Estupenda Trupe de Brasília apresenta espetáculo on-line Nó Na Garganta no Palco Giratório
Grupo com 16 anos de bagagem volta com peça que fala sobre bullying
A prática sistemática e repetitiva de atos de violência física e psicológica que atinge, principalmente, a fase da infância, da pré-adolescência e adolescência, em geral, dá vida ao espetáculo Nó Na Garganta. A peça da Estupenda Trupe de Brasília estreou em 2014 e já passou por vários teatros e escolas do Distrito Federal, comovendo professores, estudantes e o público local. Agora, em formato on-line, a produção poderá ser assistida em todo o Brasil. Nó Na Garganta foi selecionado para o Festival Palco Giratório, – um dos maiores eventos teatrais do Distrito Federal – , e estará em cartaz neste sábado, 30 de outubro, às 20h, no link: https://youtu.be/D0ibYKz0NsA. Já no domingo, dia 31, a Estupenda também fará um intercâmbio, às 10h, com Grace Passô, atriz de Belo Horizonte que irá comentar a peça da trupe, assim como a Estupenda também comentará sobre a produção que ela apresentou no Palco Giratório: Vaga Carne, em uma rica troca cultural. Gratuito. Não recomendado para menores de 12 anos.
Com 16 anos de história, a Estupenda Trupe ficou reconhecida na capital federal e em todo o País por levantar a bandeira pela e para a arte democrática, acessível e por promover a conscientização e reinserção social por meio do fazer artístico. Fundada pelos artistas e arte-educadores Tiago Venusto – hoje o diretor da Cia. – Alana Ferrigno, Beta Rangel, Carlos Valença e Lucorina, o grupo conta com dezenas de espetáculos no currículo, além de projetos de inserção social, como o TEAR (Troca de Experiências Artísticas e Reinserção). O TEAR está em sua 3ª edição e atualmente está atuando na região administrativa de São Sebastião (DF). Por lá, os arte-educadores estão promovendo oficinas e levando um pouco de afeto e arte para adolescentes em conflito com a Lei e seus familiares.
Agora, com Nó Na Garganta, eles também trazem a importante temática do bullying. “Nó Na Garganta em formato on-line é uma nova possibilidade de democratizar este trabalho tão essencial sobre bullying e sobre como superar este lugar de estar oprimido. Poder contar essa história e ajudar tantas pessoas é muito gratificante”, pontua a atriz Alana Ferrigno.
O diretor Tiago Venusto acrescenta: “O Nó é essencial no sentido também da construção de empatia. Nós temos uma tendência a partir das nossas experiências, da nossa criação e meio. Mas, é essencial olhar outras experiências. Como é estar em outra pele, com outras vivências? Por isso, nós da Trupe construímos o texto do Nó Na Garganta a partir de diversos depoimentos que costuramos para chegar neste crivo que dá origem ao espetáculo”.
FICHA TÉCNICA DO ESPETÁCULO – NÓ NA GARGANTA
Direção: Tiago Venusto
Elenco: Alana Lov., Carlos Valença, LuCorina
Trilha sonora: Kadu Viva
Texto: O Grupo
Produção de vídeo e Edição: APT7 Filmes
Operação de câmera e fotografia vídeo: Ricardo Brasília
Som: Rafael Morbeck
Operadora de luz: Ana Quintas
Operadora de áudio: Larissa Souza
Cenotécnico: Edézio Araújo
Direção de arte: Venusto
Figurino: Roani Vieira
Cenário: O Grupo
Produção: Roberta Rangel
Produção Executiva: Cleber Lopes
Assessoria de imprensa: Clara Camarano
Fotografia: Alexandre Fortes
Filmagem e Edição: Rafael Morbeck
Vinheta: Wallace Deo
Teatro: SESC Garagem DF
Classificação Indicativa: 12 Anos
Duração do Espetáculo: 45min
Serviço: Estupenda Trupe de Brasília apresenta espetáculo on-line Nó Na Garganta no Palco Giratório
Data: 30 de outubro, sábado
Local: https://youtu.be/D0ibYKz0NsA
Horário: 20h
Gratuito
Não recomendado para menores de 12 anos.
Confira o site do grupo: www.estupenda.net
Fonte: Clara Camarano | Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação