Equipe NovaMente faz curso de intervenção em crise oferecido pelo SAMU-DF
Psicólogas conheceram serviços de emergência
Psicólogas do Centro de Atendimento e Estudos da Saúde do Servidor do Distrito Federal (Espaço NovaMente) participaram, na última semana, do Curso de Intervenção em Crise do SAMU-DF – Emergências em Saúde Mental, uma abordagem multidisciplinar.
O treinamento, de 20 horas, mostrou como a equipe especializada do SAMU da capital federal atua quando alguma pessoa está em crise relacionada à saúde mental.
O DF é o único Estado brasileiro que possui equipe especializada em saúde mental com funcionamento 24 horas e já se tornou referência nesse atendimento. Quando acionado por pacientes em crise, a equipe composta por psicólogo, médico psiquiatra, enfermeiro e profissional do serviço social faz atendimento por telefone e também no local. O propósito é intervir em momentos de crise para ofertar o suporte necessário de acordo com a individualidade de cada paciente.
“A proposta do serviço oferecido pelo SAMU tem a mesma linha do projeto da NovaMente, de cuidado com liberdade e atuação em foco”, explica uma das psicólogas da NovaMente, Jaqueline Marques.
Segundo ela, o curso foi interessante até para apresentar o trabalho desenvolvido pela equipe especializada do SAMU que é ainda muito desconhecida. “Muita gente não conhece essa equipe e o serviço que oferecem”.
Durante o atendimento, o SAMU conversa tanto com quem está sendo atendido quanto com a família e outras pessoas que convivem com o paciente em sofrimento. É um serviço 24 horas que faz interlocução com a rede de apoio ofertada pelo SUS e SUAS na região.
Treinamento
O curso foi realizado no Auditório 3 da Faculdade de Saúde da Universidade de Brasília (UnB), no Campus Darcy Ribeiro, e destinado a profissionais da área da saúde, educação e segurança pública. Todos os anos o SAMU oferta o treinamento.
Entre os temas estavam a abordagem multidisciplinar dos atendimentos pré-hospitalares, o comportamento suicida, suas classificações e as negociações com esses pacientes. Além disso, também foram apresentadas informações sobre os diversos transtornos mentais, entre eles a depressão e o espectro da ansiedade, as dependências químicas e outros casos clínicos.
Fonte: Equipe NovaMente – Foto: Divulgação/Equipe NovaMente