Governança e compliance são as modernas armas de combate à corrupção

No Brasil, somente os estados de Goiás, do Rio de Janeiro e o Distrito Federal têm normas específicas nos órgãos públicos

A sociedade está mais politizada e exigente quanto aos parâmetros de ética e responsabilidade com a coisa pública. Esse ambiente de baixa tolerância à corrupção e ao mau uso do recurso impõe ao legislativo e ao executivo um nível cada vez maior de governança e compliance, com padrões éticos elevados.

No Brasil, apenas os estados de Goiás, Rio de Janeiro e o Distrito Federal têm normas que estabelecem o cumprimento dos programas de governança e compliance nos órgãos públicos. Esses projetos buscam aperfeiçoar os processos de gestão das políticas públicas e recuperar a confiança do cidadão nas instituições, promovendo maior equilíbrio entre Estado e Sociedade.

Professor do curso Governança no setor público, gestão de gabinete e gerenciamento de crise, mestre em ciências militares, coach e consultor em governança e compliance, Coronel Villarinho explica que a estruturação de programas de compliance e integridade são os caminhos para solucionar os principais problemas da administração pública: o controle da corrupção e da fraude.

“São muitos os motivos que levam um agente a cometer um ato ilícito, como necessidade, pressão do sistema e até banalização da ilegalidade. O fato é que sempre haverá alguém disposto a correr o risco e por isso é preciso ter meios de controle da gestão pública”, explica o professor.

A adoção de ações de prevenção e redução da corrupção na gestão é uma vocação mundial e a tendência é que os demais estados brasileiros adiram à regra. Os servidores públicos com formação nas áreas serão requisitados para implantarem as boas práticas nos órgãos e gabinetes institucionais.

SERVIÇO

Curso Governança no setor público, gestão de gabinete e gerenciamento de crises

Inscrições: https://sicoaching.com.br

Investimento: R$ 970 (10 X 97,00)

Fonte: Comitê Gestão de Crises e Comunicação Estratégica

Por Ana Carolina Carvalho

Foto: Divulgação

Deixe seu comentário