Iniciativas empreendedoras do DF são reconhecidas em premiação
Projetos de seis regiões administrativas foram vencedores do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, entregue na noite desta terça-feira (28)
Projetos que estimulam o empreendedorismo desenvolvidos por seis regiões administrativas do DF foram reconhecidos e agraciados pelo Sebrae na noite desta terça-feira (28). Uma concorrida cerimônia, na sede do órgão na Asa Sul, marcou a entrega do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE). Gestores das cidades de Brazlândia, Guará, Núcleo Bandeirante, Planaltina, São Sebastião e Varjão receberam uma placa de reconhecimento por iniciativas inovadoras em suas comunidades e concorreram entre os 124 finalistas.
O Guará, por exemplo, chegou às finais com o projeto Composta Guará, um curso de compostagem gratuito que foi oferecido à população na Horta Comunitária da RA, na QE 38. Agrônomos voluntários e técnicos da Emater deram aulas práticas e palestras sobre compostagem.
“Os resíduos orgânicos da Feira do Guará foram usados no curso e, inclusive, um morador aprendeu todo o processo no curso e hoje comercializa o adubo em nossa região”, explicou a administradora Luciane Quintana, que esteve na premiação. “Em tempos de pandemia e de tantas dificuldades, é muito importante capacitar pessoas para que elas possam buscar o ganha-pão”, disse.
Já Planaltina, cidade que abriga a pedra fundamental da capital e é conhecida nacionalmente pela Via Sacra, no Morro da Capelinha, foi finalista do prêmio com a proposta Florescendo o Turismo. “Nossa iniciativa foi incluir outros eventos em nossa rota turística. Fizemos a Festa da Uva em Planaltina, que foi um sucesso. Chamamos a atenção para o Vale do Amanhecer, que é um local de muita religiosidade e que atrai até turistas de fora”, revelou o administrador Célio Rodrigues. “O objetivo foi mostrar que o turismo no DF não está só no centro de Brasília, mas nas RAs também”, acrescentou.
Educação financeira na pauta
Oficinas de educação financeira para a comunidade em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e uma associação de idosos foram as iniciativas encampadas no Varjão. “Cerca de 80 pessoas, entre elas mulheres em situação de vulnerabilidade, participaram das aulas, dadas pelo então gerente de Desenvolvimento Econômico da administração”, explicou o gestor da RA, Daniel Crepaldi. “Até mesmo dicas de como abrir o próprio negócio e sobre empreender em sociedade foram trabalhadas no curso”, disse.
Mais de 500 prefeitos de todo o país, parlamentares e outras autoridades prestigiaram a premiação, que celebrou ainda os 50 anos completados pelo Sebrae, entidade que capacita e atende micro e pequenos empresários de todo o Brasil.
Sobre o prêmio
O PSPE é um programa de reconhecimento a prefeitos de todo o Brasil e, no caso do DF, aos administradores regionais que implantaram projetos de sucesso. Propostas que tenham resultados comprovados de estímulo ao surgimento de pequenos negócios.
Na capital, 14 administradores regionais apresentaram um total de 22 projetos em sete categorias diferentes. Sete dessas iniciativas foram consideradas vencedoras estaduais no prêmio. Cento e vinte e quatro, no total, venceram pelos estados. Doze foram as campeãs nacionais do prêmio.
Projetos vencedores no DF:
Categoria: Cidade Empreendedora
Projeto: Florescendo o Turismo
Região administrativa: Planaltina
Categoria: Compras Governamentais
Projeto: Pioneiro na história e no empreendedorismo
Região administrativa: Núcleo Bandeirante
Categoria: Desburocratização
Projeto: Guará Criativa Incubadora
Região administrativa: Guará
Categoria: Inovação e Sustentabilidade
Projeto: Composta Guará
Região administrativa: Guará
Categoria: Empreendedorismo na Escola
Projeto: Educação Financeira e o Empreendedorismo Solidário
Região administrativa: Varjão
Categoria: Marketing Territorial e Setores Econômicos
Projeto: Brazlândia na rota do turismo
Região administrativa: Brazlândia
Categoria: Sala do Empreendedor
Projeto: Pasta do Empreendedor
Região administrativa: São Sebastião
Brasília In Foco News/Agência Brasília
Foto: Renato Araújo/Agência Brasília