Filha de Raúl Castro lidera marcha contra homofobia em Cuba
Marcha “Conga Cubana contra a Homofobia e Transfobia” se espalhou pelas ruas de Havana nesse sábado (12)
Um marcha contra homofobia liderada pela filha do ex-presidente Raúl Castro e encerrada pelos filhos do sucessor, Miguel Díaz-Canel, se espalhou pelas ruas de Havana, capital de Cuba, nesse sábado (12).
A “Conga Cubana contra a Homofobia e Transfobia” é coordenada pelo Centro Nacional de Educação Sexual (Canesex), dirigido pela deputada e filha do líder revolucionário Raúl Castro, a sexóloga Mariela Castro, de 55 anos.
A comunidade gay pediu avanços no reconhecimento de direitos homossexuais e a não discriminação nas escolas, segundo noticiado pela France Presse. Os manifestantes gritavam palavras de ordem como: “Cuba sim, homofobia não. Cuba sim, transfobia não”.
Mariela percorreu o trajeto de quase um quilômetro da marcha em um carro americano dos anos 1950. Ela vestia uma camisa azul com os dizeres “Eu me incluo”. A filha de Raúl Castro afirmou que tanto o pai quanto o novo president apoiam o trabalho do Canesex.
“Não estamos trabalhando de maneira isolada, estamos trabalhando junto com o Estado, com o Partido (Comunista de Cuba, único)” para “transformar as consciências e avançar no campo dos direitos”, disse Mariela.
Ativistas mundialmente conhecidos, como o britânico Mike Jackson, de 63 anos, e a atriz chilena e ícone trans Daniela Vega, de 28, participaram da Marcha.
O evento se encerrou com um show, que contou com a apresentação surpresa da banda DECUBA. Os apresentadores não revelaram as identidades dos músicos, mas os rostos dos vocalistas já são conhecidos: trata-se dos filhos do novo presidente, Miguel e Jenny Díaz-Canela.
Fonte: Notícias Ao Minuto
Foto: Alexandre Meneghini/Reuters