Izalci defende aprovação da MP que viabiliza Região Metropolitana do DF

Senador espera que até 23 de abril, data da votação do relatório na comissão especial, seja construído um consenso que envolva, principalmente, os representantes de Minas Gerais e Goiás, vizinhos do DF

Em seu pronunciamento na manhã desta quarta-feira (17), o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) defendeu a aprovação da Medida Provisória (MPV) 862/2018, que cria a Região Metropolitana do Distrito Federal. Ele relatou a dificuldade de negociação com a bancada de Goiás e Minas Gerais para um consenso em relação à matéria.

— Acho que tem que ser um processo ganha-ganha. As coisas têm que ser muito bem conversadas. Não dá para radicalizar e querer impor uma situação, até porque, entre os municípios, 90%, são de Goiás. Então, se o governo de Goiás não quer a aprovação da medida, não há por que exigir e tentar fazer isso na base do voto. Eu acho que tem que ser um consenso — defende.

Izalci acredita que até a próxima terça-feira (23), data prevista para votação da MP na comissão mista dedicada analisar a matéria, todos os impasses serão resolvidos. O senador acredita que, com a aprovação da MP, haverá avanços em áreas como educação, saúde e segurança pública para os moradores da região que faz fronteira com o DF.

A MP 862/2018 altera o Estatuto da Metrópole (Lei 13.089, de 2015) para permitir que o DF integre região metropolitana com municípios limítrofes ao seu território. Para isso, será necessária a aprovação de lei complementar pela assembleia legislativa dos estados envolvidos (Goiás e Minas Gerais) e pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). O prazo de vigência da MP, já prorrogado, expira em 14 de maio.

Fonte: Agência Senado – Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Deixe seu comentário