FOX Sports Latin America anuncia a realização da primeira cúpula internacional antipirataria dedicada especialmente ao esporte na América Latina

 

NOS DIAS 20 E 21 DE FEVEREIRO DE 2019, AS PRINCIPAIS LIGAS E FEDERAÇÕES ESPORTIVAS DO MUNDO, PROGRAMADORES E OPERADORES DE TV PAGA E AUTORIDADES E REGULADORES DA ÁREA SE REUNIRÃO NA CIDADE DO MÉXICO, PARA UM ENCONTRO INTERNACIONAL, QUE TEM COMO OBJETIVO COMPARTILHAR AS MELHORES AÇÕES QUE PERMITAM INTERROMPER ESTE PROBLEMA, POTENCIALIZAR A INDÚSTRIA DE CONTEÚDOS ESPORTIVOS E PROMOVER UM MERCADO SEGURO PARA OS CONSUMIDORES.

A pirataria de conteúdo provoca na indústria de TV paga na América Latina um prejuízo anual de mais de 6.500 milhões de dólares (1), sendo os eventos esportivos o principal objetivo das conexões fraudulentas.

A América Latina conta com 3 dos 10 eventos esportivos mais importantes do mundo e, ao mesmo tempo, também considerados como os mais pirateados mundialmente.

Os direitos esportivos são as propriedades que mais geram custos a nível mundial e merecem ser protegidas. 

A indústria de mídia e conteúdo na região latino-americana enfrenta um dos problemas mais sérios dos últimos tempos: o avanço da pirataria. Seu impacto na região produz perdas anuais que superam os U$S 6.500 milhões (1), afetando negativamente não só os direitos de propriedade intelectual, mas também investimentos em infraestrutura de telecomunicações e o patrimônio e ingresso governamental, já que só em impostos se deixa de arrecadar mais de U$S 1.000 milhões anuais. (5)

Nesse contexto, o esporte se tornou um dos conteúdos mais pirateados, principalmente através das páginas em internet, APPs e IPTV (TV por Protocolo de Internet) e empresas de retransmissão de conteúdo que não tem a autorização de seus titulares, sendo o futebol o principal objetivo das conexões fraudulentas. As retransmissões ilegais de alguns dos clássicos latino-americanos mais relevantes como o argentino Boca Juniors e River Plate; o brasileiro Grêmio e Internacional ou o uruguaio Nacional e Peñarol, registram cifras alarmantes de consumo pirata.

A análise mais recente de especialistas internacionais mostra que, durante a temporada 2017/2018 dos campeonatos mais importantes de futebol da América Latina, foram identificados 10.800 vídeos com infrações, dos quais mais de 40% foram encontrados nas redes sociais e alcançaram 1.250.000 de visualizações ilegais (3). No clássico “Boca Juniors e River Plate”, mais de meio milhão de pessoas tentaram visualizar ilegalmente o jogo através de redes sociais; 71% mais que no clássico que aconteceu somente seis meses antes. Isso, sem contabilizar outras alternativas piratas como alguns tipos de IPTV, APPs e páginas de internet ilícitos. (4)

Com o objetivo de reverter esta tendência, debater e analisar estratégias de sucesso, a FOX Sports Latin America convoca os representantes dos direitos esportivos de todo o mundo, as autoridades e reguladores para a primeira cúpula internacional de antipirataria na América Latina dedicada integralmente ao mundo dos esportes. O evento será realizado na Cidade do México, nos dias 20 e 21 de fevereiro de 2019. O objetivo do encontro será diminuir o impacto específico desse problema, compartilhar as melhores ações, potencializar a indústria de conteúdos esportivos e promover um mercado seguro para os consumidores.

“O esporte está se tornando a primeira fonte de pirataria, principalmente através do streaming. É algo que deve preocupar a todos: as ligas esportivas, os donos dos direitos, os meios que licenciamos e transmitimos legalmente tais direitos, cujos custos são altíssimos. Contamos com o apoio absoluto das Ligas e dos proprietários dos direitos para proteger o conteúdo”, afirmou Carlos Martínez, Presidente da FOX Networks Group Latin America.

E acrescentou: “A FOX Networks Group foi sempre o modelo da luta contra a pirataria em TV paga na região, realizando em conjunto com TAP e os órgãos governamentais dos principais países da América Latina. Realizamos 17 seminários de antipirataria nos últimos quatro anos, convidando a indústria de conteúdo e reguladores a debater e implementar as melhores ações para combater este problema. Conseguimos resoluções sem precedentes na região a favor da proteção dos conteúdos esportivos. Graças ao trabalho conjunto com as autoridades locais, conseguimos bloquear a página de retransmissão ilegal de conteúdos “Sportflix” no México e “Roja Directa”, tanto no Uruguai como no Peru. Continuaremos trabalhando para combater a retransmissão ilegal de eventos esportivos. É uma tarefa vital para os que fazem parte da indústria de conteúdos em América Latina”.

Para Daniel Steinmetz, SVP & Chief Antipiracy Officer de FOX Networks Group Latin America afirmou: “É absolutamente relevante e fundamental apoiar e impulsar esse primeiro encontro dedicado 100% a debater e compartilhar junto aos principais representantes internacionais da indústria, a forma como protegeremos conteúdos de altíssimo valor para nossos fãs, e fazer isso de forma conjunta. Há mais de dez anos, a FNG Latin America – grupo do qual FOX Sports faz parte – é líder no combate à pirataria e trabalha de maneira constante desenvolvendo ações e estratégias para acabar com este problema que deteriora as economias regionais e a indústria”.

“Nosso compromisso tem como meta conseguir um mercado transparente e benéfico tanto para quem opera legalmente como para os usuários que utilizam os conteúdos originais de qualidade e de forma lícita. Quem consome conteúdos em páginas piratas, põem em risco a sua segurança e a de sua família, expondo informações pessoais e financeiras, arriscando-se a serem vítimas de fraudes econômicas”, acrescentou Steinmetz.

SOBRE A FOX NETWORKS GROUP LATIN AMERICA

A FOX Networks Group Latin America é o grupo de entretenimento multi-plataforma número 1 na América Latina que desenvolve, produz e oferece conteúdos pagos lineares e não lineares de entretenimento, esportes, filmes, e factuais na América Latina sob as marcas: FOX, FX, FXM, FOX Life, FOX Sports, FOX Sports 2, FOX Sports 3, FOX Sports Premium, National Geographic, Nat Geo Wild, Nat Geo Kids, BabyTV; Cinecanal e FOX Premium’s, FOX Premium Series, FOX Premium Movies, FOX Premium Action, FOX Premium Comedy, FOX Premium Family, FOX Premium Cinéma, FOX Premium Classics e FOX App. A Fox Networks Group Latin America é de propriedade da 21st Century Fox (NASDAQ: FOX; ASX: FOX).

(1) Fonte: Estudo realizado por “Alianza contra la Piratería”.

(2) Fonte: “The Mirror”, UK.

(3) Fonte: Relatório de NetResults.

(4) Fonte: Relatório de FriendMTS.

(5) Fonte: Estudo realizado por “Alianza contra la Piratería”.

 

Fonte: FSB Comunicação – Rio de Janeiro/RJ

Foto: Divulgação

 

Deixe seu comentário