Frejat quer ouvir cacique nacional do PR para tomar decisão sobre GDF

 

Está marcada para a manhã desta terça (17) reunião entre buritizável e Valdemar Costa Neto. Frejat quer independência em suas deliberações

A terça-feira (17/7) começa com expectativa no cenário político do Distrito Federal. O pré-candidato ao Palácio do Buriti, Jofran Frejat (PR), se encontrará com o presidente nacional da legenda, Valdemar Costa Neto, para decidir se continua na disputa ao GDF ou se desiste da corrida eleitoral. Frejat quer ter uma conversa franca com o chefe do partido para saber se pode seguir com independência. O médico não pretende se submeter a pressões de aliados para a escolha de cargos em troca de apoio.

Na última sexta-feira (13), Frejat tornou pública a insatisfação com as interferências em suas decisões. Disse que prefere não sair candidato se não puder comandar um eventual governo. “Não vou vender minha alma ao diabo, prefiro me afastar e manter meu nome limpo”, disse à coluna Grande Angular do Metrópoles, em primeira mão.

Depois de tornar pública a decisão, o médico foi procurado durante o fim de semana por aliados que tentavam demovê-lo da ideia de desistência. No entanto, manteve a disposição de ficar reflexivo para somente depois da conversa com Valdemar Costa Neto definir qual rumo seguir. Ele recebeu em sua casa o presidente do MDB local, Tadeu Filippelli, Rôney Nemer (PP), Paco Brito (Avante) e Alberto Fraga (DEM).

“Quero conversar com ele [Costa Neto] olho no olho”, disse Frejat. O presidente nacional do PR estava em São Paulo nesta segunda-feira (16). Chegou em Brasília às 20h, mas agendou o encontro com o pré-candidato ao Buriti para a manhã desta terça.

Aliados de Frejat afirmam que a pequena crise do republicano vai se resolver. “Existem duas possibilidades: ou ouve do Valdemar que ele mesmo vai coordenar a própria campanha e segue em frente ou escuta que não tem autonomia e desiste de vez”, disse um amigo do ex-secretário de Saúde.

Reviravolta
A movimentação de Frejat acerca de uma possível saída do jogo mexeu com o tabuleiro político distrital. Em apenas três dias de indecisão do primeiro colocado nas pesquisas de intenção de voto, dois novos nomes apareceram na disputa ao Buriti. O deputado federal Rogério Rosso (PSD) anunciou que será candidato caso o médico desistaAlberto Fraga seguiu a mesma linha.

O senador Cristovam Buarque (PPS) também se pronunciou: “Se o Frejat não for candidato, quem sabe ele pode querer nos apoiar? Uma figura como ele é importante se manifestar. O ideal é que pudesse vir, mas o partido dele dificulta isso”, afirmou o pré-candidato à reeleição no Senado.

Cristovam se mantém no grupo chamado terceira via, ao lado de outras cinco legendas: PSDB, PSD, PRB, PSC e PSDC. O candidato da coalizão é o deputado federal Izalci Lucas (PSDB), mas o grupo ainda se mantém instável. Um dos integrantes da aliança, o PRB deve decidir nesta terça-feira se permanece no grupo ou toca projeto paralelo.

 

Fonte: Metrópoles

Foto: Igo Estrela/Metrópoles

 

Deixe seu comentário