Funasa promove seminário de Avaliação de Impactos à Saúde
A abertura do I Seminário sobre estratégias de Avaliação de Impactos à Saúde (AIS) das ações de saneamento e saúde ambiental da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) foi realizado na manhã desta terça-feira, (16), na sede da Organização Pan – Americana da Saúde (OPAS), em Brasília. O encontro, que tem duração de dois dias, traz como objetivo apresentar e discutir alternativas e estratégias metodológicas para avaliação de impacto da implementação das ações de saneamento e de saúde ambiental, realizadas pela Funasa, na saúde das populações.
O presidente da Funasa, Ronaldo Nogueira esteve na mesa de abertura acompanhado da coordenadora da unidade técnica de determinantes da saúde, doenças crônicas não transmissíveis e saúde mental da OPAS/OMS, Katia Campos; o Vice-Presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fundação Oswaldo Cruz, Marco Menezes; o Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Leonardo Vilela; Vice-Presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fundação Oswaldo Cruz, Marco Menezes e Secretário de Controle Externo da Saúde do Tribunal de Contas da União, Carlos Augusto De Melo Ferraz.
O presidente Ronaldo Nogueira, destacou os 28 anos de trabalho da Fundação em prol da saúde pública e falou da importância do trabalho da Funasa e realização deste I Seminário. “Quero agradecer os parceiros da Funasa presentes e que trabalham junto conosco na promoção da melhora da qualidade de vida das pessoas. Este será o primeiro seminário de muitos. Aqui temos a possibilidade de adequar medidas efetivas e pontuais, além de abordarmos um diagnóstico preliminar para que as ações sejam concretizadas de forma eficaz e dentro do prazo de entrega. O capital intelectual deste seminário é fundamental para asseguramos a promoção e proteção à saúde”, finalizou.
Abertura dos painéis
Após encerramento da Mesa, o diretor do Departamento de Engenharia de Saúde Pública (Densp/Funasa) Ruy Gomide Barreira saudou os participantes, organizadores e oficializou a abertura do Painel Nacional, que contextualiza a Avaliação das Políticas Nacionais Públicas (Metodologia AIS).
Fonte: Blog Edgar Lisboa – Foto: Daniel Ribeiro/Funasa