Entre domínio de Matías Rossi e estratégia arriscada de Ricardo Zonta, Stock Car comemora 150ª corrida em Interlagos
Corridas da quinta etapa foram movimentadas e cheias de alternativas estratégicas, em muito por conta das intervenções do carro de segurança. Thiago Camilo é o novo líder da competição em dia que teve os primeiros pódios de Felipe Massa na Stock Car
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A Stock Car Pro Series realizou neste domingo (9) em São Paulo (SP), a quinta etapa da temporada 2023. O encontro representou as corridas de número 149 e 150 da história da categoria no circuito de Interlagos. Para comemorar a efeméride, duas corridas muito movimentadas. A vitória na primeira prova foi do argentino Matías Rossi, da Full Time Sports; na segunda, quem levou foi Ricardo Zonta, da RCM.
O domingo amanheceu com chuva e, duas horas antes da largada, a precipitação cessou. Com pista ainda úmida, a direção de prova determinou que a largada seria feita em fila indiana e atrás do safety car e todos os carros foram à pista calçados com pneus de pista seca. Rossi, que largou da pole position, confirmou seu domínio acachapante: depois de ser o mais rápido dos dois treinos livres e cravar o melhor tempo em todas as três fases da classificação, o argentino do Toyota Corolla #117 liderou a prova de ponta a ponta para vencer pela terceira vez na Stock Car – a segunda em Interlagos.
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“Quando vi a chuva de manhã, pensei que as coisas fossem mudar, mas estava tranquilo com o carro que eu tinha. Como a chuva não voltou, pude pensar na corrida com pneus slicks, e ele estava muito forte. Estou feliz por conseguir aproveitar o carro na primeira corrida. E, na segunda, tive um pouco de sorte com o Safety Car. Eu teria de abastecer em condições normais. (Chegar em) primeiro e terceiro foi importante para somar muitos pontos”, disse Rossi, que só teve motivos para comemorar: venceu no dia da Independência da Argentina, também dia do aniversário de seu pai, e ainda fechou o domingo com o terceiro lugar na corrida 2.
Com temperatura mais baixa, as velocidades foram mais altas. Para efeito de comparação, a maior velocidade durante o classificatório de sábado foi registrada por Nelsinho Piquet com 250 km/h. No domingo da prova, com o uso do push to pass, Piquet registrou 264,4 km/h. Velocidade que é seguida da freada mais forte de todo o calendário da Stock Car. No S do Senna, a redução de velocidade se dá com uma frenagem de seis segundos, que percorre 223 metros para que o carro contorne a primeira parte do S do Senna a 80 km/h – o contato das pastilhas de freio da Fras-le com os discos de freio da Fremax, que equipam todos os carros da Stock Car, provoca uma desaceleração de 1,62 G.
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Na primeira disputa, fecharam o pódio Felipe Baptista em segundo lugar e Felipe Massa em terceiro, conquistando seu primeiro pódio na Stock Car. Nelsinho Piquet foi o quarto colocado, seguido de Gaetano di Mauro, Ricardo Zonta, Daniel Serra, Thiago Camilo, Gianluca Petecof e Rubens Barrichello em décimo, conquistando a posição na linha de chegada sobre Guilherme Salas, com uma vantagem de apenas 12 milésimos de segundo (0s012).
Na inversão dos dez primeiros colocados para a largada da segunda corrida, Barrichello e Petecof, na primeira fila, não tiveram boa saída. Melhor para Ricardo Zonta, Gaetano di Mauro e Felipe Massa, que imediatamente pularam à frente. Com muitas disputas em todos os pelotões, alguns acidentes foram inevitáveis, como o toque entre Diego Nunes – que substituiu Felipe Fraga na etapa pela Blau Motorsport -, e Dudu Barrichello. O toque lateral entre os dois causou um incêndio no carro de Nunes, que conseguiu parar rapidamente e sair do carro em segurança.
O safety car entrou em cena novamente, e permaneceu na pista por boa parte da corrida, e acabou beneficiando quem levava pouco combustível e precisaria fazer um abastecimento mais longo na segunda prova. Foi exatamente o que aconteceu com Ricardo Zonta. Com os boxes fechados durante a intervenção do carro de segurança, só após a relargada os pilotos puderam fazer seus pit stops.
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Zonta, na liderança, optou por fazer sua parada no fim da penúltima volta. Parecia caminho livre para Felipe Massa vencer pela primeira vez na Stock Car, mas ninguém esperava que o piloto da RCM fosse fazer um pit stop tão rápido e sem abastecer – o que ele conseguiu graças à economia de gasolina proporcionada pelo período sob safety car.
O piloto do Toyota Corolla #10 deixou os boxes pouco à frente de Massa com seu Chevrolet Cruze #19, e ainda fazendo o uso do push to pass. Felipe tentou reagir, mas Zonta conseguiu se manter à frente para vencer pela primeira vez na temporada da Stock Car.
O piloto da Lubrax Podium contentou-se com o segundo lugar e o pódio duplo na etapa paulista – suas primeiras aparições no pódio da categoria. Matías Rossi, vencedor da primeira corrida, fechou o pódio em terceiro. E assim como na primeira prova, Nelsinho Piquet foi o quarto colocado com direito à volta mais rápida de ambas as corridas. Com Daniel Serra em quinto e Rubens Barrichello em sexto, Felipe Baptista, Gianluca Petecof, Dudu Barrichello e Átila Abreu fecharam os dez primeiros.
Gabriel Casagrande, que havia chegado a Interlagos na liderança do campeonato, teve um domingo difícil. O piloto da A.Mattheis-Vogel não pontuou em nenhuma das duas corridas e caiu para a vice-liderança da tabela, 17 pontos atrás de Thiago Camilo, que reconquistou a dianteira da pontuação com um oitavo e um 13º lugar (confira os resultados e a classificação geral ao final do texto).
A sexta das 12 etapas programadas da Stock Car Pro Series acontece no dia 6 de agosto no circuito do Velocitta, em Mogi Guaçu (SP). Antes disso, porém, a Fremax retorna a Interlagos já no próximo final de semana com a etapa da Porsche Cup em Interlagos, e a Fras-le tem a sexta etapa da Copa Truck em Goiânia (GO) no dia 30 de julho.
Pela oitava temporada seguida, a Fras-le é a fornecedora oficial e exclusiva das pastilhas de freio da Stock Car Pro Series e de sua categoria de acesso, a Stock Series. A empresa é a maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e uma das líderes mundiais no segmento. A empresa, fundada em 1954 em Caxias do Sul (RS), oferece produtos de qualidade e foco na segurança e no controle de movimentos nas ruas, estradas, pistas de pouso, trilhos e também pelos autódromos do país por meio do fornecimento oficial e exclusivo de pastilhas de freio à Stock Car e Stock Series, e também à Copa Truck.
A Fremax é uma das parceiras mais longevas da principal categoria do automobilismo brasileiro. Desde 2004 que a empresa com sede em Joinville (SC) entrega tecnologia, durabilidade, segurança e desempenho no fornecimento dos discos de freio da Stock Car Pro Series e Stock Series. Desde 2008, a marca também é a fornecedora oficial da Porsche Cup Brasil. Líder em discos de freio, a Fremax produz mais de cinco milhões de peças no ano e no portfólio dos maiores distribuidores brasileiros de autopeças e em mais de 70 países, com produtos reconhecidos por sua segurança, qualidade, desempenho e durabilidade – atributos severamente testados no ambiente de competição da Stock Car Pro Series, uma das categorias mais competitivas do mundo.
Resultado – Corrida 1:
1. Matias Rossi, 18 voltas em 32:06.761
2. Felipe Baptista, a 2.043
3. Felipe Massa, a 5.593
4. Nelson Piquet Jr., a 12.255
5. Gaetano Di Mauro, a 17.265
6. Ricardo Zonta, a 18.805
7. Daniel Serra, a 21.549
8. Thiago Camilo, a 22.820
9. Gianluca Petecof, a 23.233
10. Rubens Barrichello, a 24.725
11. Guilherme Salas, a 24.737
12. Eduardo Barrichello, a 24.725
13. Cacá Bueno, a 34.849
14. Lucas Foresti, a 36.775
15. Rafael Suzuki, a 37.498
16. Marcos Gomes, a 39.237
17. Bruno Baptista, a 45.637
18. Digo Baptista, a 45.637
19. Diego Nunes, a 55.009
20. Ricardo Maurício, a 1:03.778
21. Raphael Teixeira, a 1:03.572
22. Lucas Kohl, a 1:07.691
23. Gabriel Casagrande, a 1:25.414
24. Júlio Campos, a 1:30.649
25. Tony Kanaan, a 1:32.049
26. Allam Khodair, a 1 volta
27. César Ramos, a 1 volta
28. Sérgio Jimenez, a 3 voltas
29. Átila Abreu, a 3 voltas
30. Enzo Elias, a 5 voltas
Não completouDenis Navarro
Resultado – Corrida 2:
1. Ricardo Zonta, 15 voltas em 32:39.003
2. Felipe Massa, a 0.651
3. Matias Rossi, a 1.951
4. Nelson Piquet Jr, a 3.926
5. Daniel Serra, a 6.107
6. Rubens Barrichello, a 6.113
7. Felipe Baptista, a 6.785
8. Gianluca Petecof, a 7.060
9. Eduardo Barrichello, a 10.162
10. Átila Abreu, a 10.776
11. Júlio Campos, a 11.191
12. Rafael Suzuki, a 12.640
13. Thiago Camilo, a 13.194
14. Gaetano Di Mauro, a 13.366
15. Guilherme Salas, a 13.933
16. Ricardo Maurício, a 14.673
17. Marcos Gomes, a 15.521
18. Lucas Foresti, a 16.163
19. Sérgio Jimenez, a 16.192
20. Denis Navarro, a 16.969
21. César Ramos, a 16.972
22. Gabriel Casagrande, a 17.190
23. Allam Khodair, a 21.068
24. Digo Baptista, a 21.819
25. Tony Kanaan, a 22.418
26. Lucas Kohl, a 26.235
27. Cacá Bueno, a 33.306
Não completaram
Diego Nunes
Enzo Elias
Raphael Teixeira
Bruno Baptista
Classificação do Campeonato (Top-10):
1. Thiago Camilo – 151 pontos
2. Gabriel Casagrande – 134
3. Daniel Serra – 131
4. Cesar Ramos – 114
5. Rubens Barrichello – 108
6. Ricardo Zonta – 104
7. Guilherme Salas – 96
8. Felipe Baptista – 95
9. Rafael Suzuki – 93
10. Ricardo Maurício – 92
Sobre a FRAS-LE:
A Fras-le, líder mundial em materiais para fricção, é uma marca Frasle Mobility, com portfólio completo de pastilhas de freio, lonas e sapatas para automóveis, motos, veículos pesados, entre outras aplicações, como ferroviário e industrial, atende montadoras e mercado de reposição.
Com fábricas para produção no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Argentina e Uruguai, conta com rede global de atendimento comercial, com produtos alcançando mais de 125 países nos cinco continentes. São mais de 12 mil referências nas linhas de produtos Fras-le e Lonaflex. Desde 2016, a marca é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car Pro Series, Stock Series e Mercedes-Benz Challenge, e desde 2021, dos caminhões da Copa Truck.
Sobre a FREMAX:
Há mais de três décadas, a Fremax, uma marca premium da Frasle Mobility em componentes para sistemas de freio. Desenvolve produtos com padrão de qualidade e excelência que garantem alto desempenho e segurança. A empresa vem construindo uma história de sucesso no Brasil e no exterior, com forte presença em mais de 70 países, como México, Colômbia, Argentina e Estados Unidos. Comprometida com o meio ambiente, possui certificação 14001, atende montadoras e mercado de reposição com portfólio de discos, tambores de freios e cubos de roda para veículos de passeio, utilitários e comerciais de pequeno porte.
Fornecedora oficial em discos de freios para Stock Car desde 2004, para Porsche Cup Brasil desde 2007 e para a categoria Mercedes AMG Cup Brasil desde 2010, a performance e eficiência dos produtos são levadas a máximas condições extremas nas pistas.
FRASLE MOBILITY
A Frasle Mobility é uma companhia multinacional brasileira especializada em soluções sustentáveis para a mobilidade. Destaca-se pela forte presença no mercado de reposição de autopeças e no fornecimento de componentes para OEM, reunindo produtos de alta qualidade e marcas reconhecidas pelo mercado em seu portfólio. A companhia desenvolve soluções integradas de serviços e produtos para o controle de movimentos.
Com unidades no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia e México, possui 11 plantas industriais, nove centros de distribuição, quatro escritórios comerciais, dois centros de tecnologia e desenvolvimento e uma equipe capacitada para atender os clientes em mais de 125 países nos cinco continentes, oferecendo mais de 14 mil referências em soluções em autopeças.
Fonte: P1 Media Relations | Por Cleber Bernuci
Foto: Pódio da Corrida 1 (Luís França/P1 Media Relations)