Imagem impressionante da seca no leste da Austrália
O solo seco sob um sol escaldante está corroendo as fazendas da região
Observada do solo, a seca que atinge o leste da Austrália, onde há muitos fazendas, parece um imenso campo marrom sem muitas características. Mas na visão aérea tudo se transforma em uma arte de cor e textura enquanto a “terra agoniza” sob um sol escaldante.
Para o fazendeiro Ash Whitney, não existe tal beleza, apenas sangue, suor e lágrimas enquanto ele se esforça para alimentar seu gado, cortando os galhos secos das árvores de Kurrajong – um último recurso durante as piores secas.
“Eu estive aqui toda a minha vida, e esta seca parece que vai durar algum tempo”, diz Whitney à agência Reuters, responsável pelas imagens que você pode ver na galeria acima.
A pior seca em memória viva está varrendo partes do leste da Austrália, deixando os agricultores em alerta contínuo. Muitos se perguntam sobre o futuro, como o criador de gado Tom Wollaston, nascido há 70 anos na mesma casa em que vive hoje
“Eu não consigo fazer nada além de apenas alimentar e manter as coisas funcionando, e isso (a seca) parece estar um passo à frente de mim o tempo todo. Nós vamos lutar, mas coloca uma pressão sobre todos “, diz Wollaston.
Um quarto da produção agrícola da Austrália em valor é cultivada no estado de New South Wales, e o governo do estado ofereceu mais de US $ 1 bilhão em financiamento emergencial para agricultores.
O Departamento Australiano de Meteorologia disse que partes da Austrália enfrentaram o segundo verão mais quente (dezembro-fevereiro) já registrado e acabaram de passar por um dos mais secos e mais quentes (março-maio) já registrado.
E o período de seca, que deixou mais de 95% da seca em NSW, segundo o Departamento de Indústrias Primárias, não tem prazo para terminar.
Fonte: Notícias Ao Minuto
Foto: Reuters