Guerra estreia programas eleitorais no DF. Fraga terá o maior tempo
O empresário do partido Novo é o primeiro na ordem de exibição das propagandas de campanha, que vão ao ar a partir de 31 de agosto
Com 1 minuto e 50 segundos para cada programa eleitoral, o deputado federal Alberto Fraga (DEM) é o candidato ao Governo do Distrito Federal (GDF) com maior tempo de rádio e TV nas eleições de 2018. O período de exposição das chapas foi definido, nesta quinta-feira (23/8), pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF).
Os critérios para os cálculos de duração das propagandas levam em conta a representatividade dos partidos de cada coligação no Congresso Nacional. A ordem de apresentação dos programas também foi estabelecida. Alexandre Guerra (Novo) será o primeiro a mostrar a cara para os brasilienses, no dia 31 de agosto. No entanto, ele terá apenas 4 segundos para isso.
Fraga saiu em vantagem por ter montado uma chapa com legendas que, somadas, possuem o maior número de deputados federais eleitos em 2014. A coligação Coragem e Respeito pelo Povo é composta por DEM, PR, DC e PSDB.
O ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Distrito Federal (OAB-DF) Ibaneis Rocha (MDB) é o segundo na lista, com 1 minuto e 44 segundos. O emedebista integra a coligação Pra Fazer a Diferença, com PP, PSL, PPL e Avante.
Chapas
Logo atrás está o deputado Rogério Rosso (PSD), com 1 minuto e 38 segundos. O parlamentar encabeça a Unidos pelo DF, que conta também com PRB, Podemos, Solidariedade, PSC e PPS. O governador e candidato à reeleição ao Palácio do Buriti, Rodrigo Rollemberg (PSB), tem 1 minuto e 14 segundos. O Brasília de Mãos Limpas, do socialista, tem o apoio de Rede, PDT, PV e PCdoB.
Apesar de não ter se coligado com ninguém, o Partido dos Trabalhadores dispõe de 1 minuto e 10 segundos. O economista Júlio Miragaya será o quinto candidato com mais tempo.
A ex-deputada distrital Eliana Pedrosa (Pros) tem 49 segundos. Ela integra a Juntos de Você, com PTB, PHS, Patriota, PMN, PTC e PMB.
Os professores Fátima Sousa (PSol) e Antônio Guillen (PSTU), o general Paulo Chagas (PRP) e o bancário Renan Rosa (PCO) terão menos de 10 segundos, cada.
Ordem
A sequência de apresentação da propaganda dos buritizáveis foi definida por sorteio “realizado por um sistema nacional seguro”, de acordo com o secretário de tecnologia do TRE-DF, Ricardo Negrão.
Depois do candidato do Novo, o eleitor do DF poderá assistir a Fátima Souza. A programação segue com Guillen, Miragaya, Rosso, Rollemberg, Ibaneis, Paulo Chagas, Renan Rosa e Eliana. Embora Fraga tenha o maior tempo, ele será o último a aparecer na TV e no rádio.
Além da divisão para os candidatos ao GDF, foram definidos os tempos disponíveis para os postulantes a senador e a deputado federal. No entanto, o TRE-DF esbarrou em um problema no sistema e não conseguiu fazer os cálculos para os aspirantes a deputados distritais. O órgão concluirá o sorteio em uma nova reunião, nesta sexta-feira (24/8).
Tempo total de TV para os candidatos a governador do DF
Alexandre Guerra (Novo) – 4 segundos
Fátima Sousa (PSol) – 9 segundos
Guillen (PSTU) – 4 segundos
Júlio Miragaya (PT) – 1 minuto e 10 segundos
Rogério Rosso (PSD) – 1 minuto e 38 segundos
Rodrigo Rollemberg (PSB) – 1 minuto e 14 segundos
Ibaneis Rocha (MDB) – 1 minuto e 44 segundos
Paulo Chagas (PRP) – 8 segundos
Renan Rosa (PCO) – 4 segundos
Eliana Pedrosa (Pros) – 49 segundos
Alberto Fraga (DEM) – 1 minuto e 50 segundos
Senado
A divisão para os candidatos ao Senado seguiu as mesmas regras da disputa pelo Buriti. O deputado federal Izalci (PSDB) e a Professora Amábile (PR), da chapa de Fraga, terão 1 minuto e 25 segundos. Logo atrás vêm o empresário Hélio Queiroz (PP) e o advogado João Pedro Ferraz (PPL), que poderão fazer campanha por 1 minuto e 21 segundos.
O menor tempo será de Paulo Roque (Novo), Robson (PSTU) e Danilo Matoso (PCO), todos com 3 segundos, cada. O deputado distrital Chico Leite (Rede) e Leila do Vôlei (PSB), ambos da coligação de Rollemberg, terão 57 segundos.
Tempo total de TV para os candidatos a senador do DF
Paulo Roque (Novo) – 3 segundos
Chico Sant’Anna (PSol) e Marivaldo Pereira (PSol) – 7 segundos
Robson (PSTU) – 3 segundos
Wasny (PT) e Marcelo (PT) – 54 segundos
Cristovam Buarque (PPS) e Fernando Marques (Solidariedade) – 1 minuto e 16 segundos
Chico Leite (Rede) e Leila do Vôlei (PSB) – 57 segundos
Hélio Queiroz (PP) e João Pedro Ferraz (PPL) – 1 minuto e 21 segundos
Brigadeiro Átila Maia (PRTB) e Fadi Faraj (PRP) – 6 segundos
Danilo Matoso (PCO) – 3 segundos
Juiz Everardo Ribeiro (PMN) e Walisson Nascimento (PTB) – 38 segundos
Izalci (PSDB) e Professora Amábile (PR) – 1 minuto e 25 segundos
Dias da semana
No primeiro turno, de segunda a sábado, os políticos aparecerão por dois blocos de 25 minutos em cada meio de comunicação, e em mais 70 minutos de inserções de 30 segundos a 60 segundos. Nos domingos, só valem os filmes e áudios esporádicos. As regras estão na Resolução TSE nº 23.551/2017. Em caso de segundo turno, os blocos diários terão 10 minutos cada e as inserções serão reduzidas a 25 minutos.
Os candidatos a governador e deputados estaduais terão, somados, 9 minutos na TV e no rádio. Já os postulantes ao Senado dispõem de 7 minutos. Eles veicularão propaganda às segundas, quartas e sextas-feiras. Os que concorrem aos cargos de presidente da República e de deputado federal, por outro lado, estarão no ar às terças, quintas e aos sábados, por um tempo total de 12 minutos e 30 segundos, sem contar com as inserções veiculadas nos intervalos comerciais.
Fonte: Metrópoles
Foto: Filipe Cardoso/Especial para o Metrópoles