Hack Ideias Elas e aula magna para servidores fazem parte da programação do 4º dia da 1ª Semana de Prevenção ao Femínicídio, na CLDF

Ao longo desta quinta-feira (22) a 1ª Semana de Prevenção ao Femínicídio – evento organizado pela Procuradoria da Mulher (PEM)  da  Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), contará com uma programação de peso. 

Pela manhã, nove equipes do projeto Hack Ideias Elas terão a oportunidade de apresentar seus projetos em uma solenidade, que ocorrerá das 9h às 12h na Casa. E a partir das 15h acontecerá uma comissão geral, que será transformada em aula magna, com o tema:  “Das ações de Promoção dos Direitos das Mulheres: Combate à Violência, Fomento à Equidade e Fortalecimento de Lideranças Femininas”.

Empreendedorismo feminino – O Hack Ideias Elas é uma iniciativa voltada para o incentivo ao empreendedorismo feminino, com foco na inovação e na prevenção à violência contra a mulher. Desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF) em parceria com o Instituto Multiplicidades, o projeto oferece suporte e capacitação para mulheres que desejam transformar ideias em negócios sustentáveis e impactantes.

Palestras com foco no combate à violência contra a mulher – No período da tarde, a partir das 15h,  o plenário da Casa será palco de uma aula magna, “Das ações de Promoção dos Direitos das Mulheres: Combate à Violência, Fomento à Equidade e Fortalecimento de Lideranças Femininas”.

Essa será a primeira ação da CLDF que abrirá um ciclo formativo em resposta à Resolução nº 349/2024, de autoria da deputada  Dayse Amarilio (PSB). A Resolução determina que servidores da Casa deverão participar, de forma obrigatória, de cursos sobre a temática da violência contra a mulher.

Segundo Dayse,  é preciso sensibilizar e conscientizar os servidores sobre a temática. “A Resolução 349/24 é um passo importante para que possamos fortalecer o ambiente de trabalho da CLDF e garantir que todos os servidores estejam alinhados com as metas e valores da nossa instituição. A adesão de cada um dos trabalhadores é essencial para que possamos continuar avançando e oferecendo o melhor serviço à nossa comunidade”, diz Dayse Amarilio. “Esses cursos terão como foco temas essenciais, como a violência contra a mulher, algo que requer nossa atenção contínua e ação efetiva”, completa a parlamentar.

Palestras – A aula será dividida em dois momentos. O primeiro contará com a palestra  “Violência Contra a Mulher no Meio Digital”, ministrada pelo professor Fabricio da Mota Alves, que é advogado, sócio coordenador de Direito Digital no Serur Advogados, Conselheiro Titular no Conselho Nacional de Proteção de Dados Pessoais e da Privacidade, Data Protection Officer certificado pela Universidade de Maastricht, Lead Implementer em Sistema de Gestão da Privacidade da Informação em conformidade com a NBR ISO/IEC 27701 certificado pela ABNT.

Professor Fabricio da Mota Alves – Foto: Arquivo pessoal

Já o segundo momento contará com a palestra “Enfrentamento e Prevenção de Violências Contra a Mulher, Promoção da Equidade e Fortalecimento de lideranças femininas” , ministrada pela professora Ana Maria Veras Vilanova, que  é Consultora Técnica-Legislativa, no Setor de Assistência Social e Qualidade de Vida no Trabalho, há 29 anos. Membro do Núcleo de Estudos e Ações sobre Violência no Trabalho – NEAVT/CLDF, como mediadora de conflitos interpessoais. Especialista em comunicação humana e Gestão com Pessoas. Instrutora de Cursos e palestrante. 

Professora Ana Maria Veras Vilanova – Foto: Arquivo pessoal

Fonte: Assessoria de Comunicação da deputada Dayse Amarilio

Por Isis Dantas

Fotos: Divulgação/Ascom

Deixe seu comentário