Grande Encontro de Gerações do SindSaúde dá início aos 42 anos do sindicato
Evento ocorreu nesta quinta-feira (25), no Clube da Saúde, e contou com a presença de inúmeras pessoas que fazem parte da história da instituição
O SindSaúde realizou nesta quinta-feira (25), no Clube da Saúde, o Grande Encontro das Gerações que fizeram parte dos 42 anos de história do sindicato. Com o tema: “O que nos une é maior do que nossas diferenças”, a tarde foi de emoção, reencontro de amigos e memória de diversas lutas e batalhas.
Estiveram presentes no evento a presidente Marli Rodrigues, os ex-presidentes do SindSaúde, Sônia Republicano, Luiz do Vale e Agamenon Torres. Além de diversos diretores e delegados sindicais de antigas e da atual gestão.
Na ocasião foi possível relembrar a história da fundação do sindicato, as lutas de cada gestão ao longo dos anos, além de rememorar antigas e atuais conquistas do sindicato, como a GATA (Gratificação de Apoio Técnico-Administrativo) e a Lei nº 6.903/2021 que modernizou as carreiras dos servidores da Saúde do Distrito Federal.
A presidente do SindSáude, Marli Rodrigues, relembrou as dificuldades enfrentadas na luta pela redução da jornada de trabalho da antiga carreira da Assistência Pública à Saúde do DF para 20 horas semanais. Marli também falou sobre o calote dado aos servidores da saúde pelo governo Rollemberg, onde não foi paga a diferença das 4 horas, além da última parcela da GATA.
Ouvindo os antigos presidentes, ficou claro que o SindSaúde sempre se destacou por sua força, mesmo quando era perseguido, ou nas dificuldades enfrentadas ao longo das inúmeras paralizações e greves que cobravam melhores condições de trabalho aos servidores da Saúde. “Governo que não respeita o trabalhador, não pode existir”, destacou Marli Rodrigues.
Na oportunidade, Marli também falou a respeito da aprovação da Lei 6.903/21 que criou a carreira Gestão e Assistência Pública à Saúde do DF. “Nós somos analistas, técnicos e assistentes, por um preço muito alto, pois muitas pessoas não conseguem aceitar a vitória da classe trabalhadora, mas eu digo uma coisa pra vocês, aceitando ou não, é lei, o concurso foi autorizado e logo sairá o edital, isso é a coroação da grande luta do SindSaúde, desde o seu início”, disse a presidente.
“O SindSaúde transbordou em vitórias, lutou contra governos e contra interesses, não vai ser diferente daqui para frente, mas pra fazer essa luta nós precisamos crescer e entender que o movimento sindical se modificou. O mundo modernizou e nós também precisamos modernizar”, finalizou Marli.
Fonte: SindSaúde-DF | Fotos: Ascom/SindSaúde-DF