, Marcelo Stein identificou que não havia oferta de cervejas especiais no Brasil e viu nisso uma oportunidade de negócio. O fato de o pai trabalhar com Comércio Exterior o motivou a propor uma sociedade para montarem uma empresa de importação – junto ainda com o irmão. E em 1993 começava a história da Bier & Wein Importadora – a maior importadora independente de cervejas do Brasil.

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A empresa estava indo muito bem, até que em 2009, o empresário que já tinha conseguido popularizar no Brasil marcas internacionais de cerveja importantes como Erdinger graças a sua importadora, decidiu arriscar com uma ideia ousada. Por conta de sua experiência no mercado e conhecimento, Stein quis ir além e ter sua própria marca de cerveja, mas não apenas mais uma, e sim uma bebida que surpreendesse o paladar do consumidor e ao mesmo tempo fosse uma fonte de conhecimento sobre a história da cidade de São Paulo. Foi assim que surgiu a Paulistânia, uma cerveja artesanal produzida com os melhores ingredientes onde cada rótulo possui o nome de um ponto importante da cidade como Pátio do Colégio e Viaduto do Chá.

O sucesso foi tão imediato que em 2013 a marca decidiu lançar sua própria franquia, a Confraria Paulistânia. O objetivo da rede é aumentar a distribuição da Paulistânia, marca própria da Bier & Wein, e também das marcas que são importadas com exclusividade para o Brasil.

A expectativa da empresa esse ano é faturar R$70 milhões, um crescimento de 17% se comparado ao faturamento do ano passado que foi de R$60 milhões.

Fonte: Renato Lopes / Notícia Expressa – Foto: Divulgação

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