Franquias impulsionam geração de emprego no 1º trimestre de 2024
Redes de diferentes segmentos abriram novas unidades e postos de trabalho neste início de ano
Um levantamento feito pelo Sebrae com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) aponta que as micro e pequenas empresas realizaram 177,1 mil novas contrações somente em fevereiro, do total de 306 mil postos registrados no mês. Isso representa aproximadamente 58% das vagas de empregos criadas no Brasil durante o período. Ainda de acordo com o estudo, o resultado alcançado pelas MPEs em fevereiro foi 21% maior se comparado ao de 2023. Corroborando tais dados, com planos de expansão robustos, marcas de franquias que atuam em todo território nacional, em segmentos variados, assumem um importante papel na criação e manutenção de vagas no mercado de trabalho.
De acordo com dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), tendo em vista a expansão do volume de unidades e de redes, o setor de franquias segue empregando diretamente mais pessoas. De acordo com o balanço do franchising em 2023, o número de trabalhadores diretos subiu de 1.589.276 para 1.701.726, apontando um crescimento de 7,1% em relação ao ano anterior. O levantamento também aponta que cada unidade de franquia gera, em média, nove empregos diretos.
No primeiro trimestre de 2024, por exemplo, a 5àsec, maior rede de lavanderias do Brasil, implantou 10 novos pontos de vendas em diferentes estados. Com essa movimentação, a marca francesa gerou mais de 40 novos empregos para vários cargos. Já a Água Doce Sabores do Brasil, uma franquia que leva o sabor da culinária brasileira por meio de pratos e drinques variados, registrou um aumento de 5% nas contratações desde o início de ano. Além disso, a marca inaugurou três restaurantes localizados em São José do Rio Preto (SP), Taquaritinga (SP) e Uberaba (MG), que juntos somaram a contratação de, em média, 35 novos colaboradores. Ainda no segmento de alimentação, o Divino Fogão, rede de comida da fazenda que atua em praças de alimentação de shopping centers, selecionou mais de 40 profissionais para atuarem em novos restaurantes da marca, abertos em empreendimentos das cidades de São José dos Pinhais (PR), Cariacica (ES) e Rio de Janeiro (RJ).
Levando em conta os dados de janeiro a março deste ano, a Calçados Bibi, rede de calçados pioneira no segmento infantil, efetuou contratações tanto no Varejo quanto na Indústria. Com duas plantas fabris, sendo uma em Parobé (RS) e outra em Cruz das Almas (BA), só na produção industrial foram 162 empregos gerados, sendo 82 na operação do Sul e 80 na baiana. Já nas lojas próprias, a Bibi selecionou 31 novos talentos para atuarem com a venda de calçados para crianças de 0 a 9 anos. Também atuando no segmento de moda infantil, a Milon, rede de vestuário infantil com inspiração europeia, pertencente ao Grupo Kyly, inaugurou quatro lojas em diferentes estados brasileiros, fazendo com que, ao menos, 12 vagas de empregos fossem geradas.
Atuando no segmento educacional, o Grupo MoveEdu é detentor das marcas Microlins e Prepara Cursos, que oferecem cursos profissionalizantes, de idioma, além de graduação e pós-graduação, e da Ensina Mais Turma da Mônica, uma rede de apoio escolar, que também conta com cursos de robótica e programação para crianças. Neste período foram abertas 15 novas escolas do grupo, sendo cinco da Microlins, quatro da Prepara Cursos e seis da Ensina Mais Turma da Mônica, em diferentes estados, de Norte a Sul do Brasil. Juntas, as operações foram responsáveis pela criação de mais de 150 vagas de emprego.
Com 700 unidades em operação, a Casa do Construtor é a maior rede franqueadora de locação de equipamentos para construção civil, pintura, limpeza e jardinagem da América Latina. Cada uma das unidades emprega, em média, cinco profissionais, sendo um atendente, um gerente, um mecânico e um motorista. A Rede está em processo de implantação de 24 unidades e, com isso, há 120 vagas de emprego abertas em várias regiões do País.
Fonte: DFREIRE Comunicação e Negócios
Por Marcela Baptista
Crédito: FreePik