Mercado de franquias no Distrito Federal cresce 11,8% e alcança R$ 6,2 bilhões em faturamento

O mercado de franquias no Distrito Federal segue demonstrando força e consistência, consolidando-se como um dos setores mais promissores da economia local. De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor registrou um faturamento superior a R$ 6,2 bilhões no ano passado, representando um crescimento de 11,8% em relação ao mesmo período de 2023.

O desempenho expressivo do setor no DF acompanha a tendência nacional. Em todo o Brasil, o mercado de franquias cresceu 13,5% em sua receita no último ano. Embora o número de unidades de franquia tenha se mantido estável, com uma leve retração de 0,8%, o Distrito Federal agora conta com 4.741 operações, um número que reforça a maturidade do mercado local e sua capacidade de inovação.

Entre os segmentos que mais impulsionaram o crescimento no Distrito Federal, destacam-se:

  • Saúde, Beleza e Bem-Estar: a crescente demanda por serviços estéticos e de bem-estar tem impulsionado o setor, com a expansão de clínicas acessíveis e soluções inovadoras para os consumidores.
  • Alimentação – Comércio e Distribuição: o fortalecimento da cadeia de abastecimento e distribuição de alimentos tem garantido maior capilaridade ao segmento, atendendo ao perfil dinâmico dos consumidores locais.
  • Hotelaria e Turismo: o aumento da demanda por viagens nacionais e internacionais, além do crescimento do turismo de negócios no DF, tem favorecido o setor, impulsionando novas oportunidades de investimento.

Segundo o diretor regional da ABF no Centro Oeste, Eduardo Santinoni, o crescimento do mercado de franquias no Distrito Federal está diretamente ligado à adaptação das redes às novas demandas do consumidor e ao ambiente econômico favorável da região.

“As franquias no DF têm investido fortemente em inovação, tecnologia e experiência do cliente, o que tem impulsionado esse crescimento sólido. Além disso, a digitalização dos negócios e a busca por conveniência são tendências que continuarão a moldar o setor nos próximos anos”, afirma Santinoni.

Sobre a ABF

A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual superior a R$ 270 bilhões em 2024, mais de 197 mil operações e cerca de 3.300 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por mais de 2,2% do PIB e emprega diretamente mais de 1,7 milhão de pessoas. Atualmente com mais de 1.700 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Centro-Oeste, Interior de São Paulo, Minas Gerais, Nordeste e Sul), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. Não sendo um órgão regulador, o propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo, íntegro e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor. 

Fonte: DFREIRE Comunicação e Negócios

Por Fabíola França

Foto: Reprodução

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