Fercal tem Dia D de Combate à Dengue neste sábado (6)

Força-tarefa busca eliminar focos do mosquito Aedes aegypti e orientar sobre prevenção; evento ocorre durante a 26ª edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão

Neste sábado (6), a Secretaria de Saúde (SES-DF) leva a 12ª edição do Dia D de Combate à Dengue para a Fercal. A população poderá conferir as atividades na feira da Administração Regional, das 9h às 12h. A iniciativa é uma parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) e ocorre simultaneamente à 26ª edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão.

O Dia D de Combate à Dengue vai orientar a população da Fercal sobre cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

A força-tarefa oferece atendimento a casos suspeitos de dengue, como avaliação clínica, hidratação e manejo, conforme a necessidade. Será disponibilizada ainda a cobertura do calendário vacinal (exceto a BCG e contra a dengue), além de vacinação antirrábica. Os profissionais de saúde também irão realizar testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e distribuir preservativos.

Somado ao trabalho da equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF), a ação contará com 16 agentes de Vigilância Ambiental em Saúde (AVAS) e 150 bombeiros militares do DF para atuarem em visitas domiciliares. O objetivo é identificar focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, orientar a respeito de medidas de prevenção e encaminhar pessoas que apresentem sintomas da doença.

Quatro drones irão auxiliar na vistoria da área e dez carros do fumacê devem circular na região. Também haverá conversa sobre enfrentamento à violência doméstica e/ou sexual, bem como informações de saúde bucal, incluindo atendimento e distribuição de kits odontológicos.

Serviço

12ª edição do Dia D de Combate à Dengue
Data: sábado (6)
Horário: 9h às 12h
Local: Feira da Administração Regional da Fercal – Rodovia DF 150, KM 12, Rua 02, Lote 60.

*Com informações da SES-DF

Fonte: Agência Brasília

Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

Deixe seu comentário