Fabricantes de pneus registram aumento de 2,3% nas vendas no primeiro semestre de 2018
Dados da ANIP mostram incremento de 28,3% na comercialização para montadoras e queda no segmento de reposição. Paralisação e Copa afetaram resultados
São Paulo (SP), 6 de agosto de 2018 – A ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) registrou crescimento de 2,3% nas vendas de pneus no primeiro semestre de 2018 em relação ao mesmo período de 2017, com um aumento total de 28,9 milhões unidades de pneus. Os números fazem parte do levantamento setorial das empresas associadas.
“O resultado poderia ter sido melhor, já que tínhamos registrado um forte aumento nas vendas nos primeiros meses deste ano. Mas sentimos o impacto da paralisação em maio e da Copa do Mundo, que afetaram o funcionamento das linhas de produção e as vendas no varejo”, diz Klaus Curt Müller, presidente executivo da ANIP.
A comercialização para reposição no período puxou para baixo o resultado, já que houve queda de 4,6% no total. O resultado é atribuído, principalmente, à diminuição de 14,2% nas vendas de pneus para veículos comerciais leves e de 8,5% nas vendas para carros de passeio. Para o setor de veículos de carga, as vendas mantiveram-se estáveis. Já a reposição de pneus de moto cresceu 7,9% no período, para 4,8 milhões de unidades.
O saldo positivo no semestre foi encabeçado pelas vendas para montadoras, com aproximadamente 7,6 milhões de unidades de pneus, 28,3% a mais comparando com o 1º semestre de 2017. O resultado foi puxado pela forte alta nas vendas de pneus para veículos de carga, somando 678 mil de unidades, um acréscimo de 79,9% sobre as 377 mil vendidas em 2017. Destaque também para a venda de pneus para montadoras de veículos de passeio, que saíram de 4 milhões para 4,9 milhões, crescimento de 24,7%.
O melhor mês do semestre em vendas de pneus foi junho, com aproximadamente 5,5 milhões de unidades vendidas, número 11% superior ao mesmo mês de 2017. Clique aqui ou na imagem ao lado para acessar o infográfico.
Sobre a ANIP e Reciclanip
A ANIP – Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (www.anip.org.br), fundada em 1960, representa a indústria de pneus e câmaras de ar instalada no Brasil, que compreende doze empresas (Bridgestone, Continental, Dunlop, Goodyear, Levorin, Maggion, Michelin, Pirelli, Rinaldi, Titan, Tortuga e NeoTec) com 20 fábricas instaladas nos Estados de São Paulo (nove), Rio de Janeiro (duas), Rio Grande do Sul (duas), Bahia (três), Paraná (três) e Amazonas (uma). Ao todo, responde por 28 mil empregos diretos e 120 mil indiretos, que abrangem uma rede com mais de 4.500 pontos de venda no Brasil.
Em 2007, a ANIP criou a Reciclanip (www.reciclanip.org.br), voltada à coleta e destinação de pneus inservíveis no país. Originária do Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, de 1999, a Reciclanip é considerada uma das principais iniciativas na área de pós-consumo da indústria brasileira, por reunir mais de mil pontos de coleta no Brasil. Desde 1999, quando começou a coleta pelos fabricantes, 4,28 milhões de toneladas de pneus inservíveis foram coletados e destinados adequadamente, o equivalente a 857 milhões de pneus de passeio. O trabalho de logística reversa da Reciclanip já recebeu vários reconhecimentos, como o Prêmio E, concedido pela UNESCO em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro e o Instituto E; o Prêmio FIESP como exemplo de ação de sustentabilidade; e o Prêmio Opinião Pública (POP) dos Conselhos de Relações Públicas pelo trabalho de conscientização da população sobre o recolhimento e destinação adequada dos pneus inservíveis.
Fonte: Publicis Consultants – São Paulo/SP
Foto: Divulgação