GDF anuncia renovação da frota de ônibus, mas não dá prazo
Rodrigo Rollemberg (PSB) apresentou os 50 novos ônibus que começam a circular na próxima segunda (29/1)
Rodrigo Rollemberg (PSB) anunciou a renovação da frota de ônibus do Distrito Federal. O chefe do Executivo local, entretanto, não deu prazo para que os 2,7 mil veículos do sistema público de transporte do DF sejam substituídos por novos.
O anúncio ocorreu nesta quarta-feira (24/1), quando o governador apresentou 50 novos coletivos. A compra corresponde a apenas 1,8% da frota. Os veículos vêm com sistema de biometria facial instalado, sinal de sistema de posicionamento global (GPS) e motor mais potente e econômico. Eles começam a circular nas ruas a partir de segunda (29).
Os veículos das linhas da Viação Piracicabana na bacia 1 serão os primeiros trocados. Atualmente, atendem Planaltina, Guará, Sobradinho, Plano Piloto, Cruzeiro e Universidade de Brasília (UnB).
“Esses veículos vão garantir mais qualidade e segurança para o transporte público do DF”, disse Rollemberg. Essa medida, segundo ele, somada a outras que estão em curso — como as obras do trevo de triagem norte, expansão do metrô em Samambaia, extensão do tempo de integração do Bilhete Único — vão melhorar o serviço prestado à população.
Embora seja obrigatória no período de, no máximo, sete anos, a troca atual se dá com quatro anos de uso dos veículos. A antecipação ocorre para que a frota incorpore novas tecnologias.
O GPS, por exemplo, será usado para fornecer os horários dos ônibus em tempo real por meio de aplicativo, de forma a dar mais conforto aos usuários.
“O planejamento começa pela Bacia 1. Entregamos 50 novos veículos, um novo plano de circulação na cidade e implementamos bilheteria no terminal de Planaltina. Daqui para frente, as melhorias serão frequentes em todo o DF”, disse o secretário de Mobilidade, Fábio Damasceno.
Cerca de 91 mil pessoas utilizam o terminal de Planaltina todos os dias. Elas vão contar com mais 246 viagens — até hoje, eram aproximadamente 555 — disponíveis diariamente. Com isso, o intervalo entre elas será reduzido, em média, 11 minutos. (Com informações da Agência Brasília)
Fonte: METRÓPOLES/AGÊNCIA BRASÍLIA
Foto: JP RODRIGUES/METRÓPOLES