Expoentes brasileiros do setor prestigiam Prêmio Nacional do Turismo
Evento reuniu o atual e o futuro ministro do Turismo, além de dois ex-ocupantes do cargo e diversos representantes do trade
As principais lideranças do mercado nacional de Turismo marcaram presença na noite desta quarta-feira (5), no Rio de Janeiro, na cerimônia de anúncio dos vencedores do Prêmio Nacional do Turismo 2018, que homenageou iniciativas e profissionais de destaque. Na plateia, estavam o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz; o futuro titular da Pasta, Marcelo Álvaro Antônio, o ex-ministro Marx Beltrão e o primeiro ministro do MTur, Walfrido dos Mares Guia, que acompanharam a entrega de honrarias a gestores públicos, representantes da iniciativa privada e do terceiro setor.
Criado e realizado pelo Ministério do Turismo com o apoio do Conselho Nacional de Turismo (CNT), o Prêmio tem como objetivo enaltecer o trabalho de personalidades do segmento e disseminar práticas inovadoras. Vinicius Lummertz declarou que o reconhecimento motiva a busca por avanços. “Estamos celebrando uma etapa de mudança, em que afastamos medos imaginários. Medo de abrir parques naturais, cidades históricas, coisas já superadas em países desenvolvidos. Mas precisamos caminhar mais para consolidar respostas concretas para alavancar o setor”, conclamou.
Marx Beltrão, que comandou o Ministério do Turismo entre outubro de 2016 e março deste ano, recebeu menção honrosa, bem como Mares Guia, primeiro ministro do Turismo do Brasil. Beltrão avaliou que a conquista foi fruto da união de esforços. “Sinto-me honrado em receber esta premiação, que representa o reconhecimento do trabalho conjunto empreendido na minha passagem pelo Ministério. Trabalho este feito por várias mãos, como as de servidores, técnicos, representantes do trade e lideranças”, enalteceu.
À frente do MTur, entre outras ações, Beltrão propôs uma maior integração dos países da América Latina pela promoção internacional de destinos da região e lançou o Brasil + Turismo, um pacote de medidas voltado ao desenvolvimento do setor de viagens. As ações do plano incluem a concessão de visto eletrônico a australianos, canadenses, japoneses e norte-americanos e a abertura total de empresas aéreas à participação de capital estrangeiro, proposta esta que aguarda análise na Câmara dos Deputados.
Também participaram do evento o presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo, Herculano Passos; o presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, Rafael Motta; Guilherme Paulus, fundador da CVC; Alexandre Moshe, diretor-geral da Decolar.com no Brasil; Manoel Linhares, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), e o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci Júnior, entre outros.
DEBATE – Antes do anúncio dos vencedores, o ministro Vinicius Lummertz debateu o futuro e as perspectivas do turismo com o empresário Guilherme Paulus e o diretor-geral da Decolar.com no Brasil, Alexandre Moshe. No painel, mediado pela apresentadora Didi Wagner, Paulus manifestou otimismo quanto ao crescimento do mercado de viagens e defendeu empenho do trade por melhorias. Já Alexandre Moshe apontou vantagens da crescente união entre tecnologia e o trabalho humano.
PREMIADOS – O Prêmio Nacional do Turismo consagrou cinco profissionais por sua atuação proativa pelo desenvolvimento do setor, escolhidos em votação popular realizada pela internet. Também foram reconhecidas sete iniciativas inovadoras na área, submetidas à avaliação de uma comissão julgadora. A cerimônia marcou ainda a entrega de 18 menções honrosas a personalidades do segmento, concedidas por indicação do ministro Vinicius Lummertz.
Fonte: Ministério do Turismo
Por André Martins
Foto: Roberto Castro/MTur