Farmacêutico deixa Governo Federal para comandar a SES na gestão Ibaneis
Osnei Okumuto é o atual secretário de Vigilância em Saúde nacional
O governador eleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), definiu como futuro secretário de Saúde o farmacêutico bioquímico Osnei Okumoto, que atua no Ministério da Saúde. Okumoto foi cedido pela Secretaria de Saúde do Mato Grosso Sul ao Governo Federal em abril deste ano.
“Ele ocupou vários cargos importantes no setor e é um especialista em gestão hospitalar. Além do mais, é um homem de extrema confiança do próximo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta”, afirmou Ibaneis ao Portal Metrópoles.
A escolha de Osnei Okumoto pegou todos de surpresa. O seu nome não estava entre os cotados para ocupar a pasta no governo do emedebista. Ibaneis Rocha foi aconselhado por diversas pessoas para a definição. Entre os conselheiros do governador eleito estava o ex-secretário de Saúde Jofran Frejat (PR).
A presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, deu boas vindas ao futuro secretário. “Espero que ele tenha diálogo com a classe trabalhadora, pois temos o que conversar. A atual gestão da Saúde deixa um péssimo legado para os servidores e a população que necessita do SUS”.
Perfil
Formado em farmácia bioquímica pela Universidade Estadual de Maringá, Okumoto tem pós-graduação em gestão de hemocentros e metodologia e técnicas de ensino. Em Mato Grosso do Sul, foi chefe da divisão médica do Centro de Hematologia e Hemoterapia, presidente da Fundação de Serviços de Saúde e presidente do Conselho Regional de Farmácia. No Ministério da Saúde, ele também foi coordenador-geral de Laboratórios de Saúde Pública.
Okumoto foi filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) de 1999 a 2016.
*Com informações do Portal Metrópoles
Fonte: SindSaúde DF
Foto: Arquivo/PFarma