Memorial dos Povos Indígenas traz programação para todas as idades no mês de abril a partir de terça (12)

Desde cursos até exposição de arte, os eventos culturais fazem parte da comemoração do aniversário de Brasília e do Dia do Indígena (19/04)

O Brasil tem uma diversidade muito grande de povos indígenas em seu território, desde Monte Caburaí até Arroio Chuí. Para celebrar essa pluralidade cultural, foi construído o Memorial dos Povos Indígenas na capital em 1987, que neste ano vai fazer parte das celebrações do 62 anos de Brasília, com diversos programas que colocam a cultura e tradição dos mais diversos povos em destaque.

Do dia 12 ao dia 26 de abril, de terça a domingo, o Memorial contará com a exposição “Artes para descobrir as culturas indígenas”, composta por 4 instalações de artistas indígenas: ‘Retratos Invisíveis’, ‘Ymboré é vida’, ‘Futurismo indígena’ e ‘Antropofagia reversa é positiva’. A exposição também tem um espaço virtual, no site aei.art.br/artes/, com vídeos e livros que ampliam a experiência proporcionada pelas obras físicas.

Já nos dias 21, 22, 23 e 24 de abril acontecerá a Feira Colaborativa, com a exposição e venda de artesanatos, jóias indígenas, itens de decoração e roupas, além de apresentações musicais, como Gilberto Cruz (21/4), Ian Wapichana (22/4), Kessia Daline (23/4) e Ybá. Sanenawa (24/4).

O Memorial também terá visitas guiadas de terça a domingo, palestras e oficinas sobre os povos indígenas brasileiros, como Arte, Tecnologia e o índio; Diversidade Cultural Indígena; Educação indígena; Comunidades indígenas brasileiras através do tempo: mudanças e permanências; Introdução à fotografia e Indígenas no mercado de trabalho.

Serviço

Memorial dos Povos Indígenas
Onde: Zona Cívico-Administrativa, em frente ao Memorial JK
Data: a partir de 12 de abril
Inscrições presenciais ou pelo telefone (61) 99250-5961
Para mais informações: (61) 99250-5961, @memorialdospovosindigenas e @associacao_luta_pela_vida

Horários de funcionamento

Exposição “Artes para descobrir as culturas indígenas” e visitas guiadas: De terça a domingo, das 9h às 17h
Feiras colaborativas: dias 21, 22, 23 e 24 de abril, das 9h às 18h

Fonte: Agência Mentha – Assessoria de Imprensa

Por Juliana Magalhães

Foto: Divulgação/MPI

Deixe seu comentário