Ibope: Haddad sobe 11 pontos e se consolida atrás de Bolsonaro
O candidato do PT soma 19%, enquanto o militar do PSL registra 28% das intenções de voto
O candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad, subiu 11 pontos percentuais na corrida ao Palácio do Planalto. É o que aponta o Instituto Ibope, em pesquisa divulgada nesta terça-feira (18/9). O petista está em segundo lugar na disputa, atrás apenas de Jair Bolsonaro (PSL). O deputado e militar da reserva soma 28% das intenções de voto e Haddad tem 19%.
Ciro Gomes (PDT), 11%, Geraldo Alckmin (PSDB), 7%, e Marina Silva (Rede), 6%, estão tecnicamente empatados na terceira posição. Confira:
- Jair Bolsonaro (PSL): 28%
- Fernando Haddad (PT): 19%
- Ciro Gomes (PDT): 11%
- Geraldo Alckmin (PSDB): 7%
- Marina Silva (Rede): 6%
- Alvaro Dias (Podemos): 2%
- João Amoêdo (Novo): 2%
- Henrique Meirelles (MDB): 2%
- Cabo Daciolo (Patriota): 1%
- Brancos e nulos: 14%
- Não souberam ou não responderam: 7%
Os candidatos Vera Lúcia (PSTU), João Goulart Filho (PPL), Guilherme Boulos (PSol) e José Maria Eymael (DC) não pontuaram.
Rejeição
O presidenciável Bolsonaro lidera o ranking de rejeição: 42% dos entrevistados pelo Ibope disseram que não votariam de jeito algum no candidato do PSL. Na sequência, vem Fernando Haddad (29%), Marina (26%), Alckmin (20%), Ciro (19%), Meirelles (12%), Cabo Daciolo (11%), Eymael (11%), Boulos (10%), Alvaro Dias (10%), Vera Lúcia (9%), Amoêdo (9%) e João Goulart Filho (8%).
Ao todo, 2% dos entrevistados poderiam votar em qualquer um dos candidatos e 9% não responderam.
2º turno
O Ibope também simulou os cenários para o segundo turno da disputa presidencial. Num embate entre Ciro Gomes e Jair Bolsonaro, o pedetista teria 40% e o peesselista, 39%. Bolsonaro receberia 41% dos votos se enfrentasse Marina Silva, que registra 36%. Contra Alckmin, haveria empate: Bolsonaro e o tucano teriam 38%. Empate também se o confronto fosse entre Haddad e Bolsonaro, com ambos recebendo 40% dos votos.
O Ibope ouviu 2.506 eleitores em 177 municípios entre os dias 16 e 18 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança do levantamento é de 95%. A pesquisa, encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S.Paulo, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-09678/2018.
Fonte: Metrópoles
Por Renen Melo Xavier
Foto: Reprodução