LATAM celebra primeiro ano da rota cargueira Miami-São José dos Campos com mais de 1,6 mil toneladas transportadas

Cargas gerais e produtos eletrônicos foram os principais transportes realizados no período entre os EUA e o interior paulista

Rota cargueira tornou mais rápida e dinâmica a importação de insumos e equipamentos eletrônicos para toda a cadeia industrial do Vale do Paraíba, interior de São Paulo

LATAM Cargo segue investindo para o desenvolvimento do Brasil por meio do transporte aéreo de cargas

A afiliada de cargas do grupo LATAM acaba de completar o primeiro ano de sua rota cargueira Miami-São José dos Campos com mais de 1,6 mil toneladas transportadas, com destaque para o volume embarcado de cargas gerais e produtos eletrônicos. A rota operada duas vezes por semana facilita as importações na região do Vale do Paraíba, interior de São Paulo, uma vez que o aeroporto de Miami é um hub (centro de conexões) que conecta cargas aéreas provenientes de outras localidades nos Estados Unidos e na Europa.

Este é mais um investimento que reflete o compromisso da LATAM Cargo em aproximar negócios e desenvolver oportunidades para seus clientes no Brasil. “A rota cargueira internacional para São José dos Campos reforça a importância estratégica do transporte aéreo de cargas para o desenvolvimento do Brasil, uma vez que tornou mais rápida e dinâmica a importação de insumos e equipamentos eletrônicos para toda a cadeia industrial do Vale do Paraíba, sobretudo a do setor aeroespacial”, avalia Otávio Meneguette, diretor da LATAM Cargo Brasil.

A rota Miami-São José dos Campos é operada sempre às segundas e quintas-feiras por aeronaves cargueiras Boeing 767-300F com capacidade para transportar mais de 50 toneladas de diversos tipos de cargas em cada voo.

O aeroporto de São José dos Campos é estratégico porque está localizado no coração da região metropolitana do Vale do Paraíba, o segundo maior enclave industrial do Brasil, próximo aos principais centros industriais do estado de São Paulo.

O aeroporto possui a terceira pista mais longa do estado de São Paulo e um terminal de cargas modernizado. As indústrias aeroespacial, aeronáutica, automobilística, eletrônica e outras de alta tecnologia localizadas no Vale do Paraíba e nas regiões adjacentes são beneficiadas com a rota, com vantagens competitivas como a redução de custos de importação.

LATAM CARGO SEGUE INVESTINDO NO BRASIL

Em 2023, além da rota cargueira Miami-São José dos Campos, a LATAM Cargo também inaugurou as rotas Miami-Brasília e Amsterdam-Curitiba. Além disso, ampliou de dois para três voos semanais a operação da sua rota cargueira Miami-Florianópolis, inaugurada em 2020, em plena pandemia de Covid-19.

Já em abril de 2024, a afiliada de cargas do grupo LATAM duplicou sua capacidade na capital paraense com a inauguração da rota cargueira Guarulhos-Belém-Manaus. A empresa também ampliou de 6 para 9 voos semanais suas operações cargueiras para Manaus a partir dos aeroportos de Guarulhos e Viracopos, um aumento de 30% na capacidade em relação ao ano anterior. No mesmo mês, deu início a rota cargueira inédita entre Europa e Florianópolis, sendo a única companhia aérea a realizar esta rota que facilita o transporte de cargas internacionais entre Europa e Santa Catarina e abre portas para o comércio do mundo com o Brasil.

Já em maio deste ano, a LATAM Cargo inaugurou a operação doméstica do voo semanal cargueiro Guarulhos-Recife-Manaus, que aumentou a capacidade (medida em ATK¹) da companhia na capital pernambucana em 62,5% na comparação com abril. Todas essas operações são realizadas por aeronaves cargueiras do modelo Boeing 767-300F com capacidade para embarcar mais de 50 toneladas por voo.

LATAM CARGO: FLEXIBILIDADE, CONFIABILIDADE E COMPROMISSO

Além de contar com toda a frota e malha aérea da LATAM Brasil, a LATAM Cargo voa atualmente para 166 destinos em 33 países, sendo 18 deles exclusivos para cargas. Especificamente no Brasil, atende 49 destinos e conecta o País com outros 19 no exterior. Em todo o mundo, as afiliadas de carga do grupo LATAM contam com uma frota de 20 aeronaves cargueiras dos modelos Boeing 767-300F e Boeing 767-300BCF.

Em 2024, vale destacar, a operação brasileira da LATAM deve crescer de 7% a 9% em ASK (Assentos-Quilômetros Oferecidos), o que também reflete no aumento da capacidade para o transporte de cargas nos compartimentos inferiores das aeronaves de passageiros que voam no mercado doméstico.

¹ATK: sigla em inglês para Tonelada-Quilômetros Oferecidos.

Sobre o Grupo LATAM

A LATAM Airlines S.A. e suas subsidiárias são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, Estados Unidos e o Caribe.
​‍​   
O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A320, A320neo e A319.
​‍​   
LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as subsidiárias de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 19 aeronaves de carga. Essas subsidiárias de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.

Fonte: Imprensa LATAM

Crédito: Divulgação LATAM

Deixe seu comentário