Lei institui Dia da Paridade de Gênero no DF
O governador Ibaneis Rocha sancionou, na última terça (2), a Lei 485/2024 que institui e inclui o Dia da Paridade de Gênero no Calendário Oficial de Eventos do Distrito Federal, a ser celebrado anualmente em 3 de julho. A iniciativa, de autoria da deputada Jaqueline Silva (MDB), tem objetivo de incentivar ações voltadas para a igualdade de oportunidades e remuneração para mulheres no mercado de trabalho.
Segundo a parlamentar, a Lei contribuirá para reduzir desafios que a população feminina enfrenta em diferentes áreas de ocupação, principalmente a respeito da diferença salarial entre homens e mulheres que exercem as mesmas funções. Na avaliação de Jaqueline Silva, a comemoração da data também evidencia a necessidade de incentivo à participação feminina no desenvolvimento econômico no DF.
“Atualmente, a paridade de gênero avançou consideravelmente. Podemos notar um maior número de mulheres ocupando cargos em universidades, na política, em áreas do direito, medicina e também no empreendedorismo”, observa Jaqueline.
“Esse projeto de lei visa proporcionar um número igual de mulheres e homens em todas as áreas”, salienta.
Fonte: Agência CLDF
Por Amanda Gonçalves (estagiária)
Foto: Silvio Abdon/Agência CLDF