Jovens do DF estreiam nos palcos da cidade

Debute do Centro de Juventude comemora formação teatral de alunos em situação de vulnerabilidade social

Divulgação

Brasília recebe em maio a peça de teatro O Grande Miserável, nos dias 04 e 05, no Sesc de Ceilândia, com entrada gratuita. Produzida e estrelada por jovens dos Centros de Juventude de Ceilândia, Estrutural e Samambaia Norte, a apresentação marca a estreia de adolescentes em situação de vulnerabilidade social nos palcos da cidade. Para eles, o teatro é a oportunidade para mudar de vida.

Pela primeira vez em um grande espetáculo, Vitor Rezende (19) estuda no Centro de Juventude de Ceilândia e ressalta que o teatro vai muito além dos palcos. “É um processo de conexão profundo comigo, com o próximo e com todos os acontecimentos à minha volta. Minha visão sobre muitas coisas na sociedade mudou e acredito que o teatro é muito sobre isso, mutação. Fazer teatro me dá motivação, sentido e a certeza de que posso ser eu mesmo, não só abre portas pra mim como abre meu mundo”.

O evento é de classificação livre e conta a história do famoso Sr. Peachum, um empreendedor controverso, que fez da miséria sua “fortuna”. O conto é inspirado na obra “A Ópera dos 3 Vinténs”, do dramaturgo Bertold Brecht. A peça teatral tem mais de 60 estudantes de três Centros Juventude do Distrito Federal e jovens de inúmeras regiões administrativas, além do apoio de profissionais da área artística da capital federal, em especial, Aline Cacau, Antônio Lucas, Bruno Coeoli, Diogo Vaneli, Douglas Zanon, Higor Filipe, Marcelo Lucchesi, Nati Maia e Silvia Viana.

Segundo o diretor da peça, Dill Diaz, a apresentação é um marco na vida desses jovens. “Quando paramos para pensar e compreendemos o que estávamos fazendo, já tínhamos uma sala de ensaio com mais de 60 jovens que decidiram entregar seus finais de semana e assumir o desafio de realizar esse espetáculo. Descobríamos, a cada domingo, que o fazer nos alimentava, pois a grande mola propulsora de cada encontro era o transbordo da força mais genuína possível, a própria vida”, afirma Dill.

Mariana Silva Lesnau (18), aluna do CJ da Estrutural, estará pela primeira vez nos palcos. “O nosso professor e diretor Dill nos preparou ao longo desses meses com muitos exercícios. Apesar de toda a parte técnica e puxões de orelha, no final, a coisa mais importante que ouvimos é: divirtam-se. É uma experiência única que proporciona aprendizados nas mais diferentes formas imagináveis”. O sentimento é o mesmo de Erika Paz (19), que já atua no teatro há 10 anos e ensaia no Centro de Samambaia, “atuar é minha maior paixão, no teatro eu me encontro, é nos palcos que eu me sinto viva. Eu amo a sensação gostosa de friozinho na barriga e nervosismo minutos antes do espetáculo começar, e quando eu entro em cena esqueço todos os sentimentos, as dores, o cansaço, é mágico”, diz a jovem emocionada.

Os desafios para o espetáculo não estão apenas nos ensaios. Há toda uma preparação de roupas, cenários, maquiagens e acessórios que ajudam a dar vida aos personagens e ao enredo. Essa sempre foi uma preocupação para Regina Araujo, “Fazer teatro hoje é desafiador. Sempre fomos muito abertos com os meninos sobre nossa limitação de recursos e eles vieram com ideias maravilhosas para fazer a peça acontecer. Nos esforçamos ao máximo para mostrar a excelência da entrega desses jovens no teatro. Juntos, a gente vai mais longe”. Coordenadora e produtora do teatro dos Centros de Juventude, Regina buscou parcerias para concretizar o sonho dos jovens artistas.

Por meio de rifas, vaquinhas online e sorteios, os jovens conseguiram os recursos financeiros necessários para aquisição de figurino, cenário, maquiagem e outras demandas para a produção do espetáculo. Essas ações também foram possíveis pela doação e apoio dos apoiadores Goat Recording, Instituto RAS, Ranny Aguiar, Suzana Rodrigues Design e Patricia Oliveira – Confeitaria Artesanal.

Para fortalecer a participação cidadã, a entrada será gratuita e haverá arrecadação de 1kg de alimentos não-perecíveis para famílias em situação de extrema pobreza e vulnerabilidade social no DF.

Serviço

O Grande Miserável

Local: Teatro Newton Rossi – Sesc Ceilândia

Dia: 04 e 05 de maio

Horário: 20h

Classificação: Livre

Entrada: Gratuita

Ação Social: Arrecadação de 1kg de alimento não-perecível.

Fonte: Assessoria de Comunicação | Por Aline Lima

Fotos: Divulgação

Deixe seu comentário