Joaquim Barbosa assinou filiação ao PSB na noite desta sexta
Os documentos oficiais para magistrado integrar a sigla foram assinados nesta noite, segundo a assessoria do partido
O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, se filiou na noite desta sexta-feira (6/4), em São Paulo, ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). Após assinar documento oficial para integrar a sigla, o magistrado foi saudado pelo presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira.
“Joaquim Barbosa é um homem público honrado, de trajetória admirável, que vem reforçar e qualificar os quadros do partido. É uma satisfação contar com o ex-ministro no PSB neste momento tão desafiador do nosso país”, declarou. “Ele deixou sua marca pessoal de firmeza e independência, e, ao colocar em discussão na Corte pautas progressistas contribuiu para um significativo avanço civilizatório da sociedade brasileira”, finalizou Siqueira.
Na Quinta-Feira Santa (29/3), Joaquim Barbosa e integrantes do PSB foram vistos em uma conhecida padaria da Asa Sul, em Brasília, possivelmente tratando sobre assuntos políticos. O anúncio oficial da filiação ocorre uma semana depois do encontro.
Trajetória
Ministro do STF de 2003 a 2014, Barbosa foi presidente da Corte entre 2012 e 2014 e desempenhou papel de destaque no julgamento da Ação Penal 470, o Mensalão. Doutor e mestre pela Universidade de Paris-II Panthéon-Assas, o ex-ministro é professor licenciado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Em sua longa carreira pública, antes de chegar ao Supremo, atuou quase 20 anos como procurador do Ministério Público Federal.
Fonte: Metrópoles
Foto: Nelson Jr./SCO/ STF (27/02/2014)