Janeiro Branco – O que fazer pela saúde mental agora e sempre?

A campanha “Janeiro Branco” nos convida a refletir sobre a saúde mental e emocional, o que promove a conscientização e a prevenção de doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico. O tema de 2025, “O que fazer pela saúde mental agora e sempre?”, nos mostra a importância de cuidar da mente como parte essencial do bem-estar de cada indivíduo e da sociedade.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com maior prevalência de transtornos de ansiedade e lidera os índices de depressão na América Latina. Essa realidade não poupa os profissionais da segurança, que enfrentam desafios únicos no exercício de suas funções.
Na Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), a saúde mental é uma preocupação crescente. Uma pesquisa realizada pelo Sinpol-DF em 2024 revelou que 74,4% dos policiais entrevistados relataram sintomas de ansiedade e depressão. Desses, apenas 42,7% buscaram apoio psicológico ou psiquiátrico.

Os dados reforçam a urgência de se discutir e implementar medidas que promovam a saúde emocional dentro da corporação.

Diante disso, o Sinpol-DF reforça o convite da Campanha Janeiro Branco para que os policiais civis do DF priorizem sua saúde mental e emocional. Derrubar tabus, abrir espaço para diálogos e valorizar o cuidado com as emoções são passos importantes para uma vida mais equilibrada. Um ambiente mais acolhedor e saudável começa de dentro para fora.

Projeto Escuta SUSP

Como parte das iniciativas para promover a saúde mental, o projeto Escuta SUSP, uma ação do Ministério da Justiça e Segurança Pública em parceria com universidades federais, oferece atendimento psicológico online exclusivo para profissionais de segurança pública, incluindo os policiais civis do DF.
O Escuta SUSP conta com terapeutas experientes e capacitados para lidar com os desafios psicológicos enfrentados por agentes de segurança. O sigilo é garantido, e o atendimento é realizado com a máxima discrição e profissionalismo. A partir deste ano, o serviço estará disponível em todo o país, ampliando o alcance para garantir que nenhum profissional fique sem suporte.

Para mais informações, acesse o site do Escuta Susp: https://bit.ly/4gElTjC

Confira essa publicação no Instagram do Sinpol-DF: https://bit.ly/40fCTqx

SINPOL-DF – União e luta!

Fonte: Ascom/SINPOL-DF

Imagem; Divulgação/Ascom/SINPOL-DF

Deixe seu comentário