Imunização itinerante contra a covid-19 no Sol Nascente/Pôr do Sol

Carro da Vacina leva cerca de 500 doses disponíveis na rede a moradores do Trecho III, que elogiam o projeto

O próximo dia 19 marca um ano do início do processo de vacinação contra a covid-19 no DF. Neste intervalo, o Governo do Distrito Federal (GDF) já aplicou mais de 5 milhões de doses, mas ainda existe um déficit de cerca de 200 mil pessoas que ainda não iniciaram o ciclo vacinal. Para buscar esse público, algumas iniciativas estão sendo colocadas em prática, como o Carro da Vacina, que esteve no Sol Nascente neste sábado (8).

Avisada, população local não perdeu tempo e correu para se imunizar | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Das 9h às 17h, uma equipe de 13 pessoas da Secretaria de Saúde (SES) levou cerca de 500 doses dos imunizantes a três pontos do Trecho III do Sol Nascente: Chácara 84, Fazendinha e Condomínio Gênesis. Em todas as bases, foram oferecidas a primeira e a segunda doses e a de reforço. Para chamar a atenção dos moradores, a van que transportava o material de uma localidade a outra anunciava a vacinação por meio de um alto-falante.

A autônoma Maria da Penha, 32, ajudou a diminuir o déficit de pessoas não vacinadas no DF na ação itinerante promovida no Sol Nascente. Ela conta que, em função de uma gestação no ano passado, precisou adiar a sua primeira dose. Agora, quatro meses depois de sua bebê ter nascido, ela aproveitou a passagem do serviço itinerante do GDF, imunizou-se e elogiou a iniciativa: “Gostei muito, ajuda as pessoas que não têm como se locomover até os postos de saúde. Fica bem mais fácil”.

“A adesão está incrível, as lideranças comunitárias têm nos apoiado e ajudado a mapear e fazer a busca ativa por essas pessoas que precisam das vacinas”Sandra Araújo, diretora regional de Atenção Primária à Saúde da Região de Saúde Oeste

Atendimento eficiente

Outra pessoa que também tomou sua primeira dose contra a covid-19 foi a autônoma Bruna Nascimento dos Santos, 20. “Minha vizinha avisou que iria ter a vacinação, e vim logo”, contou. “O atendimento foi ótimo e rápido, trataram a gente superbem.  Agora estou esperando a segunda dose ansiosa. Vai ser bem perto do meu aniversário, e vou me sentir mais segura”.

A diretora regional de Atenção Primária à Saúde da Região de Saúde Oeste, Sandra Araújo, também comemora o sucesso da iniciativa. “São locais de difícil acesso”, pontua. “A intenção é estar dentro do território vacinando as pessoas que não tiveram condições de se deslocar para receber a vacinação. A adesão está incrível, as lideranças comunitárias têm nos apoiado e ajudado a mapear e fazer a busca ativa por essas pessoas que precisam das vacinas”.

A aposentada Anália Vieira Santos, 59, aproveitou a passagem do Carro da Vacina perto da sua casa e foi receber sua dose de reforço. “Eu ia começar a arrumar a casa quando ouvi que ia ter a vacinação na rua”, relatou. “Espero que mais pessoas possam se vacinar, porque achei a ideia muito boa”.

De acordo com a SES, a vacinação itinerante contra a covid-19 no Sol Nascente vai continuar nos próximos sábados, incluindo pontos específicos nos trechos I e II. Para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identificação com foto. O cartão de vacinação não é obrigatório, mas também pode ser levado.

Brasília In Foco News/Agência Brasília

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Deixe seu comentário