Férias de janeiro no CCBB: Confira a programação completa do Programa Educativo

 

Durante todo o mês, de quarta a domingo, o público poderá participar de oficinas que estimulam o contato com a arte

Cia. Lumiato conduz oficina de teatro de sombra e apresenta espetáculo O Encanto das Águas, inspirado na lenda da sereia brasileira, Iara

Grupo Fanfarra Tropicaos transforma o CCBB em um baile de carnaval 

Brasília, 2018 – Janeiro é sinônimo de férias escolares! Pensando nisso, o Programa CCBB Educativo – Arte e Educação do Centro Cultural Banco do Brasil – DF começa o ano com uma programação divertida e criativa.

Em 9 e 10 de janeiro, a dupla Mamulengo Presepada ensinará ao público o básico da manipulação de mamulengos, para em seguida, no dia 12, apresentar uma contação de histórias com os fantoches típicos do nordeste brasileiro.

Nos dias 16 e 18, a Contorcionista de Histórias Nina Orthof realizará uma microoficina para dar corpo à imaginação do público, que poderá compartilhar suas próprias narrativas. Já no dia 19, Nina apresentará uma contação de histórias junto com o sonoplasta Lucas (o Sombrinha).

Em 25 e 26 de janeiro, a Cia. Lumiato conduzirá a oficina Sombratividade. O público poderá vivenciar as possibilidades da linguagem utilizada pelo teatro de sombra moderno, e fazer parte de um universo onde fantasia e realidade se misturam. Também no dia 26, a companhia apresentará o espetáculo O Encanto das Águas, inspirado na lenda e no mito da sereia brasileira, Iara.

Durante todo o mês, de quarta a domingo, os educadores do CCBB desenvolverão uma programação especial visando à ocupação, a convivência, a criação e o diálogo com a arte, para as crianças e suas famílias. O público poderá aprender a fazer suas próprias tintas, explorar as possibilidades de representação do estilo “natureza-morta”, mergulhar nos quadros da exposição Classicismo, Realismo, Vanguarda: Pintura Italiana no Entreguerras, entre outras atividades.

Na quinta-feira, 24, a bailarina Renata Mara apresentará uma performance de dança, ativando os sentidos além da visão para explorar o espaço.

Em 27, o grupo Fanfarra Tropicaos é o convidado do projeto Múltiplo Ancestral. O CCBB vai virar um grande baile de carnaval embalado por canções que estimulam a memória e os afetos da história musical recente.

Confira a programação completa de janeiro do Programa CCBB Educativo – Arte e Educação:

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE FÉRIAS

9 E 11 DE JANEIRO | QUARTA E SEXTA-FEIRA | 16H

Oficina de pequenas histórias e manipulação de mamulengos

Nesta oficina, crianças e famílias poderão aprender a manipular mamulengos e a contar pequenas histórias.

12 DE JANEIRO | SÁBADO | 17H

Apresentação com Mamulengo Presepada

Mamulengo Presepada nasceu no início dos anos 80, após Chico Simões (seu criador), e Carlinhos do Babau (Carroça de Mamulengos) viajarem juntos pelo Nordeste brasileiro trabalhando e interagindo com mestres das culturas populares e tradicionais, sobretudo, aqueles ligados ao universo do Teatro Popular de Bonecos do Nordeste (Mamulengo, Babau, João Redondo, Calunga, Cassimiro Coco, dentre outros). São mais de 30 anos de estrada e de luta, mais de 2.500 apresentações e 25 países visitados, trabalhando como palhaço, mágico, camelô, ventríloquo, bonequeiro, numa trajetória consagrada por diversos prêmios, dentre eles, o Prêmio “Betinho”, pelo trabalho desenvolvido com crianças que vivem nas ruas de Brasília – 1994; o de Melhor Ator e Melhor Espetáculo Infantil no Festival Nacional de Teatro de Florianópolis/SC em 1997; a Bolsa Virtuose, para pesquisar na Europa a tradição do teatro de bonecos em 1998; o Prêmio Economia Criativa em 2011; o Prêmio Mazzaropi – Mestres da Cultura Popular em 2012; o Prêmio Myriam Muniz de Teatro pela Funarte em 2014; os quatro últimos promovidos pelo Ministério da Cultura e, recentemente, o Prêmio de Melhor Espetáculo de Rua – Festival Nacional de Teatro de Anápolis/GO. Chico Simões, coordenador do grupo, atualmente, constrói o espaço Vila Mamulengo, no povoado de Olhos D’Água – Alexânia/GO.

16 E 18 DE JANEIRO | QUARTA E SEXTA-FEIRA | 16H

Contação de histórias e microoficina com Nina Orthof

Contação de histórias com Nina Orthof, a Contorcionista de Histórias, e realização de uma microoficina para dar corpo à imaginação do público, que poderá compartilhar suas próprias narrativas.

19 DE JANEIRO | SÁBADO | 17H | TRADUÇÃO EM LIBRAS

Apresentação e contação de histórias com Nina Orthof

Contação de histórias com Nina Orthof, a Contorcionista de Histórias e seu parceiro sonoplasta, Lucas (o Sombrinha).

Nina Orthof é artista visual e educadora, trabalha como professora de artes para crianças e criou a personagem Contorcionista de Histórias, com a qual se apresenta em projetos dedicados ao desenvolvimento das linguagens artísticas com crianças.

25 E 26 DE JANEIRO | SEXTA-FEIRA E SÁBADO | 16H

Oficina Sombratividade com Cia. Lumiato

Sombratividade é uma experiência de interação com o espaço, os materiais cênicos e as luzes que são utilizadas pelo teatro de sombra moderno. Por meio de brincadeiras, o público poderá vivenciar as possibilidades desta linguagem. A Cia. Lumiato abre as portas para esse universo onírico das sombras, onde fantasia e realidade se misturam conduzindo os participantes a criação de mundos onde tudo é possível.

26 DE JANEIRO | SÁBADO | 17H | FAIXA ETÁRIA: A PARTIR DE 4 ANOS

Apresentação do espetáculo Iara – O Encanto das Águas com Cia. Lumiato

Espetáculo de teatro de sombras inspirado na lenda e no mito da sereia brasileira, Iara, e que sensibiliza o público infanto-juvenil sobre os saberes da tradição oral dos povos originários do Brasil.

A companhia de teatro Lumiato foi criada no ano de 2008, em Buenos Aires, Argentina, por Thiago Bresani e Soledad Garcia. Ambos estudaram na Universidade San Martin, onde estudaram várias linguagens do teatro de formas animadas, e produziram espetáculos e oficinas em vários festivais da América Latina. A Lumiato é a primeira companhia a pesquisar, produzir e difundir o teatro de sombras na região centro-oeste do Brasil.

DE 2 A 31 DE JANEIRO | QUARTA-FEIRA A DOMINGO | 10H ÀS 12H E 14H ÀS 16H

Lugar de Criação especial Férias

Durante as férias de janeiro, os educadores do CCBB desenvolverão uma programação especial visando à ocupação, a convivência, a criação e o diálogo com a arte, para as crianças e suas famílias. Confira a programação:

o    2, 3, 4, 5, 6 DE JANEIRO

             Oficina de Tintas     

Durante esta semana, o CCBB Educativo irá ensinar como preparar alguns tipos de tinta. Da têmpera a ovo à aquarela com pigmentos naturais, o público poderá experimentar como os artistas preparavam suas tintas antes da fabricação industrial dos materiais.

o    9, 10, 11, 12 E 13 DE JANEIRO

As flores de plástico não morrem

A partir da observação de pinturas chamadas “natureza-morta”, os participantes poderão explorar as possibilidades de composição e representação desses objetos, e as diversas formas de perceber com os olhos ou o tato.

o    16, 17 E 18 DE JANEIRO

Pintura de histórias: se você pudesse entrar nas obras da exposição, que histórias contaria?

Quais histórias podem surgir quando nos transportamos para dentro de obras de arte? Nesta atividade, histórias serão contadas em linguagens artísticas diferentes a partir das pinturas da exposição Classicismo, Realismo, Vanguarda: Pintura Italiana no Entreguerras. O que acontece dentro de uma imagem?

o    19, 20, 23 E 24 DE JANEIRO

Expografia coletiva: onde e como colocar as obras na exposição?

Já pensou sobre como as exposições acontecem? De uma forma divertida, o público poderá aprender sobre como se organiza uma exposição no espaço.

o    25, 26 E 27 DE JANEIRO

Corpos em construção

Como percebemos os corpos? Como representamos os corpos? Esta atividade propõe que, com técnicas diversas, o público pense nas possibilidades de ser um corpo a partir das percepções do que pode um corpo. Com papel, tesoura e cola se faz um corpo?

o    30 E 31 DE JANEIRO

Anima-ação: stop motion em folhas de acetato                                    

Que tal criar animações usando as imagens do cotidiano? Que tal trazer personagens imaginários para dentro da realidade utilizando superfícies transparentes para dar vida e movimento a esses seres?

24 DE JANEIRO | QUINTA-FEIRA | 16H

Lugar de Criação com Renata Mara

Um convite ao público do CCBB para participar de uma experiência artística junto à bailarina Renata Mara. A partir da proposta de uma performance de dança baseada em uma realidade atravessada pelo sensível do invisível, a convidada busca a ativação de outros sentidos além da visão para lidar com o espaço. Entre flores de papel com escritos em Braille, bengalas utilizadas para orientação e mobilidade, ao som de sintetizadores de voz usados em computadores e celulares, permeados por áudios de sonhos de pessoas cegas, a artista Renata Mara se expressa e se move de maneira poética.

Renata Mara é artista de dança, educadora e psicóloga com baixa visão. Possui vasta experiência no ensino da dança, tendo atuado como docente na educação básica, superior, escolas de dança, projetos sociais, além de eventos e festivais.  Como destaque de sua produção artística, apresentou-se como bailarina convidada na cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 e desenvolveu o projeto Singular que culminou no espetáculo Desassossego em Branco. Circulou com este trabalho através do prêmio Cena Minas.   Em 2019, realiza o projeto Diversidança, dando continuidade ao seu trabalho com o método DanceAbility – Dança para todos – pelo qual é professora certificada pela DanceAbility International Fundation.

30 E 31 DE JANEIRO | QUINTA – FEIRA | 16H | FAIXA ETÁRIA: A PARTIR DOS 10 ANOS

Dia Nacional da História em Quadrinhos – Oficina Básica de Quadrinhos

A fim de comemorar o dia nacional das histórias em quadrinhos, o Programa CCBB Educativo convida o artista e ilustrador Lucas Gehre para ministrar uma oficina. O público poderá conhecer o universo da criação das HQ’s, as características e possibilidades dessa linguagem, e numa oficina prática, construir as próprias histórias.

Lucas Gehre é quadrinista, artista plástico, designer, publicador, editor, roteirista, diretor de arte e produtor cultural. Publica zines de arte e quadrinhos desde 2002, e é um dos organizadores da feira Dente, onde também coordena o prêmio Dente de Ouro, conferido a zines e quadrinhos. A Dente já teve quatro edições realizadas, entre 2015 e 2017. Publica diariamente nas mídias sociais a série “Quadradinhas”, que já soma mais de mil tiras, sendo que o primeiro volume de duzentas já está reunido em publicação impressa viabilizada por meio de financiamento coletivo. Entre 2011 e 2014 manteve o ateliê coletivo Laje, e atualmente participa do ateliê coletivo Nova, junto com outros 5 artistas e designers da cidade de Brasília, onde atua em diversos projetos.

27 DE JANEIRO | DOMINGO | 17H | TRADUÇÃO EM LIBRAS

Múltiplo Ancestral com Fanfarra Tropicaos

O Múltiplo Ancestral é uma plataforma de trocas entre o público, as mestras e mestres ligados a diferentes saberes e práticas culturais, articulando a memória, o afeto e o patrimônio. Nessa edição, o Programa CCBB Educativo convida o Fanfarra Tropicaos para uma experiência musical que abre alas para o carnaval na cidade. Com homenagens aos grandes mestres da Tropicália, o grupo composto por uma orquestra de metais traz ao público do CCBB a memória e os afetos da história musical recente.

Fanfarra Tropicaos nasceu no carnaval de 2017, em Brasília. Formado por 17 pessoas, o grupo reúne sopros e percussões. Entre os artistas do repertório estão sucessos da tropicália, como Caetano Veloso, Secos e Molhados, Tom Zé e Gal Costa.

CURSOS

29 E 30 DE JANEIRO | TERÇA E QUARTA-FEIRA | 17H ÀS 21H

Laboratório de Crítica com Pablo Lafuente

Processo de seleção por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com

O laboratório busca potencializar as exposições como espaços de formação e pesquisa para estudantes de arte, jornalismo, curadoria e história. Nesta edição, o Programa CCBB Educativo convida Pablo Lafuente. A oficina irá explorar as possibilidades de narração de experiências coletivas, pondo em prática uma série de estratégias e metodologias que utilizam tanto a escrita como a escuta. Muitos processos são construídos por meio de esforços coletivos. O desafio é como dar conta desses processos, sem deixar que apenas uma voz tome conta das outras.

Pablo Lafuente trabalha com educação, curadoria e publicações, sempre desde práticas coletivas. Foi co-curador da 31a Bienal de São Paulo em 2014 (com Galit Eilat, Nuria Enguita Mayo, Luiza Proença, Benjamin Seroussi, Charles Esche e Oren Sagiv), e de 2005 até 2013 trabalhou como co-editor para a revista Afterall. Em 2017–18 foi co-curador de ‘Dja Guata Porã: Rio de Janeiro Indígena’ no Museu de Arte do Rio (com Clarissa Diniz, Sandra Benites e José Bessa), e está desenvolvendo o projeto ‘Sawé: Lideranças Indígenas e a Defesa pelo Território’ para o Sesc Ipiranga em São Paulo (com Naiara Tukano, Sandra Benites e Maurício Fonseca). Atualmente trabalha como Coordenador Local no Programa CCBB Educativo no Rio de Janeiro.

PROGRAMAÇÃO GERAL

SÁBADOS | 16H

Lugar de criação em libras

O Lugar de Criação em Libras é um convite para você praticar a empatia, sair da zona de conforto e descobrir uma outra maneira de comunicar, ouvir com os olhos e falar com as mãos! Nesta atividade são propostas formas de aprender a Língua Brasileira de Sinais através de jogos, imagens, histórias e do exercício da criatividade.

TERÇAS, QUARTAS, QUINTAS E SEXTAS

Visitas educativas agendadas

Mediada pelos educadores, as visitas são voltadas a grupos escolares ou não, e podem acontecer no período diurno, vespertino e noturno, com duração aproximada de 1h30. É possível escolher entre opções de visitas com atelier, apenas à exposição ou visita patrimonial. A capacidade é para até 44 pessoas.

E-mail para agendamento: agendamentodf@ccbbeducativo.com

TERÇA | 11H, 17H E 18H 
QUARTA A SEXTA | 11H E 18H
SÁBADOS | 12H E 18H

DOMINGOS E FERIADOS| 12H E 16H

Visitas mediadas

Diariamente os educadores do CCBB se juntam ao público para dialogar e trocar percepções acerca das exposições. Para participar, é necessário efetuar o cadastro 30 minutos antes de cada visita. A capacidade é para até 20 pessoas, cada visita tem duração aproximada de uma hora.

SEXTAS | 19H

SÁBADOS | 15H

Visitas mediadas em libras

Seguindo os mesmos princípios da visita mediada, a visita em Libras acolhe pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva, numa experiência compartilhada com os educadores. Não necessita agendamento prévio, o grupo será formado 15 minutos antes do horário da visita. Capacidade máxima de 20 pessoas.

Centro Cultural Banco do Brasil – Distrito Federal

SCES, Trecho 02, lote 22

CEP: 70200-002 | Brasília (DF)

(61) 3108-7600 | Terça a domingo, das 9h às 21 horas

ccbbdf@bb.com.br |  www.bb.com.br/cultura  | https://twitter.com/ccbb_df|

https://www.facebook.com/ccbb.brasilia/www.instagram.com/bancodobrasil

 

Para mais informações sobre o Programa Educativo CCBB – Educação e Arte:

 

Fonte: Agência Galo

Foto: Divulgação/CCBB

 

Deixe seu comentário