Evento de desenvolvedores de games comemora sucesso do setor produtivo
Jogos independentes, palestras e exposição celebrarão o aniversário do espaço Indie Warehouse (CA 7 – Lago Norte) no dia 15 de setembro. Das 9h às 22h.
Palestras sobre o mercado de games, exposição e jogos independentes produzidos em Brasília. O galpão Indie Warehouse (CA 7 – Lago Norte) completa um ano de existência em setembro e vai realizar um evento de aprendizado e troca de experiências para comemorar a data especial.
O coworking foi fundado em 2017 com a missão de acolher a economia criativa e os produtores de jogos da capital federal. E, para soprar as velinhas de aniversário, o espaço receberá o evento Bring Dev no sábado, dia 15 de setembro, das 9h às 22h. Por lá, os profissionais e estudantes de desenvolvimento de jogos vão poder aprender sobre a produção de games com quem já produz em Brasília e, ainda, conferir um pouco a história e os números da capital, que hoje desponta entre as cinco maiores cidades produtoras de jogos do Brasil.
A Behold Studios vai marcar presença e levará sua experiência com o jogo Galaxy of Pen & Paper. Além dos já conquistados prêmios internacionais, o jogo está concorrendo na Sérvia pelo Indie Prize Show Case, em outubro deste ano, como o melhor jogo independente. Fundada em 2009 por Saulo Camarotti, a Behold Studios é uma produtora brasiliense de jogos indies que conta com mais de 15 games e 54 prêmios nacionais e internacionais.
“Brasília completa 10 anos no mercado de jogos independentes. E nossos jogos fogem dos estereótipos daqueles jogos vazios ou violentos. Os indie games buscam ser um canal de expressão de artistas e criadores, contando histórias, criando experiências genuínas e falando de aspectos mais profundos da humanidade”, destaca Saulo Camarotti.
E já que é para falar de games, o empresário irá palestrar no evento e falar um pouco de como é empreender na área, além de dar dicas para aqueles que querem entrar no mercado de produção de jogos.
Marcos Venturelli, da empresa Rogue Snail, também é presença garantida na rodada de palestras. Ele irá levar a experiência com seu jogo Relic Hunters. Ainda, Suâmi Abdalla, da Uruca Game Studio, chegará com o game Banzo – Marks of Slavery e também falará sobre o mercado de jogos.
“A programação será focada no aprendizado. Haverá, ainda, uma festa à noite para celebrar com música, comida e nossos jogos para as pessoas conhecerem e se aventurarem”, adianta Camarotti.
Contando a história –
Para comemorar o seu primeiro ano, o galpão Indie Warehouse também vai receber a exposição Brasília Indie Games, uma vitrine da história da produção de games da capital federal e dos principais jogos produzidos na cidade. A exposição estreará também no dia 15 de setembro e ficará aberta para visitação até o dia 28 do mês. De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. A entrada é gratuita.
Os ingressos para a rodada de palestras custam R$ 50,00. No entanto, aqueles que comprarem até o dia 1º de setembro pagarão R$ 35. Vendas: Http://bringdev.eventbrite.com. Para assinantes do coworking Indie Warehouse, a entrada é franca. A festa, que começa às 19h, também tem entrada gratuita. O ingresso pode ser garantido no mesmo link.
Indie Warehouse à frente do mercado –
– 282 pessoas trabalharam no coworking em 35 empresas, das quais 10 são de games.
– A Indie Ware House já produziu 54 jogos. Destes, quatro foram lançados, oito ainda estão em desenvolvimento e 42 jogos foram produzidos em Games Jams. Ou seja, foram feitos no tempo recorde de 48 horas.
– A empresa teve R$ 4 milhões em investimento público e R$ 500 mil em investimentos privados.
– Os estúdios da Indie Warehouse acumulam 71 prêmios e nomeações, dos quais 16 foram conquistados nos últimos 12 meses.
– 34 eventos abertos ao público aconteceram na loja, sendo 29 de games.
– 2.293 pessoas visitaram a IWH para participar de eventos.
– 26 mentores e consultores externos deram palestras e cursos na Indie Warehouse, representando 19 empresas, como Catarse, Unity, Unreal, IGN e 11bit.
– 218 participantes criaram 42 jogos em 6 Game Jams
– Alcance de redes sociais: 5.986 pessoas atingidas na newsletter, 50 mil alcançadas no Facebook com 2.400 likes, 50 mil visualizações no Instagram que conta com 1.066 seguidores e 215 seguidores no Twitter. Deste público, 70% são homens e 30% mulheres.
Serviço: BRING DEV celebra 1 ano de Indie Warehouse
Data: 15/09/2018
Local: Indie Warehouse (CA 07 – Lago Norte)
Horário: 9 às 22h
Ingressos: R$ 50 ou R$ 35 até o dia 1º de setembro
Vendas: Http://bringdev.eventbrite.com
Festa: 19h
Entrada franca para a festa
Informações: 3034-3625
Classificação livre
Fonte: Baú Comunicação Integrada – Brasília/DF
Foto: Divulgação