Goiás: HGG lança processo de certificação para Centro de Terapia Intensiva
Com presença do secretário Ismael Alexandrino, solenidade marca avaliação que será realizada pela ACSA, uma das mais renomadas instituições europeias
O Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realizou, na manhã desta quinta-feira, 6, o lançamento do processo de certificação internacional do seu Centro de Terapia Intensiva (CTI). O processo será avaliado pela espanhola Agência de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA), uma das mais renomadas instituições de certificação e responsável pela única metodologia de acreditação europeia no Brasil.
A acreditação se baseia na avaliação de princípios como qualidade dos cuidados integrados, profissionais envolvidos e seus resultados, que serão refletidos ainda mais na melhoria geral do quadro clínico dos pacientes internados, redução da taxa de permanência e de letalidade. Presente no evento, o secretário da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, destacou a importância desse processo. “Buscar a excelência é um movimento contínuo, envolve disciplina e envolvimento com o projeto e o HGG faz isso com muita capacidade”, definiu.
O secretário destacou que, por trás dos números e processos, existe um usuário que precisa ser cuidado com excelência, e essa experiência é vivida no HGG. “A segurança é uma das palavras-chave dentro de um hospital, e as acreditações são desafiadoras para melhorar a segurança do paciente e de todos os servidores”, afirmou ainda. Outra palavra-chave, para o secretário, é a excelência, especialmente na humanização dos serviços. “O HGG é também um modelo nesse sentido, com todos os seus projetos, tanto na área clínica como ainda nas ações culturais e artísticas. É um exemplo que precisa ser seguido por outras unidades”, enfatizou.
Qualificar atendimento
O HGG foi indicado ao processo de certificação pelo Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (Ibes). “O processo é uma forma de otimizar os processos e qualificar o atendimento, sempre pensando no foco maior do nosso trabalho, que é o paciente”, afirmou Durval Pedroso, diretor-técnico da unidade, que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás.
Também presente no evento, realizado no Auditório Dr. Luiz Rassi do HGG, o diretor de Projetos e Novos Negócios do Ibes, Christian Hart Ferreira, ressaltou que a unidade é o primeiro hospital público a participar desse projeto, por ser referência nos processos de trabalho, na melhoria contínua dos recursos humanos e dos indicadores de Saúde. “O HGG é um ‘case’, exemplo pra muitos hospitais públicos e privados. Tem modelos de assistência eficientes e comprometidos com o resultado final, que é qualidade de vida do paciente”, avaliou.
Além de buscar a nova certificação, o HGG recebeu, neste mês, a visita de manutenção do título ONA 3, mantido por avaliadores do Ibes, também responsável por trazer o Acsa ao Brasil.F
Fonte: Comunicação Setorial da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás
Foto: Erus Jhenner