Foton e ZF inauguram fábrica conjunta na China para a produção de transmissões automatizadas
- Planta em Jiaxing concentra a produção de transmissões ZF para caminhões leves e pesados da Foton para o mercado chinês
- Produção iniciou em abril como resultado de duas joint-ventures firmadas entre as empresas líderes do setor
- A TraXon, transmissão automatizada mais moderna da ZF, também será produzida na nova fábrica chinesa
A Foton Motor, maior montadora de veículos comerciais da China, inaugurou recentemente uma fábrica em Jiaxing, no sul de Xangai, em conjunto com a ZF, maior fornecedora mundial de sistemas de mobilidade para carros de passeio, veículos comerciais e aplicações industriais e parceira da marca desde 2016. A planta concentrará a produção de transmissões automatizadas para veículos comerciais leves e pesados ao mercado chinês e é resultado de duas joint-ventures firmadas entre as empresas para os dois segmentos.
Com isso, a Foton passa a ter 60% de participação na ZF LCV Automated Transmissions (Jiaxing) Co. Ltd., voltada à produção de transmissões para veículos comerciais leves, e 49% na ZF Foton HCV Automated Transmissions (Jiaxing) Co. Ltd., voltada aos pesados e responsável pela fabricação, integração e comercialização do mais eficiente sistema de transmissão de veículos comerciais da ZF, a TraXon, que também estará presente nos veículos produzidos pela Foton na China. A TraXon é uma transmissão automatizada que, em comparação com as opções manuais do mercado, reduz o consumo médio de combustível em até 5%. Trata-se da mais moderna tecnologia de transmissão da ZF, que, por ser modular, permite a customização para diferentes caminhões pesados e extrapesados pelo mundo.
A parceria está baseada na força do mercado chinês que possui uma demanda forte e crescente por sistemas automatizados de transmissão para veículos comerciais leves e pesados. A partir da nova planta, os caminhões Foton na China saem equipados com a transmissão automatizada TraXon produzida na ZF Foton HCV e em breve serão fornecidos com o sistema Intarder de frenagem por transmissão, que possibilita uma frear caminhões pesados sem esforço ou desgaste, ampliando o conforto e a segurança e ainda diminuindo custos operacionais.
“Nossos clientes chineses começam a enxergar ainda mais eficiência, conforto e segurança nos caminhões leves e pesados da Foton, a partir da expansão desta parceria entre duas líderes do setor”, diz Darren Lu, executivo da matriz Foton na China e responsável pelos negócios da marca no Brasil. “Recebemos o título de marca líder de veículos comerciais na China em abril de 2005 e, 14 anos depois, seguimos liderando a indústria de caminhões, à frente do desenvolvimento econômico e tecnológico do setor, com inovações cada dia mais benéficas ao consumidor final”, afirma.
A Foton estabeleceu em abril de 2017 parceria com a ZF para o fornecimento de caixas de transmissão inteligentes de alta qualidade para veículos comerciais leves e pesados da marca na China. O objetivo da joint-venture é garantir uma produção anual de 160 mil transmissões para caminhões leves da Foton em 2019 e ampliar para 320 mil a partir de 2020. Para caminhões pesados, a estimativa é de uma produção anual de 115 mil caixas de transmissão automática em 2019 e 20 mil sistemas retarders no mesmo período. Para uma segunda fase, a ser colocada em operação em 2022, a produção anual iria para 190 mil transmissões e 40 mil retarders.
Sediada em Pequim, na China, a Foton cobre uma série completa de veículos comerciais e de passeio no mundo, desde vans e picapes até ônibus, caminhões leves, pesados e extrapesados. Anualmente a marca vende cerca de 600 mil veículos por ano globalmente, 90% deste volume de veículos comerciais, com exportações para mais de 100 países e um volume que passa das 60 mil unidades. A filial brasileira é a quinta unidade industrial da Foton fora da China e atualmente conta com a cooperação estratégica da matriz chinesa para a expansão da rede e introdução de novos modelos ao mercado brasileiro.
Sobre a FOTON
A Foton Caminhões, presente no Brasil desde 2010, é responsável pela produção, importação e distribuição dos caminhões da marca Foton no País. Além disso, responde pelo fornecimento das autopeças e por todos os serviços de pós-venda, incluindo as revisões e manutenções.
Na China, a Foton Motor Group, fundada em 1996, no distrito de Changping, Pequim, possui joint-ventures firmadas com companhias importantes, como a Cummins, ZF e a Daimler, sendo apontada como uma das maiores e mais valiosas companhias chinesas.
Atualmente a Foton vende cerca de 600 mil veículos por ano globalmente, 90% deste volume de veículos comerciais, com exportações para mais de 100 países e um volume que passa das 60 mil unidades. No mundo a empresa conta com 40 mil colaboradores, duas mil concessionárias e, no ano passado, o faturamento foi de US$ 7,5 bilhões. A filial brasileira é a quinta unidade industrial da Foton fora da China. A marca já conta com fábricas na Tailândia, Vietnã, Quênia e Argélia em construção.
Para mais informações, acesse: www.fotonmotors.com.br
Fonte: MM Editorial – São Paulo/SP – Imagem: Divulgação