Mercado de franquias no Centro-Oeste cresce 17,1% em 2024 e redes aceleram planos de expansão na região

O Centro-Oeste do Brasil teve um crescimento expressivo no setor de franquias, consolidando-se como um polo atrativo para investimentos nesse modelo de negócio. Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), a região obteve um faturamento de mais de R$ 24,8 bilhões em 2024, o que representa um aumento de 17,1% em relação ao mesmo período de 2023. Já em número de unidades de franquia, o crescimento foi de 1,7% chegando a mais de 18 mil operações.

Para o diretor da Regional da ABF no Centro-Oeste, Eduardo Santinoni, “os empreendedores têm olhado com mais atenção para o investimento na região e perceberam um grande potencial deste mercado. O crescimento expressivo de unidades e faturamento evidencia a força da região e sua importância para o desenvolvimento do setor no Brasil. Com uma infraestrutura cada vez mais aprimorada e um ambiente de negócios favorável, o Centro Oeste segue atraindo investidores e novos empreendedores, reforçando sua relevância no cenário nacional”.

Os segmentos Alimentação, Saúde Beleza e Bem-estar, Educação Limpeza e Conservação e Serviços e Outros Negócios foram os destaques e com maior representação no faturamento da região, o que demonstra a diversidade e a versatilidade do franchising do Planalto Central.

Em linha com estes movimentos, confira abaixo marcas de segmentos variados com planos de expansão representativos para os estados do Centro-Oeste:

5àsec

Maior rede de lavanderias do Brasil com 558 pontos de venda, o Grupo 5àsec conta com 58 operações na região Centro-Oeste do País, somando as duas marcas: 5àsec e LavPop. Com diferentes modelos de negócios, que vão do autosserviço até lojas no formato padrão, a empresa francesa tem interesse em expandir a atuação no Mato Grosso, em Primavera do Leste, e no Distrito Federal, em cidades como Sobradinho, Santa Maria e nos arredores de Brasília, por exemplo. Ao todo, o grupo espera implantar, em média, mais 15 unidades no ano de 2025, para continuar crescendo na região. Em 2024, a franquia inaugurou operações em locais, como Águas Claras, no Distrito Federal, Valparaíso de Goiás e Luziânia, em Goiás, além de outros pontos em Mato Grosso, como em Sorriso e Lucas do Rio Verde, e em Mato Grosso do Sul, nos municípios de Corumbá, Ponta Porã e Dourados. Para fazer parte do grupo, o investimento parte de R$ 165 mil.

Água Doce Sabores do Brasil 

Com DNA de cidades do interior do País, a Água Doce Sabores do Brasil traz para a mesa do consumidor a culinária brasileira. Ao todo são 80 restaurantes espalhados em sete estados do Brasil. Como parte da sua expansão, a rede visa as capitais dos estados do Centro-Oeste: Goiânia (GO), Campo Grande (MT) e Cuiabá (MS), além de Brasília (DF). Com modelos de negócios diversos, a empresa também almeja implantar operações em cidades com mais de 100 mil habitantes. Foram mapeados os municípios de Várzea Grande, Sorriso e Tangará da Serra, no Mato Grosso; Anápolis, Rio Verde e Itumbiara, em Goiás; e Dourados, no Mato Grosso do Sul. O investimento para ser um franqueado da rede parte de R$ 460 mil.

Calçados Bibi 

Pioneira e líder em desenvolver produtos a partir de pesquisas e estudos científicos, a Calçados Bibi foi fundada em 1949 e conta fábricas em Parobé (RS) e em Cruz das Almas (BA), produzindo mais de 2,6 milhões de pares/peças ao ano. Presente em mais de 60 países nos cinco continentes, no Brasil está em 3 mil pontos de venda multimarcas, além do e-commerce e de uma rede de franquias com mais de 130 lojas. A calçadista também está presente no exterior com mais de 20 operações em países da América Latina. No Centro-Oeste, a empresa conta com 11 operações e planeja expandir na região com a implantação de mais 13 unidades, com oportunidades para Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Para ser um franqueado da Bibi, é necessário investir a partir de R$ 400 mil.

Casa do Celular

Trazendo o sonho de seu fundador Darlan Almeida, a Casa do Celular é uma grande marca com 20 anos no mercado e mais de 280 lojas espalhadas por todas as regiões do País. Incluída num dos setores que mais crescem no país, o de Comunicação, Informática e Eletrônicos, a Casa do Celular possui três oportunidades de negócios: lojas de rua, shoppings e quiosques, com investimentos a partir de R$150 mil. Atualmente, a Casa do Celular é referência de mercado na comercialização de celulares, smartphones e tablets para as classes C e D devido a sua política de atendimento premium. O plano da empresa é chegar a 300 lojas até o final de 2025. A marca visa expandir para toda região Centro Oeste, com foco nas pequenas cidades.

Divino Fogão 

Reconhecido por seus produtos de excelente qualidade e com sabor genuinamente brasileiro, o Divino Fogão completou 40 anos em 2024. Com mais de 218 pontos de vendas, a rede conta com 25 unidades no Centro-Oeste. Visando ampliar a presença na região, que conta com alto poder aquisitivo, população e comércio em crescimento, a marca planeja a abertura de mais três operações até o fim de 2025, mais precisamente em Brasília (DF) e em Goiânia (GO). Para se tornar um franqueado da empresa, o investimento parte de R$ 1 milhão.

Ensina Mais Turma da Mônica 

Com programas que visam construção da base educacional dos alunos de forma lúdica e inovadora, a Ensina Mais Turma da Mônica é uma franquia de apoio escolar licenciada Turma da Mônica. Ao todo, a rede conta com 100 escolas, sendo cinco no Centro-Oeste. Para este ano, a empresa planeja a abertura de mais cinco unidades, sendo algumas praças já comercializadas para implantação como Brasília (DF) e Goiânia (GO). Além dessas cidades, a marca enxerga na região um grande potencial de oportunidades, visando os municípios de Cuiabá (MT) e Anápolis (GO). Para se tornar um franqueado da Ensina Mais Turma da Mônica, é necessário investir a partir de R$ 150 mil.

Milon

Pertencente ao Grupo Kyly, maior empresa de vestuário infantil do Brasil, a Milon conta atualmente com 119 lojas distribuídas no País e é referência em moda com design europeu e detalhes exclusivos, vestindo até o tamanho 14. Com 16 unidades no Centro-Oeste, a empresa visa implementar cinco novas lojas até o fim de 2025. Cidades como Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS), além de Brasília (DF), são os alvos da rede de franquias. Para ser um franqueado, é necessário investir a partir de R$ 300 mil.

Peça Rara Brechó

Uma das principais marcas do segmento de moda circular, que dá vida nova e ressignifica além de moda feminina, masculina e infantil, itens de decoração e casa, nasceu há 18 anos em Brasília, com o propósito de ter um novo estilo de vida, por meio do consumo consciente e comprometida com a sustentabilidade e a responsabilidade social. A expansão da rede na região Centro-Oeste só não é maior do que no Estado de São Paulo. Atualmente, o Peça Rara Brechó conta com 20 lojas em Brasília, 7 próprias e 1 recém-inaugurada no formato pocket. Em Goiás são 9 lojas, enquanto Mato Grosso e Mato Grosso têm 2 unidades cada. Tocantins tem 1 loja. Ao longo de 2024 até agora, foram inauguradas 7 lojas. Mesmo com 34 lojas na região, ainda há espaço para expansão da marca nos próximos anos. A franquia tem foco em cidades com mais de 150 mil habitantes para a versão normal da loja (+300m²) e partir de 80 mil para o formato pocket (100m²).

Prepara Cursos 

Há 20 anos no mercado, a Prepara Cursos oferece mais de 100 cursos profissionalizantes, além de graduações e pós-graduações nas modalidades EAD e semipresencial. Parte do Grupo MoveEdu, a rede de franquias conta com 290 escolas em diferentes regiões brasileiras. Para continuar o crescimento no Brasil, a marca visa os estados do Centro-Oeste para ampliar a oferta de capacitação e profissionalização de jovens que querem ingressar no mercado de trabalho e adultos. As capitais de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de Brasília, no Distrito Federal, estão no alvo da franquia. Os municípios do interior dos estados também são foco da empresa, como Várzea Grande e Rondonópolis, no Mato Grosso, e Dourados e Corumbá, no Mato Grosso do Sul, por terem alta concentração das classes C e D. Para ser um franqueado da rede, o investimento parte de R$ 150 mil.

Rockfeller

Fundada em 2004, em Santa Catarina, a Rockfeller nasceu com o compromisso de buscar a excelência no ensino de idiomas. Com um crescimento rápido e sustentável, a Rockfeller abriu sua primeira franquia em 2006 e, em 2008, implementou seu modelo de negócios como franqueadora, expandindo suas unidades por várias partes do Brasil. Atualmente, a marca conta com 100 unidades instaladas em todo o país e tem planos de abrir mais 50 escolas neste ano em cidades do interior. Atendendo a um público diversificado, desde crianças até adultos, a rede atua com modelo de negócios presencial e adapta-se às necessidades de seus alunos em que proporciona flexibilidade e conveniência. A escola recebeu diversas premiações e neste ano, os prêmios conquistados foram: o selo de excelência da ABF por 10 anos consecutivos e a classificação 5 estrelas da PEGN. O investimento da rede é a partir de R$104 mil.

Royal Face

Pioneira em harmonização facial, a Royal Face revolucionou o segmento de tratamentos estéticos com o diferencial de oferecer condições facilitadas de pagamento, democratizando o acesso a um atendimento de qualidade, eficiente e humanizado. Fundada em Curitiba, a rede faz parte do Grupo SMZTO e conta com mais de 280 unidades em todo o país, sendo 29 no Centro Oeste, tendo como sócios a atriz Flávia Alessandra e o comunicador Otaviano Costa. O planejamento da rede é abrir mais 26 unidades na região. A Royal Face é associada à Associação Brasileira de Franchising (ABF) e atua desde 2018 no sistema de franquias com dois modelos de negócios: Slim e Premium e com mais de 40 tipos de tratamentos faciais e corporais, com um rápido retorno do investimento inicial.

TRATABEM 

Criada em 2012 e integrante da Rede iGUi – maior produtora e comercializadora de piscinas pré-fabricadas do mundo -, a microfranquia TRATABEM oferece serviços de limpeza, assistência técnica, manutenção, venda de produtos químicos e de acessórios para todos os tipos de piscinas, ofurôs e saunas. Destacando-se no mercado por ser a única franqueadora do país com especialização nessas áreas, a é associada à Associação Brasileira de Franchising (ABF) e investe na qualidade de seus profissionais, que são treinados por meio de cursos e recebem grande suporte da Rede. Com o foco de 2025 no Centro-Oeste brasileiro, a marca já possui oito unidades da TRATABEM em pleno funcionamento na região e prevê a abertura de lojas nas cidades: Campo Grande, Dourados, Lucas do Rio Verde, Sinop, Anápolis, Brasília, Goiânia, entre outras. Para adquirir uma microfranquia TRATABEM, o investimento inicial total é a partir de R$ 75 mil (taxa de franquia + Kit inicial de químicos, acessórios e suporte), com royalties mensais fixos de R$ 1.100,00 e prazo estimado de retorno de 12 a 18 meses.

Fonte: DFREIRE Comunicação e Negócios

Por Fabíola França

Foto: Reprodução

Deixe seu comentário