Medalhista olímpico Giovane Gávio participa de homenagem aos vencedores do Prêmio Professores do Brasil
Docentes conheceram as instalações do Parque Olímpico do Rio de Janeiro. Ganhadores na categoria “Esporte como estratégia de aprendizagem” receberam homenagem.
O campeão olímpico de vôlei Giovane Gávio comandou evento em homenagem aos cinco professores de Educação Física vencedores do 11º Prêmio Professores do Brasil 2018, na categoria “Esporte como estratégia de aprendizagem”. A celebração aconteceu no Parque Olímpico do Rio de Janeiro na tarde desta segunda-feira, 26, e incluiu uma visita de todos os professores ganhadores do prêmio ao espaço esportivo. O prêmio é uma iniciativa do Ministério da Educação juntamente com instituições parceiras e é voltado para professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.
Giovane falou sobre os professores extraordinários que cruzaram seu caminho e como eles incentivaram seu amor ao esporte e influenciaram sua carreira profissional. “Eu consegui realizar todos os meus sonhos por conta de uma iniciação esportiva bem feita”, contou o ex-jogador.
Os docentes Leonardo Coelho de Deus, do Piauí; Lucia Dagmar Hurtado Arruda, do Mato Grosso; Mariana Silva Barros, do Pará; André Luiz Cyrino Oliveira, do Ceará, e Weliton de Freitas Silva, do Tocantins, foram os vencedores da categoria “Esporte como estratégia de aprendizagem”.
O prêmio especial tem apoio do Instituto Península por meio do Impulsiona, iniciativa que capacita professores a disseminarem os valores e práticas do esporte nas escolas. “A prática esportiva é uma poderosa ferramenta que trabalha a cognição, aprendizagem, o raciocínio lógico e as competências sociais e emocionais de jovens e crianças. Por isso temos orgulho em apoiar e incentivar a atuação de professores de educação física que ajudam a melhorar a Educação no Brasil com seus projetos esportivos”, afirma Heloisa Morel, diretora do Instituto Península.
Os cinco docentes que tiveram destaque na área ganharam uma viagem ao Rio de Janeiro, um tour pela cidade, e suas escolas receberão R$5.000,00 para investir em aulas, infraestrutura e equipamentos para a prática esportiva.
Esse é o segundo ano em que o prêmio conta com a categoria exclusiva para Educação Física. Em 2017, foram cerca de 300 inscritos, número que passou de 600 em 2018. Os professores foram avaliados em quatro critérios: ampliação do cardápio esportivo; incentivo à inclusão e diversidade; fortalecimento da cultura esportiva e promoção do desenvolvimento integral, ativo e saudável dos alunos.
Sobre o Instituto Península
O Instituto Península é uma organização do terceiro setor que atua nas áreas de Educação e do Esporte. Trabalha para aprimorar a formação dos professores porque acredita que eles são a base para uma escola pública de qualidade. Visa à formação integral de professores para que eles estejam melhor desenvolvidos não só como profissionais, mas também como indivíduos e, assim, preparem seus alunos para os desafios do século XXI. Foi fundado em 2010 pela família Abilio Diniz e tem como presidente do Conselho Ana Maria Diniz. Para mais informações acessewww.institutopeninsula.org.br.
Sobre o Impulsiona
É a iniciativa de educação esportiva do Instituto Península, que utiliza o esporte como estratégia para o desenvolvimento integral dos alunos. Com foco em ampliar o repertório esportivo e disseminar os valores do esporte a crianças e jovens, o Impulsiona oferece cursos online e conteúdos digitais gratuitos para a especialização de professores de educação física, coordenadores pedagógicos e educadores. Lançado em julho de 2017, já alcançou mais de 10 mil escolas em todo o país. Para saber mais sobre o Impulsiona, acesse www.impulsiona.org.br.
Fonte: Loures Consultoria – Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação