Estudantes expõem projetos no 13º Circuito de Ciências das Escolas Públicas do DF

Programa da Secretaria de Educação dividido em três etapas, com o tema Biomas do Brasil, é realizado durante todo o ano

A Secretaria de Educação do Distrito Federal promove o 13º Circuito de Ciências das Escolas Públicas do DF, que tem como objetivo estimular o interesse nas ciências, por meio de projetos criativos e inovadores. O tema deste ano é Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais. Dividida em três etapas — local, regional e distrital–, a exposição dos projetos é realizada durante todo o ano.

“O Circuito acontece anualmente desde 2013 e tem o objetivo de instituir a cultura científica nas unidades escolares por meio do desenvolvimento de atividades que contemplem o letramento científico e os processos investigativos” Raquel Vila Nova Lins, gerente de Programas e Projetos Transversais

“O Circuito acontece anualmente desde 2013 e tem o objetivo de instituir a cultura científica nas unidades escolares por meio do desenvolvimento de atividades que contemplem o letramento científico e os processos investigativos”, explica Raquel Vila Nova Lins, gerente de Programas e Projetos Transversais da Secretaria de Educação do DF.

O intuito é que os trabalhos científicos explorem uma abordagem mais ampla, englobando não somente temáticas ambientais, como também tópicos que evidenciem o modo de vida e os conhecimentos tradicionais das comunidades locais.

Veja aqui o regulamento completo.

Etapas

A etapa local será realizada em formato presencial, nas unidades escolares, núcleos de ensino e instituições educacionais parceiras, que atendem à educação infantil da rede pública de ensino do Distrito Federal e selecionará os trabalhos científicos para participação na etapa regional.

Essa será realizada em formato presencial, nas 14 Coordenações Regionais de Ensino (CREs), em local a ser definido, e selecionará os trabalhos científicos para participação na etapa distrital.

Já a última etapa, a distrital, também será realizada em formato presencial, no mesmo espaço da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em local a ser definido, contando com a participação de, no máximo, 188 trabalhos científicos classificados na fase regional.

Veja o cronograma previsto para realização das fases do 13º Circuito de Ciências das Escolas Públicas do Distrito Federal:

– Etapa local: abril a julho
– Inscrições para a etapa regional: junho a agosto
– Etapa regional: agosto e setembro
– Etapa distrital: novembro
– Evento de premiação: dezembro

Inscrições

A Secretaria de Educação do DF informa que não é necessário efetuar a inscrição para a etapa local, uma vez que esta é organizada e realizada nas unidades escolares, as quais têm autonomia para definir os próprios procedimentos de participação, avaliação e seleção dos trabalhos científicos participantes.

Já as inscrições para a etapa regional deverão ser realizadas em plataforma específica, que será informada em breve.

*Com informações da SEEDF

Fonte: Agência Brasília

Foto: Divulgação/SEEDF

Deixe seu comentário