Jiu-jitsu é tema de sessão solene requerida por Júlia Lucy na CLDF
A deputada distrital Júlia Lucy (União Brasil) organizou uma sessão solene para homenagear os grandes mestres de Brasília e do Distrito Federal que praticam, ensinam e estimulam a prática do Jiu-jitsu. O evento será realizado na próxima sexta-feira, dia 08 de abril de 2022, às 15h, no Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e será transmitido ao vivo pelo canal oficial da CLDF no Youtube (https://www.youtube.com/c/TVCâmaraDistrital).
“É um excelente esporte para ser incentivado desde cedo, entre as crianças e adolescentes por diversos motivos: é uma válvula de escape para os jovens que estão em desenvolvimento físico e tem muita energia para gastar; além disso, é uma excelente alternativa para melhorar a capacidade cognitiva e reduzir os níveis de ansiedade e estresse, especialmente no atual cenário de pandemia”, afirma Júlia Lucy.
Apesar desse esporte ser muitas vezes associado a brigas de jovens em festas e nas ruas, o Jiu-jitsu tem princípios básicos que privilegiam o equilíbrio mental e a consciência corporal ao invés da força. A tradução imediata do termo japonês Jiu-jitsu é “caminho suave”.
“No DF, as notícias diárias sobre aumento da violência nas escolas assustam pais, alunos e profissionais da educação. O esporte, qualquer que seja o tipo, sempre é uma solução viável e muito eficiente para esse tipo de problema”, disse a deputada. Sempre que tem oportunidade, Júlia Lucy reitera a importância da prática de esportes no cotidiano, seja em razão do desenvolvimento social e físico, seja em razão dos valores ensinados e da saúde mental que as atividades físicas proporcionam.
Sobre o Jiu-jitsu
Pouco se sabe ao certo sobre a origem desta arte marcial, porém o Jiu-jitsu foi desenvolvido por monges budistas, que buscavam um método de defesa pessoal. É uma luta que evita o uso da força e de armas. Os golpes corporais, como estrangulamentos e torções das articulações, são estudados com o objetivo de derrubar, imobilizar ou neutralizar o oponente.
Atualmente, o Jiu-jitsu é um esporte reconhecido e regulamentado, em nosso país, pela Confederação Brasileira de Jiu-jitsu. Em nível regional, há as federações estaduais. As principais competições nacionais são o campeonato brasileiro, o campeonato brasileiro de equipes e o campeonato brasileiro de estreantes. Outro papel da confederação brasileira é o de selecionar atletas para competirem em nível internacional, como o campeonato panamericano e o campeonato mundial.
Fonte: Ascom/Deputada Distrital Júlia Lucy
Foto: Ascom/Deputada Distrital Júlia Lucy