Governo federal, por meio do MTur, investirá R$ 10 milhões no novo Parque Natural de Angra dos Reis (RJ)

Recursos serão destinados a construção de vias de acessos, pavimentação, urbanização e sinalização do ponto turístico

Em processo de implementação, o novo Parque Natural Municipal Mata Atlântica, localizado em Angra dos Reis (RJ), vai receber recursos federais para completar a infraestrutura turística do local. O Ministério do Turismo investirá mais de R$ 10,2 milhões para a construção de vias de acessos, pavimentação, urbanização e sinalização do parque permitindo, assim, a viabilização de atividades e futuras implantações.

Também conhecido como Parque da Cidade, o espaço possui mais de mil hectares. Por meio de uma parceria entre a prefeitura local e a iniciativa privada, o parque vai oferecer aos visitantes trilhas para caminhada, área de escalada, pontos de voo livre, rapel, mirantes e observação de aves, além de restaurantes, anfiteatro, museu, teleférico, cafeterias, camping, entre outras atividades.

“Estamos investindo em um espaço que deve se tornar um grande polo de ecoturismo do estado do Rio de Janeiro e da Região Sudeste. Além disso, o Parque da Cidade será um grande gerador de emprego e desenvolvimento para a região”, afirmou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Geração de emprego e renda foi uma das principais expectativas relacionadas ao parque apontadas pela população local em audiências públicas. “Quase 60% dos participantes responderam positivamente à pergunta sobre o interesse em empreender no local. Isso mostra que a busca de geração de emprego e renda, alinhada à preservação ambiental, deve ser o nosso caminho”, destacou Fillipe Mota, superintendente do Instituto Municipal do Ambiente (IMAAR), que administrativa o parque.

O PARQUE – O Parque Natural Municipal da Mata Atlântica (Parque da Cidade) foi criado através do decreto nº 10.760, de 26 de dezembro de 2017. O espaço abrange as partes altas de toda a elevação que domina o Centro de Angra dos Reis, com sua linha limítrofe passando sobre os morros da Carioca, Santo Antônio, Caixa D’água, Carmo, Peres, Glória, e da Cruz; seguindo também por cima do Encruzo, Enseada, Retiro, Ribeira, Vila Velha, Praia Grande, Bonfim e Colégio Naval.

Os objetivos que levaram o governo municipal a criar o parque se agrupam em três eixos centrais: preservação ambiental, controle do uso e ocupação do solo e potencialização do turismo ambiental e ecológico.

O projeto de implementação está em fase final com plano de manejo, delimitação da área e modelagem concluídos. A licitação para contratação de empresa privada que assumirá as atividades do parque está prevista para dezembro.

Por Vanessa Castro*
*Com informações do Parque da Cidade de Angra dos Reis 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Foto: Parque Natural Municipal da Mata Atlântica

Deixe seu comentário