Helibras realiza demonstração do H145M à Aviação do Exército Brasileiro

Mock-up da aeronave multimissão encontra-se em tour mundial

A Helibras, única fabricante de helicópteros à turbina da América Latina, apresentou o seu projeto H145M ao Comando de Aviação do Exército Brasileiro, nesta quarta-feira, no batalhão da AvEx, em Taubaté (SP). A empresa apresentou um mock-up do helicóptero multimissão que pode ser adaptado com o sistema de armamentos de última geração HForce, desenvolvido pela Airbus, em evento que contou com a presença do alto comando da AvEx. Além disso, ofereceu uma experiência de voo na versão civil da aeronave, que conta com avançado sistema aviônico exclusivo, Helionix.

O helicóptero bimotor H145M é o mais avançado helicóptero multimissão leve do mundo, com vários pedidos de países como Alemanha, Hungria, Sérvia, Luxemburgo e Tailândia. O H145M é um helicóptero experimentado e testado atualmente em operação com a Força Aérea Alemã, cliente de lançamento do H145M, e opera 15 unidades. Com um peso máximo à descolagem de 3,7, o modelo pode ser armado e utilizado em uma ampla variedade de operações, incluindo transporte de tropa, utilidade, vigilância, reconhecimento, busca e salvamento (SAR), ataque e observação e evacuação médica (EVAM).

Os helicópteros foram desenvolvidos para uso diurno e noturno e capazes de operar em condições adversas. Com dois motores Safran Arriel 2E, o H145M é equipado com controle de motor digital de autoridade total (FADEC). Além disso, o helicóptero é equipado com o conjunto de aviônicos digitais Helionix que, juntamente com o inovador gerenciamento de dados de voo, inclui um piloto automático de 4 eixos de alto desempenho, que reduz consideravelmente a carga de trabalho do piloto durante as missões. Sua acústica particularmente baixa faz do H145M o helicóptero mais silencioso de sua categoria.

Comandante da CAvEx, com uma maquete do H145M – Foto: Divulgação

“Estamos muito satisfeitos com a longa parceria e relacionamento com a Helibras. Em relação ao H145M, acredito ser um aeronave de grande capacidade e que pode ser adaptada para atender demandas em relação às missões que o Exército Brasileiro cumpre. Quando conjugada ao sistema HForce, a aeronave mostra o quanto pode ser flexível. O HForce é um projeto que tem um grande futuro por poder ser adaptado a qualquer tipo de aeronave”, afirma o General de Brigada, Carlos Waldyr Aguiar, Comandante da Aviação do Exército Brasileiro.

De acordo com Richard Marelli, presidente da Helibras e Head of Country da Airbus no Brasil, “a qualidade e alta tecnologia do produto aliadas a presença local da empresa no país, com sua planta em Itajubá (MG), é estratégica para a garantia de elevados índices de disponibilidade da aeronave, que, por si só, já apresenta um patamar de 95% de disponibilidade em suas operações ao redor do mundo”. Segundo o executivo, o sucesso do H145M tem despertado o interesse de vários países e a participação da Helibras na LAAD 2019, realizada este mês no Rio de Janeiro, possibilitou a apresentação para as Forças Armadas.

O HForce é um sistema qualificado de última geração que pode ser facilmente instalado em helicópteros da marca Helibras/Airbus Helicopters para operações militares inteligentes e ambiciosas, onde a flexibilidade dos equipamentos de missão é um critério vital. A opção oferece três opções de configuração: reconhecimento armado, ataque leve balístico e ataque leve balístico e guiado. O sistema HForce ainda inclui sensores, computador de missão, monitores e armas.


Sobre a Helibras
A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros, subsidiária da Airbus, líder mundial nos segmentos aeroespacial e de serviços relacionadas à defesa. Em seus 40 anos de atividades, a Helibras já entregou cerca de 800 helicópteros no país. É líder do mercado brasileiro com participação de 50% na frota de helicópteros a turbina e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Atibaia e Brasília. Sua fábrica, que emprega cerca de 500 profissionais, produz as aeronaves H125 – Esquilo e H225/H225M, além de executar modernizações de aeronaves. A empresa também customiza diversos modelos que atendem os segmentos civil e militar. Em 2018, a Helibras registrou faturamento total de R$ 567 milhões.

Sobre a Airbus
A Airbus é líder global em aeronáutica, espaço e serviços relacionados. Em 2018, gerou receitas de €64 bilhões e empregou cerca de 134 mil profissionais. A empresa oferece a gama mais abrangente de aviões de passageiros e é líder europeia no fornecimento de aviões-tanque, de combate, transporte e missões, bem como uma das principais empresas espaciais do mundo. No segmento de helicópteros, a empresa fornece as soluções civis e militares mais eficientes do mundo.

Fonte: JeffreyGroup Brasil – Foto: Divulgação

Deixe seu comentário