GDF 2018: líderes nas pesquisas batem perna em Taguatinga
Quatro dos cinco postulantes ao Buriti mais bem pontuados nas sondagens de intenção de voto escolheram a cidade para cativar eleitorado
A seis dias das eleições, quatro dos cinco candidatos ao GDF mais bem pontuados nas pesquisas de intenção de voto escolheram Taguatinga para fazer corpo a corpo com o eleitor. Ao longo desta segunda-feira (1º/10), passaram pela terceira maior cidade do Distrito Federal: Ibaneis Rocha (MDB), Alberto Fraga (DEM), Rodrigo Rollemberg (PSB) e Rogério Rosso (PSD). A outra integrante do pelotão da frente nos levantamentos, Eliana Pedrosa (Pros), fez campanha em Sobradinho.
Líder na última pesquisa Datafolha, Ibaneis foi a Taguatinga de manhã e à tarde. Às 10h30, fez uma caminhada pelo Taguacenter, o lugar com comércio mais pujante da região administrativa. Às 17h, voltou à cidade e se encontrou com lideranças evangélicas e presidentes de associações de moradores. Entre as duas agendas, o emedebista foi sabatinado pelo Metrópoles e avaliou os últimos governadores do DF.
“Nós temos uma lista de piores, os últimos três ou quatro. O Arruda, por ter se envolvido em corrupção. Rosso tinha dinheiro, poderia ter feito muito pela cidade, mas preferiu fazer política de clientelismo. Agnelo deixou um legado de atraso. E o Rollemberg é o pior da história do DF”, atacou.
Alberto Fraga, que caiu para terceiro na última aferição do Datafolha, tentou reverter o cenário conversando com moradores e comerciantes na Avenida Comercial de Taguatinga. Acompanhado de poucos cabos eleitorais e candidatos a distritais, o buritizável distribuiu santinhos e panfletos, além de se comprometer com comerciantes e moradores da região a voltar com a mão dupla na Avenida Comercial, caso seja eleito.
“Em todo comércio que entro, há reclamação com o trânsito da região. As vendas foram prejudicadas por causa dessa mudança. A maioria dos clientes vem de ônibus e reclama de andar de uma avenida para a outra”, afirmou Fraga.
O atual governador do DF, Rodrigo Rollemberg, optou por uma agenda diferente na cidade e tirou parte da tarde para visitar o Centro de Convivência do Idoso de Taguatinga. Pela manhã, o socialista concedeu entrevista ao Metrópoles.
Na ocasião, defendeu a transformação do Hospital de Base do DF em instituto e disse que os adversários contrários ao modelo cometerão um “crime” caso ponham fim ao novo regime. “Descobrimos o modelo adequado, e se a gente adotar no Hmib, Hospital do Gama, de Ceilândia, vai melhorar”, disse.
Rogério Rosso, que figura tecnicamente empatado com Rollemberg na preferência do eleitorado, passou parte do dia na maior e mais populosa cidade do DF, Ceilândia, onde entregou santinhos e tentou convencer os eleitores de que é o melhor nome para comandar a capital do país a partir de 1º de janeiro de 2019. À noite, se dirigiu ao campus do Uniceub, em Taguatinga Sul, onde passou por uma sabatina.
Antes, ele esteve no Metrópoles e rebateu a fala de Rollemberg à respeito da criação do Instituto Hospital de Base do DF: “Crime é o que o Rollemberg está fazendo na Saúde. Deixar milhares de pessoas sem atendimento”.
Pedrosa fala em seguir passos de Roriz
Eliana Pedrosa iniciou a semana decisiva de campanha fazendo corpo a corpo em Sobradinho e no Riacho Fundo I. Por onde passou, além de se apresentar aos eleitores, disse pretender seguir os passos do ex-governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, que morreu na quinta-feira (27/9).
“Eu quero seguir os passos de Roriz. Trabalhar em grandes obras sem esquecer de governar com amor e carinho. Dar atenção às pessoas menos favorecidas”, afirmou a buritizável.
O candidato do Novo, Alexandre Guerra, fez panfletagem na Rua das Elétricas, na 109 Sul; na Galeria dos Estados, Conic e na Rodoviária do Plano Piloto. Por sua vez, o petista Júlio Miragaya passou a manhã discutindo estratégias de campanha com assessores, gravou programa eleitoral e, às 16h, participou do encontro “A crise da Ciência, Tecnologia e das universidades públicas. O que esperar de 2019?”, realizado no Centro Cultural da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUNnB), no Campus Darcy Ribeiro.
Reuniões
O general Paulo Chagas (PRP) fez reuniões de coordenação no comitê central de campanha, gravou vídeos na Cidade do Automóvel e, no turno vespertino, seguiu para Samambaia, onde foi entrevistado por uma TV comunitária.
Antônio Guillen (PSTU) participou de uma roda de conversa com apoiadores na sede do partido e, à tarde, se reuniu com aliados para discutir os rumos da campanha. Fátima Sousa (PSol) não teve agenda pública nesta segunda (1º). O postulante do PCO, Renan Rosa, não divulgou agenda pública.
Fonte: Metrópoles
Por Saulo Araújo
Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles