Governo de Goiás lança serviços de pediatria com presença do ministro da Saúde
Luiz Henrique Mandetta, acompanhado do governador Ronaldo Caiado e secretário Ismael Alexandrino, visitará Hugol para participar da inauguração de leitos pediátricos e anunciar repasses ao Estado. Ministro também participa do lançamento do novo serviço aeromédico estadual
O Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) recebe nesta sexta-feira, 12, às 8h30, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, para visita e inauguração de novos leitos destinados ao atendimento infantil. O governador Ronaldo Caiado e o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, estarão presentes. O ministro também fará o anúncio de recursos para a saúde estadual, que será destinada para a média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar (MAC), e participará do lançamento do novo serviço aeromédico estadual.
No Hugol serão inaugurados 45 leitos de enfermaria pediátrica e 10 de UTI pediátrica, que servirão como retaguarda para pacientes do Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI), referência para a urgência e emergência pediátrica no Estado de Goiás. O Hugol receberá pacientes do Materno encaminhados via regulação estadual.
Segundo Alexandrino, os novos leitos entram em funcionamento já na sexta-feira. “Esses leitos são metade da capacidade instalada do HMI. Isso vai colaborar para desafogar o atendimento naquela unidade, que sofre com tanta demanda”, esclareceu.
Aeromédico
No mesmo dia, às 16h, o ministro Luiz Henrique Mandetta participará do lançamento do serviço aeromédico da Secretaria de Saúde de Goiás em parceria com o Corpo de Bombeiros de Goiás. O governador Ronaldo Caiado; o secretário Ismael Alexandrino e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Dewislon Adelino Mateus, assinarão o contrato que define a criação do novo serviço de urgência e emergência de longa distância, reestruturando o serviço aeromédico estadual. A cerimônia ocorrerá no hangar do Governo de Goiás, no Aeroporto Santa Genoveva.
No valor de R$ 3,9 milhões por quatro anos, o contrato prevê um helicóptero A119MKII e um bimotor Sêneca 3 equipados com monitor paramétrico, respirador, oxímetro, aspiradores, bombas de infusão, equipamentos de ultrassom portátil e aspiradores elétricos, entre outros. A equipe de socorro terá 35 profissionais, entre copilotos, médicos, enfermeiros, maqueiros. No contrato está previsto ainda a ampliação do programa Combate ao Aedes, transporte de órgãos para transplantes e treinamentos a serem realizados pelo Corpo de Bombeiros.
O serviço aeromédico será regulado pelo Centro de Operações do Corpo de Bombeiros, por meio dos médicos do Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergência (Siate) da SES-GO e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Está prevista uma economia de 50% em relação aos gastos anteriores.
Agenda
As estruturas do Hugol, do Hospital Materno Infantil e do Centro Estadual de Atenção ao Diabetes do Hospital Estadual Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi (HGG) também serão apresentadas ao ministro pelos gestores estaduais.
SERVIÇO
Visita do Ministro da Saúde ao Hugol
Data: 12 de abril, sexta-feira
Horário: Às 8h30
Local: Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol)
Endereço: Av. Anhanguera, 14.527 – setor Santos Dumont, Goiânia – GO
Lançamento do Serviço Aeromédico
Data: 12 de abril, sexta-feira
Horário: Às 16h30
Local: Hangar do Governo Estadual, no Aeroporto Santa Genoveva
Fonte: Comunicação Setorial da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás
Fotos: NCOM/Hugol