Gastronomia de SP e restaurantes de Brasília lideram na preferência do turista estrangeiro

 

Conclusão está no Estudo da Demanda Turística Internacional do MTur 2017. Nos dois quesitos, percentual de avaliações positivas supera os 95%

25 07 18 ROGERIO CASSIMIRO Lanche de mortadela SAO PAULO SP
Sanduíche de Mortadela – Mercadão SP – Foto: Rogério Cassimiro/MTur

A mistura de culturas que contribuiu para a formação da identidade do brasileiro tem na gastronomia uma de suas principais marcas. Não é à toa que a culinária nacional, com ingredientes de tradições indígenas a europeias, tem sido anualmente um dos itens mais bem avaliados pelos estrangeiros que visitam o país. Em 2017, dois estados se destacaram entre 17 pesquisados pelo Ministério do Turismo: São Paulo, cuja gastronomia alcançou 97,3% de avaliações positivas, e Brasília, com seus restaurantes aprovados por 97,7% dos turistas internacionais.

A capital federal vem despontando no cenário gastronômico nacional e investindo na diversidade culinária e em empreendimentos de nível internacional.  Se a cidade está no topo com a qualidade de seus restaurantes, na culinária o percentual de aprovação do turista estrangeiro também é expressivo: 96,8% gostaram do que experimentaram.  Prova da visibilidade de Brasília no cenário turístico é que ela atingiu a segunda colocação na categoria “destinos em alta” na América do Sul no prêmio Travellers’ Choice 2018, organizado pelo site de viagens Trip Advisor.

O chef brasiliense Rafael Madeira aponta como um dos fatores para o aumento da visibilidade da gastronomia candanga a preparação do mercado para a Copa do Mundo de 2014. “Houve uma grande mobilização para que restaurantes e profissionais se preparassem para receber turistas estrangeiros durante os jogos. A partir daí houve uma evolução no cuidado com os empreendimentos e na valorização de ingredientes locais como diferencial”, explica Madeira, proprietário de um restaurante de culinária contemporânea mediterrânea, na Asa Sul da capital.

26 07 18 chef Rafael Madeira Divulgação
Chef Rafael Madeira – Brasília – Divulgação/MTur

GASTRONOMIA É ATRAÇÃO – Na gastronomia, a cidade de São Paulo recebeu este ano o título de Capital Ibero-Americana da Cultura Gastronômico e também foi destaque na pesquisa do MTur, com 97,3% de aprovação. Outros estados ficaram bem próximos da marca paulista – é o caso do Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que alcançaram percentuais na casa dos 96%.

O Espírito Santo foi o estado que apresentou maior aumento em 2017, em relação ao ano anterior, na avaliação positiva da gastronomia. Cresceu 3%, alcançando aprovação de 96,9% dos visitantes internacionais. Quando o assunto é restaurantes, o maior salto comparativo ficou com Goiás, com um aumento de 91% para 95,8% no percentual de turistas que elogiaram os estabelecimentos goianos, segundo o estudo do MTur.

Na avaliação geral, a culinária do Brasil recebeu avaliação positiva de 95,7% dos turistas estrangeiros e os restaurantes foram aprovados por 96,4%, confirmando a gastronomia como um importante ativo do turismo brasileiro. Em 2017, o país recebeu 6,6 milhões de turistas estrangeiros, número recorde da série histórica.

A pesquisa, realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para o Ministério do Turismo, avalia 18 itens de infraestrutura e serviços turísticos, tais como segurança pública, transportes, sinalização, alojamento, diversão e hospitalidade, entre outros.

 

Fonte: Ministério do Turismo

Foto: Rogério Cassimiro / MTur

 

Deixe seu comentário