Entre as maiores varejistas farmacêuticas do País, Pague Menos completa 43 anos e lidera revolução no atendimento primário da saúde
- Com mais de 20 milhões de clientes ativos, Companhia vem se estabelecendo como hub de saúde de todos os brasileiros, ajudando a desafogar o sistema público;
- Ao longo de quatro décadas, a rede trouxe ao mercado iniciativas focadas em bem-estar e qualidade de vida, combinando tecnologia e atendimento personalizado que conquistam cada vez mais clientes;
- Pela primeira vez, Pague Menos e Extrafarma têm campanha conjunta de aniversário e promoções exclusivas com o mote ‘Mais é Menos’.
A Pague Menos, primeira rede de farmácias presente em todos os estados brasileiros e Distrito Federal, completa 43 anos. Desde a sua fundação, a Companhia vem demonstrando seu forte compromisso com a saúde, bem-estar e o fortalecimento dos laços com a população brasileira, combinando serviços e ofertas exclusivas com qualidade, agilidade e conveniência em todo o processo de compras. “Hoje, a saúde deixou de ser sinônimo de remédio para se transformar em um conceito mais amplo, incluindo bem-estar e autocuidado. Assim, a farmácia assume o protagonismo ao ajudar seus clientes a viverem de forma plena, entregando produtos e serviços cada vez mais abrangentes”, afirma Flávia Drummond, diretora de Marketing, Growth e CX das farmácias Pague Menos e Extrafarma.
Fundada em 1981 na cidade de Fortaleza, Ceará, a rede de farmácias tem o cliente no centro de todas as suas decisões, buscando oferecer cada vez mais soluções que facilitem o acesso à saúde e prevenção a todos os brasileiros. Iniciativas como a implementação de lojas 24 horas, o conceito de drugstore e do one stop shop, com a inclusão de itens de conveniência no portfólio de produtos, são reflexo do espírito inovador que foi decisivo para mudar o mercado do varejo farmacêutico no país.
Comprometida com a saúde e bem estar da população brasileira, a rede vem se estabelecendo em um verdadeiro Hub de Saúde, com convênios e parcerias estratégicas, expandindo a base de clientes beneficiados por ambas as marcas. Um dos principais pilares da iniciativa são os consultórios farmacêuticos do Clinic Farma, lançados em 2014 e presentes em mais de 1.100 lojas de todo o país. O Clinic Farma oferece mais de 60 serviços, como teste de Covid-19, glicemia, aplicação de injetáveis, entre outras opções de exames, graças a soluções modernas oferecidas por health techs. “Essa iniciativa nos permite simplificar e democratizar o acesso à saúde para milhões de brasileiros, ajudando a desafogar o sistema público de saúde”, reforça Flávia. Apenas em 2023, foram realizados 7 milhões de serviços de saúde para 3 milhões de clientes.
Outro diferencial da Companhia é a sua capilaridade e estrutura omnichannel, que permite a compra de itens pelo app, site Clique&Retire; Prateleira Infinita; lockers e televendas, possibilitando ao cliente comprar como quiser e receber seus produtos como preferir. Primeira rede de farmácias a oferecer cashback, a Pague Menos lançou em fevereiro de 2023 mais um benefício para o consumidor, a Carteira+, com o objetivo de oferecer sempre a melhor experiência de compras ao cliente, com todo tipo de facilidade na jornada de compra.
Comprometida em levar soluções completas que atendam ou superem as necessidades dos seus clientes, a rede também está colhendo os frutos de sua parceria com o plano de saúde da Liv Saúde. Em uma iniciativa pioneira no país, a rede de farmácias passou a oferecer pronto atendimento digital médico aos beneficiários do plano no estado do Ceará. Disponível inicialmente em apenas quatro unidades da rede no estado, hoje o serviço já chega a 176 lojas, com mais de 600 atendimentos. O projeto garante que os clientes da operadora recebam atendimento por meio de teleinterconsulta realizada por médicos da Liv Saúde, visando diminuir os custos relacionados a sinistros, ou seja, o número de acionamentos do plano de saúde, e mantendo a qualidade e a satisfação dos clientes.
Os primeiros meses de 2024 também foram marcados por inovações, como o lançamento do canal de compras via Whatsapp, criado em parceria com a Suri by Chatbot Maker, oferecendo ainda mais conveniência e praticidade aos clientes. Outro destaque foi o lançamento do Pague Menos Ads, uma iniciativa da área de Retail Media da Companhia. A iniciativa fortalece o posicionamento da companhia em ter o cliente no centro de suas decisões ao proporcionar alternativas de compras personalizadas e que se ajustam às preferências dos consumidores, especialmente no ramo de saúde, beleza e bem-estar.
Campanha comemorativa ressalta o cuidado com a saúde: para celebrar seus 43 anos, a Pague Menos lança uma campanha que valoriza a passagem do tempo e as diferentes etapas de vida usando como mote “Mais é Menos”, desenvolvida pela agência MRM Brasil. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que a expectativa de vida da população passou de 62,5 anos em 1980 para 72,6 anos em 2020. Um dos segredos por trás do fenômeno foram os avanços na medicina, o acesso ampliado aos serviços de saúde e a valorização dos cuidados preventivos. Com isso, a rede de farmácias destaca em seu posicionamento que as pessoas com mais saúde têm menos motivos para parar de lutar pelos sonhos e mais motivos para buscarem uma vida plena.
A campanha, que já está em todas as unidades da Pague Menos e Extrafarma, traz ofertas exclusivas e descontos de até 50% em todas as categorias de produtos, desde medicamentos até dermocosméticos e artigos para bebês, incluindo as marcas próprias da rede de higiene, beleza e suplementação. As promoções serão válidas até o dia 31 de maio e poderão ser aproveitadas pelo app, site, televendas e nas lojas físicas, reforçando a estrutura omnichannel da Pague Menos que permite ao cliente comprar como quiser e receber seus produtos como preferir.
“É com grande alegria que celebramos essa data e nos preparamos para trazer cada vez mais inovações e conquistas para todos os nossos parceiros e clientes”, destaca Renato Camargo.
Histórico de inovação: Em 2007, a Pague Menos se tornou a maior rede de farmácias do Brasil em número de lojas e faturamento, e em 2009 foi a primeira a atingir presença em todos os estados brasileiros, consolidando sua escala nacional. Em 2011, lançou a plataforma proprietária de conteúdo de saúde e bem-estar, Sempre Bem, e em 2015, criou a primeira rede nacional de consultórios farmacêuticos, o Clinic Farma, atualmente com mais de 1.100 clínicas em todo o Brasil e mais de 60 procedimentos ofertados, entre testes, vacinas e serviços de saúde.
A partir da capitalização por meio do IPO na B3 em 2020, a companhia iniciou um novo ciclo de crescimento e expansão nacional. Em 2022, concluiu a importante aquisição da Extrafarma, acelerando o seu crescimento em três anos e consolidando-se como o segundo maior player no varejo farmacêutico brasileiro. Já em 2023, a Pague Menos marcou presença em programas de TV de grande audiência, incluindo o maior reality brasileiro, e manteve importantes parcerias e patrocínios, como a Farmácia oficial da Seleção Brasileira de Futebol, circuitos de corridas que percorreram diversas regiões do país e eventos, como o “Encontro de Mulheres Pague Menos”. Atualmente, a rede é líder nas regiões Norte e Nordeste do país e conta com mais de 1.600 lojas em cerca de 400 cidades em todo o território nacional, empregando mais de 25 mil colaboradores.
Sobre as Farmácias Pague Menos e Extrafarma
A Pague Menos e Extrafarma estão presentes nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. Contam com 1.632 lojas, distribuídas em mais de 390 municípios, com 25,7 mil colaboradores, além de uma plataforma omnichannel, que possibilita ao cliente comprar como quiser e receber seus produtos como preferir. Líderes nas regiões Norte e Nordeste, a Pague Menos e Extrafarma são hoje o Hub de Saúde da classe média expandida, com mais de mil unidades do Clinic Farma em todas as regiões do país.
Fonte: MÁQUINA | grupo bcw brasil – Assessoria de Imprensa
Por Deusarina Santana
Foto: Reprodução